Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sábado dez 15, 2018 6:02 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 208 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 15 16 17 18 19 ... 21 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Patinas & Patinas
MensagemEnviado: terça abr 25, 2017 6:35 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm
numisiuris Escreveu:
Mais duas patines que se fizeram no moedeiro:
Imagem
free image hosting
Imagem
free image hosting

Desculpe a minha ignorância... mas pode explicar? "Mais duas patines que se fizeram no moedeiro"

MensagemEnviado: terça abr 25, 2017 9:05 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Nas moedas do Fernanrei a primeira patine é (mal) feita com enxofre (aquele negro bem escuro com as manchas claras não engana). Se quiser fazer melhor, limpe-a totalmente em eno e, quando estiver à cor do metal, volte a esfregar em enxofre, tendo o cuidade de não esfregar nem demais nem de menos. Caso queira ainda melhor, siga o conselho do palves e, a seguir à limpeza total, dê-lhe uns banhos de sol durante uns meses, tendo o cuidado de virar. Convém ser ao ar livre mas sem apanhar chuva. As melhores alturas são o Outono e a primavera, quando os níveis de temperatura e humidade ao longo do dia são mais oscilantes. Tem, para mim, o problema de a moeda poder ganhar verdete. Mas as patine que daí saem são patines a sério. Já a segunda moeda do Fernanrei tem uma patine natural, muito bonita.

Quanto às minhas, e respondendo à questão do Psimões, as moedas podem-se pôr no alvéolo, isoladas, e assim se mantêm caso estejam estanques. Em cápsulas melhor ainda (em princípio ficam imaculadas). Ou então pode-se fazer ou comprar um móvel, com tabuleiros. Nesta última situação (que é como tenho acondicionadas as moedas da monarquia, desde D. Fernando até D. Manuel II), as moedas ganham patine de moedeiro. Ficam sujeitas ao ar e envoltas em madeira. Esse ambiente da madeira normalmente forma cores agradavéis. O resultado final é uma incógnita, visto que depende da humidade ambiente, do tipo de madeira e mesmo do tipo de liga da moeda ou do desgaste apresentado. Deixo-lhe mais alguns exemplos.

Esta está no moedeiro há cerca de 20 anos:
Imagem
picture upload

Quanto a estas, a primeira está no moedeiro há cerca de 3 anos e a segunda há cerca de 4 (as fotos têm à volta de 3 meses):
Imagem

É interessante ver a evolução da primeira.

Foi comprada em Dezembro de 2014 (só encontro a foto do catálogo da leiloeira, com pouca definição, mas a moeda estava branquinha, sem qualquer patine):
Imagem

Em Fevereiro de 2016 estava assim (já em progressão):
Imagem

É óbvio que há quem as prefira branquinhas e ache isto tudo uma grande estragação. Vai do gosto. :)

MensagemEnviado: terça abr 25, 2017 9:56 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Dou-lhe outro exemplo com uma patine da qual gosto muito pela iridescência (pena o desgaste). Comprei-a no ano 2000 numa feira em Guimarães. Vinha branquinha (tinha sido limpa). Passados 17 anos está assim:
Imagem
pic upload

MensagemEnviado: terça abr 25, 2017 10:15 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
numisiuris Escreveu:
Dou-lhe outro exemplo com uma patine da qual gosto muito pela iridescência (pena o desgaste). Comprei-a no ano 2000 numa feira em Guimarães. Vinha branquinha (tinha sido limpa). Passados 17 anos está assim:
Imagem
pic upload

Bem sei que é preciso muito paciência e tal como referiu, também alguma sorte, mas há resultados fantásticos como o senhor comprovou com os seus exemplares. Eu aprecio muito as moedas com os sinais do tempo e de todas as vezes que mexi, o resultado nem sempre me agradou. Quanto à minha primeira moeda, acho que vou conversar com a pessoa que a cedeu para tentar perceber o que lhe fez, já que a vendeu como tendo pátine natural. Cumprimentos.

MensagemEnviado: terça abr 25, 2017 10:54 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

numisiuris Escreveu:
...

Quanto às minhas, e respondendo à questão do Psimões, ...É óbvio que há quem as prefira branquinhas e ache isto tudo uma grande estragação. Vai do gosto. :)

Ok. Obg. :thumbupleft:

Aqui deixo mais uma...

ImagemImagem

MensagemEnviado: terça abr 25, 2017 10:57 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Mais Uma...

ImagemImagem

MensagemEnviado: terça abr 25, 2017 11:13 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Quanto às patines de enxofre, já vou fazer um post a seguir. :)

Quanto a estas duas do Pedro Simões, a primeira é uma patine iridescente, linda! A moeda tinha alguns salpicos de gordura, quando foi acondicionada, daí os pontos brancos. Ainda assim, esta muito bonita para mim. A segunda é uma patine negra típica de muitas pratas. Boas moedinhas!

MensagemEnviado: quarta abr 26, 2017 10:15 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Mais uma...

ImagemImagem

MensagemEnviado: quarta abr 26, 2017 10:20 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

ImagemImagem

MensagemEnviado: sexta abr 28, 2017 9:21 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
numisiuris Escreveu:
Quanto às patines de enxofre, já vou fazer um post a seguir. :)

Quanto a estas duas do Pedro Simões, a primeira é uma patine iridescente, linda! A moeda tinha alguns salpicos de gordura, quando foi acondicionada, daí os pontos brancos. Ainda assim, esta muito bonita para mim. A segunda é uma patine negra típica de muitas pratas. Boas moedinhas!

Caro ilustre, depois de me ter alertado para a possibilidade da minha moeda ter uma pátine feita com enxofre contactei a pessoa que a cedeu. Numa breve conversa a pessoa em causa garantiu que não usou enxofre algum para envelhecer a superfície da moeda e que já a tinha à muito tempo guardada. Não fiquei completamente convencido, até porque o senhor deu uma explicação convincente, e efectuei dois testes no laboratório do meu serviço à respectiva moeda. Num dos testes usei Fenolftaleina e no outro Alaranjado de Metila. Em ambos os testes deu negativo para a presença de enxofre ou o seu consequente, o ácido sulfúrico. Caro ilustre, que outro produto poderia o tal sujeito ter usado para recriar o mesmo efeito do enxofre tal como referiu?

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 208 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 15 16 17 18 19 ... 21 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal