Variantes do “Maluco”

Moedas cunhadas desde D.Pedro P.Regente até D.Manuel II

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
insvlano
Reinado D.João II
Registado: domingo jun 10, 2007 10:18 pm

Variantes do “Maluco”

#1 Mensagem por insvlano » segunda abr 24, 2017 7:37 pm

Nestor Fatia Vital, no seu opúsculo “O “MALUCO” e o seu 150.º aniversário, 1829-1979, identifica quatro variantes:

Imagem

Desde alguns anos venho comparando diferentes exemplares, mas só consigo reconhecer apenas três variantes, uma com diferenças substanciais, sendo a mais relevante a existência de apenas uma rosácea por debaixo da data, a mais rara. As outras duas, diferem apenas no C de PUBLICÆ, que aparece com ou sem cedilha. As minhas variantes:

Imagem

Imagem

Imagem

Agradeço a vossa opinião.

M. Rodrigues

euoutravez
Reinado D.Filipe I
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Variantes do “Maluco”

#2 Mensagem por euoutravez » segunda mai 01, 2017 6:47 pm

Boas

Desconhecia essa análise aos malucos e estive aqui de volta das fotos e também só consigo identificar as três variantes. Uma é bastante diferente e corresponde ao que o AG apelida de ensaio, as outras duas distinguem-se pelo Ç vs C.

Analisando ponto a ponto:

Anverso
1 - Ponto ou rosácea - O ensaio tem ponto as outras têm rosácea
2 - ALG.REGINA - o ensaio tem uma menor separação. As outras têm a mesma distância
3 - Florões - São diferentes entre o ensaio e as outras

Reverso
1 - Algarismos - Também são diferentes apenas entre o ensaio e as outras
2 - Ç vc C - Serve para distinguir as outras duas variantes
3 - Grinalda - Diferente entre o ensaio e as outras duas
4 - Uma vs três - ensaio 1, as outras 3

Posto isto, todas as diferenças que Nestor Vital aponta são, excluindo o ponto sob o C, entre o ensaio e as outras duas variantes. Assim sendo não consigo perceber o porquê das 4 variantes?????

euoutravez
Reinado D.Filipe I

#3 Mensagem por euoutravez » segunda mai 01, 2017 6:49 pm

Esqueci-me apenas de referir que apesar do AG considerar a moeda um ensaio, na minha opinião isso não faz grande sentido e a grande maioria dos exemplares aparecem com evidentes sinais de terem circulado.

insvlano
Reinado D.João II
Registado: domingo jun 10, 2007 10:18 pm

#4 Mensagem por insvlano » segunda mai 01, 2017 11:19 pm

euoutravez Escreveu:Esqueci-me apenas de referir que apesar do AG considerar a moeda um ensaio, na minha opinião isso não faz grande sentido e a grande maioria dos exemplares aparecem com evidentes sinais de terem circulado.
É também essa a minha opinião. :thumbupleft:

Outra particularidade no reverso das moedas ditas ensaios, são as menores dimensões dos algarismos da data. Nestor Fatia Vital diz-nos que esta moeda seria a fabricada em Birmingham e, mais informa, que o escudo do anverso destas moedas é de formato oval, enquanto que as fundidas na Terceira o escudo é redondo. Mais uma particularidade que ainda não consegui identificar, os escudos parecem todos ligeiramente ovais. :think:

Cumprimentos,
M. Rodrigues

euoutravez
Reinado D.Filipe I

#5 Mensagem por euoutravez » terça mai 02, 2017 2:15 pm

insvlano Escreveu:Outra particularidade no reverso das moedas ditas ensaios, são as menores dimensões dos algarismos da data. Nestor Fatia Vital diz-nos que esta moeda seria a fabricada em Birmingham e, mais informa, que o escudo do anverso destas moedas é de formato oval, enquanto que as fundidas na Terceira o escudo é redondo. Mais uma particularidade que ainda não consegui identificar, os escudos parecem todos ligeiramente ovais.
A do escudo já tinha lido e também nunca percebi a diferenca!

silvio2
Reinado D.Sancho I
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#6 Mensagem por silvio2 » quinta mai 09, 2019 9:56 am

Muito interessante ... :D
Obrigado, caro M. Rodrigues, pela partilha deste apontamento. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Responder

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Mecânica”