Follis Constantino I !!!!

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Follis Constantino I !!!!

#1 Mensagem por fernanrei » sábado fev 03, 2018 9:41 pm

Caros ilustres, apresento este exemplar de Constantino I , que a mim, deixa no ar um aroma um pouco esquisito. De qualquer forma, fica aqui exposto ao rigor do vosso olhar e vou aguardar as vossas importantes opiniões.
Diâmetro- 22mm
Peso- 3,3g
Anverso- IMP C FL VAL CONSTANTINVS PF AVG
Reverso- IOVI CONS ERVATORI AVGG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
Marcelo Leal
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1827
Registado: sexta ago 06, 2010 3:10 pm
Localização: Lavras - MG - Brasil

Re: Follis Constantino I !!!!

#2 Mensagem por Marcelo Leal » sábado fev 03, 2018 10:50 pm

Não vejo nada de errado.
Non omne quod fulget aurum est

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Follis Constantino I !!!!

#3 Mensagem por soga80 » sábado fev 03, 2018 11:14 pm

Não o posso ajudar, não sei muito para lhe dar uma opinião válida...

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Follis Constantino I !!!!

#4 Mensagem por fernanrei » domingo fev 04, 2018 9:11 pm

:think: É pá, o pessoal anda no passeio :biglaugh: e logo agora que queria mesmo uma ou duas opiniões.
"Quod erat demonstrandum"

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Follis Constantino I !!!!

#5 Mensagem por MCarvalho » domingo fev 04, 2018 10:22 pm

:)

Caro Fernando, cá vamos nós (isto para não se dizer que o Fórum anda vazio :D... tenho cá para mim que está cheio e com conversas bem interessantes, como esta):

A moeda é boa 100%. Tem uma pequena falha, que é não se conseguir ver direito, no campo, no reverso, à esquerda, o número da oficia que a cunhou (estará em numerais gregos, são as primeiras letras do alfabeto: alfa=1; beta=2;gama=3; delta=4, etc.).

Trata-se, como bem diz, de um fólis de Constantino. É uma emissão oriental, cunhada em Heracleia (SMHA - Sacra Moneta Heraclea, actual Turquia, mas historicamente de cultura e tradição grega, como, aliás, todo a Anatólia. Foi cunhada no ano de 311- um ano interessante :)

A moeda é do período da partilha do império entre Constantino (a Ocidente - mas constritado à Gália) e Licínio, no Oriente. Em 311, morria o co-imperador de Constantino no Oriente, Galério, um grande perseguidor dos cristãos. O sucessor de Galério foi Licínio.
Esta moeda, cunhada com o tema pagão de Júpiter, no reverso (com uma vitória na mão e a águia imperial aos pés), bem como a terminação da legenda AVGG (os dois GG significam AVGVSTII, o plural de augusto, portanto, dois imperadores) indica-nos que foi cunhada antes da morte de Galério (que ocorreu em Maio de 311).

O problema é que Licínio, no Oriente, e Constantino, a Ocidente (estava na Gália), não conseguiam controlar a própria Itália, que estava nas mãos de Maxêncio, que usurpara o trono. Ou seja, quando esta moeda foi cunhada, a cidade de Roma em si estava nas mãos de um usurpador.
Foi no ano seguinte, 312, que Constantino atravessou os Alpes, marchou até Roma e combateu o exército de Maxêncio junto à Ponte Mílvia, sobre o Tibre, numa das entradas da capital. Constantino evocou um milagre cristão para a sua vitória-
Foi após a Batalha da Ponte Mílvia que Constantino começou a mudar a religião do Estado para o cristianismo, e isso acabou por se reflectir na temática das moedas. Esta será das últimas a representar Júpiter. Há umas posteriores que representam o SOL INVICTO, ainda pagão, mas próximo do monoteísmo. Depois de 313 os temas passam a ser cristãos.

A moeda é a RIC VI, 75, como se abaixo ;)

Imagem
MCarvalho

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Follis Constantino I !!!!

#6 Mensagem por doliveirarod » domingo fev 04, 2018 10:39 pm

deixa no ar um aroma um pouco esquisito
Moeda perfeitamente normal, sem qualquer sinal que aponte não ser autêntica.
No mais, o Mário já disse tudo.

S(acra) M(oneta) H(eraclea) T(ertia) = 3ª oficina de Heraclea.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Follis Constantino I !!!!

#7 Mensagem por fernanrei » segunda fev 05, 2018 6:56 am

Muito agradecido caro MCarvalho pelo excelente comentário :clap3: que abarca um nível superior de conhecimento :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Follis Constantino I !!!!

#8 Mensagem por soga80 » segunda fev 05, 2018 8:28 am

fernanrei Escreveu:Muito agradecido caro MCarvalho pelo excelente comentário :clap3: que abarca um nível superior de conhecimento :thumbupleft:
X2 :clap3: sempre a aprender...

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Follis Constantino I !!!!

#9 Mensagem por fernanrei » segunda fev 05, 2018 11:44 am

Agora já estou mais satisfeito em relação à menina. Fiquei um pouco intrigado por causa das ranhuras apresentadas no Anverso na zona do rosto, com a suspeita de poder ser uma fundição. Mas depois aparecem as rachadelas no rebordo e isso na fundição não acontece. Mas dado que os ilustres não encontram o que seja de suspeito, só tenho que respeitar :green:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Romanas”