2 Reais de D. Antonio

Responder
Mensagem
Autor
LuisaSilva
Reinado D.João VI
Mensagens: 426
Registado: quinta jan 26, 2012 11:50 am

2 Reais de D. Antonio

#1 Mensagem por LuisaSilva » segunda out 24, 2016 9:07 pm

è a primeira moeda que tenho de D António, gostava que comentassem.

é a de modulo menor e peso 1.6gr

Imagem
Imagem
Imagem


EUROS veja este tópico
viewtopic.php?f=25&t=115949

Visite o meu site
www.worldmoneyplace.com

Cumprimentos
João Almeida

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: 2 Reais de D. Antonio

#2 Mensagem por numisiuris » terça out 25, 2016 1:06 am

Boa noite!
Imagem
Deixo imagem da numisma 60/90, que me parece ter sido restaurada. No anverso terá certamente o mesmo cunho, no reverso também parece ter, mas a dupla batida complica as contas. Em moedas raras há maior probabilidade de isso acontecer. A moeda tem muito bom aspecto! Vou partilhar a imagem da sua moeda no tópico do fnn. Não sei ainda como ficarão os conteúdos dos dois fóruns. Mas com este dono voltarei a ser frequentador deste!

LuisaSilva
Reinado D.João VI
Mensagens: 426
Registado: quinta jan 26, 2012 11:50 am

Re: 2 Reais de D. Antonio

#3 Mensagem por LuisaSilva » terça out 25, 2016 9:43 am

obrigado pelo comentario.

ontem á noite li e re-li o tópico do forum FNN, tópico onde você teve participação activa, inflizmente nao sei da pass desse forum, tentei fazer recuperação da pass, deu um erro fiz novo registo com o intuito de partilhar as imagens mas continuo á espera da activação da conta por arte do administrador.

agradeço que partilhe as imagens no FNN
....

Apos inumeras comparações com outras moedas cheguei á conclusão que a moeda tem boas hipóteses de ser boa, umas das coisas que notei é a posição da letra "T" que coincide com todas as consideradas genuínas, de qualquer maneira em moedas batidas sou um nabo, e espero comentários nomeadamente de 3 ou 4 pessoas que considero serem conhecedoras, mas claro que todos são bem vindos
EUROS veja este tópico
viewtopic.php?f=25&t=115949

Visite o meu site
www.worldmoneyplace.com

Cumprimentos
João Almeida

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: 2 Reais de D. Antonio

#4 Mensagem por numisiuris » terça out 25, 2016 2:05 pm

Replico aqui o que escrevi no fnn.

É isso mesmo amigo João Almeida. Essa posição do T em relação ao N é uma das coincidências mais óbvias!

Deixo uma imagem com outras coincidências assinaladas:
Imagem
1-Posição do ponto em relação à cruz que encima a coroa.
2-"A" que abre a legenda inicia no segundo pedúnculo da coroa.
3-"A" que fecha a legenda acaba no segundo pedúnculo da coroa.
4-Forma do "ET" e distância em relação à haste da coroa.
5-Posição do "N" em relação ao "T".
6-Posição do "O" em relação ao "N".
7-Posição do "I" em relação ao "N".
8-Distância do escudo à legenda.

É certo que a forma do escudo será diferente em todas as moedas. Mas não sei se isso se deverá a resvalos e a redtauros. As duas moedas da numisma não têm patine. A 60/90 não me deixa grandes dúvidas de ter sido restaurada. Aquele "R", aqueles "S's", a perfeição da moeda no geral... A numisma 72 também me parece esquisita. Texturas, ausência de patine. Mas é uma impressão...

Quanto aos reversos penso que a do amigo João Almeida e a numisma 60/90 compartilham o mesmo cunho, embora a dupla batida dificulte essa apreciação. Mas repare-se na forma da cruz do calvário, um pouco torta, bem como na distância em relação à cruz que abre a legenda e na posição de certas letras.

Já a numisma 72 parece ter cunho diferente.

Quanto à do Pedro não consigo tirar conclusões. Muito desgaste no reverso.

As coincidências relativas ao cunho podem dizer respeito a uma mesma matriz e a cunhos diferentes. Não tenho certezas. Só me parece que seria necessária uma "junção de constelações algo mística" para que tudo isto se processasse desta forma...

Ainda assim, parecem-me todas boas moedas. Umas talvez "mais originais" que outras...

Responder

Voltar para “D. António I”