Reais de três libras e meia "da rosa"

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Reais de três libras e meia "da rosa"

#1 Mensagem por numisiuris » quarta ago 09, 2017 9:01 pm

A tipologia que se supunha ser "da rosa" acusou teores de prata de 12%. A lei referida é a de 3 dinheiros (25%). Não creio que sejam os que pensávamos e também não atingimos leis de três dinheiros em real nenhum de Lisboa...



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Reais de três libras e meia "da rosa"

#2 Mensagem por numisiuris » quarta ago 09, 2017 9:19 pm

Continuando a raciocinar em voz alta, nos reais de três e meia de Lisboa encontrámos exactamente as leis de 1 dinheiro (8%ag), 1,5 dinheiros (12%ag) e 2 dinheiros (16%ag). De três dinheiros, nada... :think: Será que os da rosa foram mesmo todos drenados e derretidos e desapareceram? O argumento de Gomes Marques, na toada de não fazer sentido a drenagem, dada a aparente liga marginal de muitos reais de três e meia, acaba por se desvanecer face à constatação de que não serão de três e meia, mas pretos. Simultaneamente, não será de crer que, a haver continuidade das emissões, após 1407, não se tenham batido moedas na lei de 8 grãos... Para mim começa a ficar cada vez mais claro. de 1398 a 1407, leis de 3, 2, 1,5 e 1 dinheiro. Depois substituição pelo meio real cruzado e interregno no lavramento. E em 1415 arrancariam novamente como pretos... Ideias? Objecções? :)

kikinha
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 76
Registado: sábado mai 30, 2009 9:56 pm

Re: Reais de três libras e meia "da rosa"

#3 Mensagem por kikinha » quarta ago 09, 2017 9:46 pm

Olá
"Será que os da rosa foram mesmo todos drenados e derretidos e desapareceram?"

É uma hipótese muito rebuscada e que não fará muito sentido. Hipótese alternativa: será que aqueles que conhecemos como reais da rosa tinham mesmo na lei de talha 25% de prata?

Cumprimentos

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Reais de três libras e meia "da rosa"

#4 Mensagem por numisiuris » quarta ago 09, 2017 11:30 pm

A metrologia para já nega-o, porque embora não tenhamos encontrado a lei de 3 dinheiros, encontrámos a de 2. Para já, arriscaria uma sistematização. Estou já inclinado para confirmar que aquilo que vinha a defender há muito tempo tem pernas para andar. Ou seja, os reais pretos são os que não têm, nem os sinais ocultos, nem as rosas. Quanto à lei de três dinheiros, não analisámos nenhuma... Mas é a única disposição diferente de sinais que falta analisar. Se isto está altamente encriptado, estamos tramados. A amostra foi curta. Mas nos que pensávamos serem "da rosa" até foi onde tivemos melhor amostra, e deu 12% de prata, com resultados muito consistentes. Deixo a minha proposta para as emissões de Lisboa. Naturalmente sujeita a discussão e a alterações:
Imagem
pix upload

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Reais de três libras e meia "da rosa"

#5 Mensagem por paulj » quinta ago 10, 2017 1:30 am

Senhor Numisiuris

Antes de mais parabéns pelo seu trabalho, aos poucos vamos conseguindo perceber melhor a numária de D. João I;apresento um real de 3,5 libras de Lisboa e seguindo o seu esquema será possível perceber a que lei pertence? obrigado
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Reais de três libras e meia "da rosa"

#6 Mensagem por RuiFB » quinta ago 10, 2017 12:02 pm

Bonita moedinha, este será da lei de 1,5dinheiros de acordo com os resultados obtidos pelo Iuri na amostragem por XRF.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Reais de três libras e meia "da rosa"

#7 Mensagem por numisiuris » quinta ago 10, 2017 1:46 pm

Sim, acho que esse será um daqueles que pertence à lei de 1,5 dinheiros. Os resultados não são "meus" Rui. São "nossos" e são para discutirmos e apresentarmos todos propostas. Eu só vou pondo aqui porque em privado tenho obtido muito pouco feedback... De qualquer modo, assiste-nos aos dois o ónus da comezáina de bróculos para dissipar radioactividade. :angel:

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Reais de três libras e meia "da rosa"

#8 Mensagem por numisiuris » quinta ago 10, 2017 1:47 pm

Os desenhos estão um bocado mal feitos (não tenho jeito para essas coisas), mas acho que dá para perceber a diferença entre os elementos.

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Reais de três libras e meia "da rosa"

#9 Mensagem por paulj » quinta ago 10, 2017 4:21 pm

Numisiuris e RuiFB

Obrigado pelas vossas respostas, não querendo ser "chato" apresento um novo real 3,5 libras de Lisboa e gostaria de ouvir as vossas opiniões; aparenta ser de lei mais baixa do que aquele que apresentei anteriormente, o L é solto e não parece ter sinais ocultos. Não me parece ser enquadrável em nenhuma série do esquema, será um real preto, embora com arcos duplos?
Aguardo as vossas opiniões, obrigado
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Reais de três libras e meia "da rosa"

#10 Mensagem por numisiuris » quinta ago 10, 2017 5:39 pm

penso que é um real preto, sim, dos primeiros. Mas essa é a minha proposta. Falta ouvir as demais. Analisámos 5 moedas com essas características, todas deram teores de prata que variavam entre 0,18% e 0,6%... Residuais os teores, parecidos aos de arcos simples.

Responder

Voltar para “D. João I”