Cêntimos Irlandeses

Tudo relacionado com a moeda da União Europeia
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
DanielF
Reinado D.Maria I
Mensagens: 461
Registado: sexta set 19, 2008 8:45 pm
Localização: Porto

Cêntimos Irlandeses

#1 Mensagem por DanielF » sábado nov 25, 2017 6:14 pm

Boa tarde,

Ou é de mim, ou estou a receber moedas de 1ct e de 2ct da Irlanda (qualquer ano) extremamente acima do esperado.
Será que, como eles já não as usam, nós ficámos com essas moedas?

Cumprimento


Daniel F. Rodrigues (Campanhã - Porto)

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Cêntimos Irlandeses

#2 Mensagem por silvio2 » sábado nov 25, 2017 6:44 pm

DanielF Escreveu:Boa tarde,

Ou é de mim, ou estou a receber moedas de 1ct e de 2ct da Irlanda (qualquer ano) extremamente acima do esperado.
Será que, como eles já não as usam, nós ficámos com essas moedas?

Cumprimento
Curiosamente, tem acontecido o mesmo comigo! :D
Desde, talvez, há uns três meses a esta parte, tenho encontrado (nos trocos) muitas moedas, principalmente de 2 cts (2004 e 2007), em estado novo, demonstrando ter tido pouca circulação ... o que me causava "alguma estranheza", de facto!
Afinal, qual será a explicação para que isto aconteça? :think:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

mario jesus
Reinado D.Carlos
Mensagens: 131
Registado: quinta fev 25, 2010 7:57 pm
Localização: Figueira da Foz

Re: Cêntimos Irlandeses

#3 Mensagem por mario jesus » domingo nov 26, 2017 12:33 pm

Boa tarde.
Por curiosidade fui ver 2 moedas de 1ct. novas que recebi nos trocos
hoje e qual o meu espanto Irlanda 2013.
Estranho mesmo tanta moeda Irlandesa de 1ct.
Cumprimentos.

Avatar do Utilizador
DanielF
Reinado D.Maria I
Mensagens: 461
Registado: sexta set 19, 2008 8:45 pm
Localização: Porto

Re: Cêntimos Irlandeses

#4 Mensagem por DanielF » domingo nov 26, 2017 3:17 pm

Pois isto já tem sido estranho... com a quantidade delas por cá
Daniel F. Rodrigues (Campanhã - Porto)

Avatar do Utilizador
ruineves
Reinado D.Luís
Mensagens: 185
Registado: sexta ago 07, 2009 12:53 pm
Localização: Rio Tinto

Re: Cêntimos Irlandeses

#5 Mensagem por ruineves » segunda nov 27, 2017 2:44 pm

O banco de Portugal recicla as moedas !
Ou seja, alguem as mandou para o banco e depois do banco as embalar estão a ser distribuidas por aí !!!!
Talvez pela Prossegur ou Essegur nos hipermercados !!!!
Acho isso normal ! A coincidencia é serem da Irlanda mas provavelmente devem haver de mais países por aí !!!
"Change is the law of life. And those who look only to the past or present are certain to miss the future"

John F. Kennedy

Avatar do Utilizador
ENunes
Reinado D.João V
Mensagens: 594
Registado: segunda set 26, 2011 5:08 pm
Localização: Paredes

Re: Cêntimos Irlandeses

#6 Mensagem por ENunes » quarta mai 02, 2018 10:34 am

Portugal celebrou um novo tipo de acordo comercial com Irlanda: no ano passado, importámos moedas de 1 e de 2 cêntimos, e exportámos moedas de 2 euros. A estratégia, acertada entre o Banco de Portugal e o seu congénere neste país da zona euro, envolveu a aquisição de 272 milhões das moedas de menor valor (148,8 milhões de dois cêntimos e 123,2 milhões de um cêntimo) e a venda de 2,1 milhões de moedas de dois euros. Os montantes envolvidos, com o custo a corresponder ao valor facial, chegam aos 4,2 milhões para cada um dos lados.
Notícia Completa
https://www.publico.pt/2018/05/02/econo ... da-1815962

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Cêntimos Irlandeses

#7 Mensagem por silvio2 » quarta mai 02, 2018 1:20 pm

Após ler a notícia, com toda a atenção, retive este parágrafo do texto e fiquei com a sensação de que o governo faz negócio "com tudo" o que possa prejudicar o cidadão comum, nós. :fire:

Imagem É o Banco de Portugal quem sublinha que estas moedas “muito requisitadas e produzidas anualmente em grandes quantidades, não regressam ao banco central nem são reportadas como excedentes para troca”. “Crê-se”, acrescenta esta instituição, que uma parcela destas moedas “esteja retida devido ao seu baixo valor e aos custos associados à sua troca e processamento”, com os bancos a cobrarem comissões pelo depósito em moedas.

Quem nos acode? :(
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Cêntimos Irlandeses

#8 Mensagem por soga80 » quarta mai 02, 2018 10:42 pm

Pois...

Avatar do Utilizador
Katasasin
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 34
Registado: segunda nov 14, 2016 2:46 am

Re: Cêntimos Irlandeses

#9 Mensagem por Katasasin » segunda jun 11, 2018 9:06 am

ENunes Escreveu:
Portugal celebrou um novo tipo de acordo comercial com Irlanda: no ano passado, importámos moedas de 1 e de 2 cêntimos, e exportámos moedas de 2 euros. A estratégia, acertada entre o Banco de Portugal e o seu congénere neste país da zona euro, envolveu a aquisição de 272 milhões das moedas de menor valor (148,8 milhões de dois cêntimos e 123,2 milhões de um cêntimo) e a venda de 2,1 milhões de moedas de dois euros. Os montantes envolvidos, com o custo a corresponder ao valor facial, chegam aos 4,2 milhões para cada um dos lados.
Notícia Completa
https://www.publico.pt/2018/05/02/econo ... da-1815962
Algo errado está aqui a acontecer.
Não percebo como é que há EXCESSO de moedas de 2€ em Portugal, que quando recebo 4€ de troco me dão 4 moedas de 1€ e quando eu peço para me trocarem por moedas de 2€ (que faço sempre, eu detesto ter 4 moedas de 1€), não as têm... Não entendo mesmo...

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Cêntimos Irlandeses

#10 Mensagem por soga80 » segunda jun 11, 2018 1:15 pm

Katasasin Escreveu:
ENunes Escreveu:
Portugal celebrou um novo tipo de acordo comercial com Irlanda: no ano passado, importámos moedas de 1 e de 2 cêntimos, e exportámos moedas de 2 euros. A estratégia, acertada entre o Banco de Portugal e o seu congénere neste país da zona euro, envolveu a aquisição de 272 milhões das moedas de menor valor (148,8 milhões de dois cêntimos e 123,2 milhões de um cêntimo) e a venda de 2,1 milhões de moedas de dois euros. Os montantes envolvidos, com o custo a corresponder ao valor facial, chegam aos 4,2 milhões para cada um dos lados.
Notícia Completa
https://www.publico.pt/2018/05/02/econo ... da-1815962
Algo errado está aqui a acontecer.
Não percebo como é que há EXCESSO de moedas de 2€ em Portugal, que quando recebo 4€ de troco me dão 4 moedas de 1€ e quando eu peço para me trocarem por moedas de 2€ (que faço sempre, eu detesto ter 4 moedas de 1€), não as têm... Não entendo mesmo...
Tem razão... Concordo plenamente

Responder

Voltar para “Euros de Portugal e restantes países da UE”