Divirtam-se!

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas
Mensagem
Autor
LMACHADO
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 394
Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm

Divirtam-se!

#1 Mensagem por LMACHADO » terça nov 07, 2017 9:38 pm




Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Divirtam-se!

#2 Mensagem por tm1950 » terça nov 07, 2017 9:51 pm

Lindas e baratas. E já com licitações!!!
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Divirtam-se!

#3 Mensagem por euoutravez » terça nov 07, 2017 9:59 pm

A questão é que não são todas falsas!! Este leilão é dos bons :) é para ver quem é que separa o trigo do joio :p

Pelo menos pelo estilo! Se forem cópias por fundição já não sei!!! Mas pelo Real branco do Afonso V parecem ser inventadas de raiz..

LMACHADO
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 394
Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm

Re: Divirtam-se!

#4 Mensagem por LMACHADO » terça nov 07, 2017 10:08 pm

Exatamente "euoutravez" :angel:

Esse Real Branco em especial está uma maravilha!!!

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Divirtam-se!

#5 Mensagem por numisiuris » quarta nov 08, 2017 12:29 am

Esta já está referenciada há muitos anos:
Imagem

A mim já me disseram que este vendedor até vendia ceitis vulgares, de 2 ou 3 euros, falsificados. Mas eu nunca os vi... E não consigo ver mais nenhuma que me pareça suspeita... :1zhelp:

LMACHADO
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 394
Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm

Re: Divirtam-se!

#6 Mensagem por LMACHADO » quarta nov 08, 2017 9:38 am

numisiuris Escreveu:A mim já me disseram que este vendedor até vendia ceitis vulgares, de 2 ou 3 euros, falsificados. Mas eu nunca os vi... E não consigo ver mais nenhuma que me pareça suspeita...
Assim de repente (para começar) eu iria para real cruzado (porto).
Para mim esta moeda apresenta:
- letras "novas" (repare-se na letra monetária, no "m", "V".........);
- legenda (????);
- coroa "nova" (mesmo as de aro reto... nunca vi "folhas" assim);
- flor de lis "nova";
- etc

Aqui está um exemplar excelente (penso que do "euoutravez"... e o exemplar de AG):
Imagem

Outra "coisa" que eu acho engraçada neste vendedor é a patina (tipo "pão") nos seus leilões, a grande maioria das vezes, tem essa característica, quer seja a moeda romana, medieval, portuguesa, espanhola............

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Divirtam-se!

#7 Mensagem por carrancho » quarta nov 08, 2017 10:39 am

Outra "coisa" que eu acho engraçada neste vendedor é a patina (tipo "pão") nos seus leilões, a grande maioria das vezes, tem essa característica, quer seja a moeda romana, medieval, portuguesa, espanhola............
Essa patina branca não é exclusiva deste vendedor, está +- generalizada pelos vendedores espanhois. É tipo uma cola muito forte e muito fina. Para a retirar é preciso 30/1ª linha, limpar até ao osso. Penso que a usam para realçar os relevos mas certamente também serve para tapara muita coisa.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Divirtam-se!

#8 Mensagem por carrancho » quarta nov 08, 2017 10:54 am

Então e o que dizem do ceitil de Sebastião e do dinheiro de A1?
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: Divirtam-se!

#9 Mensagem por carrancho » quarta nov 08, 2017 11:08 am

Recentemente comprei-lhe este, ainda está em viagem, parece-me tudo bem com esta moeda mas quando chegar já vou olhar para ela de outra forma.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Divirtam-se!

#10 Mensagem por numisiuris » quarta nov 08, 2017 12:50 pm

LMACHADO Escreveu:Assim de repente (para começar) eu iria para real cruzado (porto).
Para mim esta moeda apresenta:
- letras "novas" (repare-se na letra monetária, no "m", "V".........);
- legenda (????);
- coroa "nova" (mesmo as de aro reto... nunca vi "folhas" assim);
- flor de lis "nova";
- etc

Aqui está um exemplar excelente (penso que do "euoutravez"... e o exemplar de AG):
Olá Leandro! Eu proponho que, de cada vez que se disser que uma moeda é falsificada e houver divergência de opiniões, exista o ónus de apresentar uma base de dados desse tipo monetário por parte de quem faz a alegação. Senão fica o ónus da prova invertido e como isto não é um caso de responsabilidade contratual, não fará se calhar sentido... :angel:

Vamos lá ao meio real cruzado. Segue a base de dados possível. Para lá destes só tenho foto de outros dois, mas de coroa não arcada.

Imagem

Independentemente de fontes documentais, a análise do estilo da numária de D. João I, na casa da moeda do Porto, sugere imediatamente dois abridores. Tenho informação, de quem estuda a numária de D. Duarte, que nesse reinado até existiriam 3, ou pelo menos dois abridores principais e um ajudante.

Quanto às características que apontas, não vejo nada de anormal nas folhas da coroa. Não vejo nada de anormal nas flores de Lis. Não vejo nada de anormal na letra monetária. O "T" (que não é um "M") é de facto esquisito, mas aparece também.

Convirá ter em mente que as patines terrosas são de facto fabricadas, como aliás é hábito em Espanha. E talvez a terra gere uma percepção diferente dos relevos, porque pode escondê-los. Repare-se que a moeda até tem o preciosismo de ter a legenda deslocada, facto muito comum nestes exemplares.

Depois de observares com atenção todos estes meios reais cruzados do Porto, ainda pensas que é falsificado?

(Eu aconselho toda a gente a fazer bases de dados e a comparar moedas de forma sistematizada. Essa história de olhar para ela em mão, fazer-lhe umas festinhas, fechar os olhos em epifania trancendental, mandá-la ao chão e ouvir-lhe o barulho, metê-la atrás das costas, fazer um olhar muito compenetrado e espalhar magia, acaba por ser as mais das vezes só uma grande treta, para quem quiser acreditar nela. A noção acerca da autenticidade de uma moeda só pode ser tida com muitas horas de trabalho e de estudo. Sem a reunião de uma ampla base de dados fotográfica, não se chega a lado nenhum, porque depois confundem-se especificidades de umas cunhagens com as outras e trunca-se tudo.)

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”