Coloração de notas de 5 reais da primeira família.

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia brasileira
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
MarceloTM
Reinado D.Carlos
Mensagens: 105
Registado: domingo ago 06, 2017 12:02 am

Coloração de notas de 5 reais da primeira família.

#1 Mensagem por MarceloTM » sexta ago 11, 2017 1:31 am

Imagem

Tenho algumas notas de 5 reais da primeira família que apresentam uma coloração diferente, mais amarelada...
Coloquei na foto acima duas das "amareladas" junto de outras duas de coloração "normal" e mais clara.
Todas as cédulas estão armazenadas dentro do mesmo livro e separadas individualmente umas das outras.
Minha dúvida é em saber se esta alteração da côr destas cédulas teria acontecido em virtude de algum agente externo (como umidade ou algo do gênero) ou então se a coloração é resultante de variação de impressão das mesmas.
Agradeceria comentários que possam me ajudar a elucidar esta situação.



RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Coloração de notas de 5 reais da primeira família.

#2 Mensagem por RubenGMelo » quarta set 13, 2017 5:04 pm

Caro Marcelo,

Parece-me que as mais "amareladas" chegaram a circular um bocado, provavelmente a diferenciação da cor deve-se a uma mistura de alguma sujidade com muita humidade à mistura, observável pelas manchas na margem da nota!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
João Paulo Silva
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 895
Registado: terça jul 08, 2008 7:14 pm

Re: Coloração de notas de 5 reais da primeira família.

#3 Mensagem por João Paulo Silva » quarta set 13, 2017 8:19 pm

A mim me parece que seria alguma humidade a provocar a coloração diferente, pois não coloco a hipótese de circulação (acho que estão novas) além de que a numeração é seguida nos dois pares, e todas elas fazem parte da mesma série (BC-0001/5158).
João Paulo Silva

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Coloração de notas de 5 reais da primeira família.

#4 Mensagem por RubenGMelo » quarta set 13, 2017 8:39 pm

Coloquei a hipótese de circulação devido aos cantos vincados e arredondados, que as mais amareladas apresentam! Uma coisa é certa, as notas estiveram num ambiente húmido!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
MarceloTM
Reinado D.Carlos
Mensagens: 105
Registado: domingo ago 06, 2017 12:02 am

Re: Coloração de notas de 5 reais da primeira família.

#5 Mensagem por MarceloTM » quinta set 14, 2017 12:38 pm

Olá! Agradeço pelos comentários que tentam elucidar a dúvida sobre a coloração das notas.
Todas as notas da foto e mais algumas em sequência são novas e não circuladas, sendo que em virtude de não terem recebido em um primeiro momento os cuidados necessários de armazenamento, o resultado se mostra nos cantos de algumas destas notas. E sim, provavelmente tenham sido expostas à um ambiente com excessiva umidade.
Nas mesmas condições de armazenagem algumas se mostram bem mais amareladas e é justamente esta minha dúvida...coloração esta "de fábrica" ou se acentuada por agente externo!

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Coloração de notas de 5 reais da primeira família.

#6 Mensagem por RubenGMelo » quinta set 14, 2017 5:52 pm

MarceloTM Escreveu: Nas mesmas condições de armazenagem algumas se mostram bem mais amareladas e é justamente esta minha dúvida...coloração esta "de fábrica" ou se acentuada por agente externo!
Esta coloração tão exagerada deve-se a um agente externo.
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Responder

Voltar para “Notafilia Brasileira”