Miniatura do galvano da Casa da Moeda

Zona de discussão sobre as medalhas e condecorações
Responder
Mensagem
Autor
arcalhanas
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 375
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Miniatura do galvano da Casa da Moeda

#1 Mensagem por arcalhanas » terça set 12, 2017 9:40 pm

Tenho procurado saber mais pormenores sobre esta medalha, quer na net,quer em casas de numismáticas quer noutro forum, mas não tenho conseguido alem do que está escrito e de que é uma replica da escultura que existe na entrada da casa da moeda. Se algum forista a conhecer agradecia, gostava de saber de que material é feito, quantidades cunhadas enfim tudo o que lhe diz respeito.

Imagem



Avatar do Utilizador
insvlano
Reinado D.João III
Mensagens: 1074
Registado: domingo jun 10, 2007 10:18 pm
Localização: Açores

Re: Miniatura do galvano da Casa da Moeda

#2 Mensagem por insvlano » terça set 12, 2017 11:51 pm

Imagem

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 375
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Re: Miniatura do galvano da Casa da Moeda

#3 Mensagem por arcalhanas » quarta set 13, 2017 12:39 pm

Obrigado pela melhoria da imagem :beer: vou ter que ligar para a Casa da Moeda para tentar obter informações sobre a dita, pois parece-me que é quase desconhecida da maioria dos coleccionadores. O Sr presidente na época era o General Ramalho Eanes e como é óbvio não devem ter feito só uma ou duas, gostava de saber quantas e de que liga. :)

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 375
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Re: Miniatura do galvano da Casa da Moeda

#4 Mensagem por arcalhanas » quarta set 13, 2017 5:36 pm

Liguei esta tarde para a Casa da Moeda, e falei com o Sr Dr António Verdasca que muito atenciosamente me fez a explicação sobre esta placa de seu nome "Galvano da Casa da Moeda" que aqui partilho convosco. Foi de facto feita expressamente para efeito de oferta uma dúzia aquando da visita do Sr Presidente da Republica as instalações, e reproduz a escultura do pórtico de entrada da Casa da Moeda do escultor Francisco Franco. O molde foi feito em gesso pelo Sr M. Norte funcionário gravador da Casa da Moeda, que se reformou em 1985. A peça foi feita numa maquina que neste momento já não está em uso e pelo processo é eletrodeposição metálica assim como outros galvanos que se destinaram a venda como os "Arca de Noé", "Alegoria à Música", "Capela Sistina", "Protuberâncias Solares" e "O Moedeiro", e que vos digo em boa verdade que são peças maravilhosas. :thumbupleft:

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Miniatura do galvano da Casa da Moeda

#5 Mensagem por RubenGMelo » quarta set 13, 2017 10:28 pm

arcalhanas Escreveu:Liguei esta tarde para a Casa da Moeda, e falei com o Sr Dr António Verdasca que muito atenciosamente me fez a explicação sobre esta placa de seu nome "Galvano da Casa da Moeda" que aqui partilho convosco. Foi de facto feita expressamente para efeito de oferta uma dúzia aquando da visita do Sr Presidente da Republica as instalações, e reproduz a escultura do pórtico de entrada da Casa da Moeda do escultor Francisco Franco. O molde foi feito em gesso pelo Sr M. Norte funcionário gravador da Casa da Moeda, que se reformou em 1985. A peça foi feita numa maquina que neste momento já não está em uso e pelo processo é eletrodeposição metálica assim como outros galvanos que se destinaram a venda como os "Arca de Noé", "Alegoria à Música", "Capela Sistina", "Protuberâncias Solares" e "O Moedeiro", e que vos digo em boa verdade que são peças maravilhosas. :thumbupleft:

Agora fiquei abismado! Será que o BdP prestaria as mesmas explicações aos amantes da Notafilia!? De louvar as informações prestadas pelos funcionários da Casa da Moeda!

Obrigado pela explicação.
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 375
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Re: Miniatura do galvano da Casa da Moeda

#6 Mensagem por arcalhanas » quinta set 14, 2017 6:44 pm

Agora fiquei abismado! Será que o BdP prestaria as mesmas explicações aos amantes da Notafilia!? De louvar as informações prestadas pelos funcionários da Casa da Moeda!

Obrigado pela explicação.[/quote]

Pois :) não faço ideia meu caro RubenGMelo, e deixo claro que não conheço ninguém na INCM,todavia fui muito bem atendido desde o atendimento inicial pela funcionaria Sra D.ª Cristina até ao encaminhamento final do Dr. Verdasca. :thumbs:

Responder

Voltar para “Medalhas e Condecorações”