A Rita compra, o Alexandre Vende

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: A Rita compra, o Alexandre Vende

#61 Mensagem por tm1950 » segunda abr 16, 2018 6:45 pm

Algumas leiloeiras aceitam a figura do "valor de reserva" e outras não. Estou-me a referir a leiloeiras em geral e não apenas às especialistas em Numismática. Nos leilões online é vulgar isto acontecer.
Pessoalmente, não tenho nada a opor à existência desta figura, mas julgo que é preferível não existir nos leilões de viva voz. O valor de base de licitação seria sempre o "valor de reserva".
Por outro lado, o proprietário de uma peça tem todo o direito em tentar vendê-la pelo valor que bem entender. Direito semelhante terá o potencial comprador que pagará apenas o que quiser pagar. A venda concretiza-se se o proprietário preferir o dinheiro do comprador à sua peça e este preferir a peça ao seu dinheirinho.
Sendo certo que nos leilões existem factores que podem desvirtuar o valor atingido por cada peça: o factor emocional; as licitações amigas; a falta de concentração dos intervenientes, e outros.
Isto tudo para dizer que nada me surpreende neste último leilão, considero-o normal.


Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

LMACHADO
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 394
Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm

Re: A Rita compra, o Alexandre Vende

#62 Mensagem por LMACHADO » segunda abr 16, 2018 7:23 pm

Certíssimo Sr. Celso.
Eu posso pedir o que me apetece por uma moeda (nem que seja o maior dos absurdos) - tudo certíssimo. Tudo "normal"!
Só gostava de saber os "porquês" no caso desta moeda em concreto... Só não concordo consigo que este leilão seja todo normal num ponto: os valores são anormais para a moeda em questão!

Já agora... que sentido tem a existência de um valor de reserva de 500€ e o leilão começar com 1€? Não sou contra nem a favor só não entendo.
É para os licitadores andarem a brincar às licitações?

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: A Rita compra, o Alexandre Vende

#63 Mensagem por numisiuris » segunda abr 16, 2018 7:36 pm

A lei da oferta e da procura é imperativa, não esteja desvirtuada. O que actualmente me faz mais confusão é o facto de uma leiloeira fazer equivaler o valor de reserva a uma estimativa. Porque nesse caso acho que é a credibilidade da leiloeira que fica posta em causa. É que a estimativa implica know how dos preços de mercado, daí a vantagem das leiloeiras, que terão especialistas para esse efeito, de modo a desonerar o cliente de uma pesquisa desse conhecimento. Daí também o valor acrescentado que as peças adquirem. Mas se o vendedor dita a "estimativa", então qual a diferença entre a leiloeira e um mero site de vendas?...

LMACHADO
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 394
Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm

Re: A Rita compra, o Alexandre Vende

#64 Mensagem por LMACHADO » segunda abr 16, 2018 7:57 pm

numisiuris Escreveu:A lei da oferta e da procura é imperativa, não esteja desvirtuada. O que actualmente me faz mais confusão é o facto de uma leiloeira fazer equivaler o valor de reserva a uma estimativa. Porque nesse caso acho que é a credibilidade da leiloeira que fica posta em causa. É que a estimativa implica know how dos preços de mercado, daí a vantagem das leiloeiras, que terão especialistas para esse efeito, de modo a desonerar o cliente de uma pesquisa desse conhecimento. Daí também o valor acrescentado que as peças adquirem. Mas se o vendedor dita a "estimativa", então qual a diferença entre a leiloeira e um mero site de vendas?...
x2

... continuo à procura das "razões" do comprador/licitador no caso desta moeda! :rotate: :rotate: :rotate:
É que se ele me disser que se apaixonou pela moeda... então eu compreenderei de imediato a !!!!loucura!!!! :erofl:

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: A Rita compra, o Alexandre Vende

#65 Mensagem por carlos47 » segunda abr 16, 2018 10:11 pm

A mim o que me incomoda mais, até nem é o o vendedor sobre- estimar o que vende
Aqui o que eu entendo é que a avaliação terá sido feita feita por dois especialistas,que implicitamente estarão a certificar esse valor
Ou estarei a ver mal?

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Re: A Rita compra, o Alexandre Vende

#66 Mensagem por PSIMOES » segunda abr 16, 2018 10:18 pm

euoutravez Escreveu:Eu também tinha prometido a mim mesmo que não me ia meter na confusão, mas quando as pessoas vêm para aqui por em causa o trabalho (enorme) que tem sido desenvolvido apenas para defender motivos comerciais, fica bastante difícil.

Em primeiro lugar vamos pegar no touro pelos cornos, que é o mesmo que dizer frontalmente que é prática comum subirem-se artificialmente as moedas e isso é fácil de provar e só não vê quem não quer. Aliás eu continuo a comprar regularmente moedas a utilizadores que o fazem e nunca me recusei a pagar porque o valor final foi subido artificialmente. Apenas dou o facto como fazendo parte do sistema. Não será moralmente bonito, mas já me fez mais confusão que faz hoje em dia, pois o mesmo acontece na Numisma e em leiloeiras internacionais. Enfim, é prática comum, apesar de existirem vendedores que não o fazem.

Num registo mais leve e animado, já que há utilizadores que gostam de comédia, e porque esta discussão está por vezes séria de mais, vou-vos contar como foi que eu descobri:

O utilizador FREANUMIS tinha, como acontece todos os meses, um lote de moedas à venda no Mega. Das quais acabei por ganhar duas e perder uma. Como havia feira no hotel Mundial essa semana acabei por lá ir levantar as moedas em mão e, qual não é o meu espanto, que a moeda que tinha perdido estava lá num tabuleiro para venda. Quando refiro o facto ao vendedor, o sr meio atrapalhado, mas com a lábia reconhecida ao bom vendedor, sai-se com a parvoíce de que eram duas muito parecidas! Estamos a falar de uma moeda batida de João I!! Eu como até queria a moeda e estava acompanhado e não me apetecia estar com conversas da treta decidi fazer-me de parvo e lá trouxe a moeda comigo. Mas como entre fazer-se de parvo e sê-lo vai um logo caminho, mal cheguei a casa fui analisar o perfil de compras do utilizador (girlcoin) que tinha ficado com a moeda e percebi que a coisa era mais inteligente do que à partida poderia parecer, pois o mesmo tinha compras a 4 ou 5 vendedores. Daí para a frente passei a analisar todos os utilizadores do mega que se cruzam comigo e percebi que existem bastantes com o mesmo perfil de compras. Ou seja, admitindo que um ou outro até possam ser verdadeiros, fica fácil de ver que ninguém durante um ou dois anos só faz compras a um grupo fixo de vendedores que são sempre os mesmos em todos os perfis. Os utilizadores usados para subir as moedas vão mudando regularmente e são utilizados por vários vendedores, e basta pegar num qualquer registo de compras e seguir os feedbacks para confirmar isto.

O mais engraçado é que TODOS sabemos isto e geralmente quando se aflora o assunto os vendedores, que não têm nada a ganhar em discutir isto, ficam calados e a coisa morre. Da última vez o sr em causa, o utilizador FREANUMIS para que não fiquem ideias no ar, teve o desplante de fazer um post a dizer que ele nunca tinha feito tal coisa!!! Eu aceito que se faça, ms achei a coisa de tão baixo nível e tão descarada que escrevi um post parecido com este que acabei por apagar, porque sinceramente achei que se todos sabíamos não valia a pena andar a discutir a coisa em ON, porque não havia muito a ganhar.

Eu já aqui disse uma vez que há espaço para todos no forum, mas é preciso sabe que forum se quer, se um forum em que não se discutem moedas porque isso vai contra motivos comerciais ou um forum onde se corram riscos e se fale das coisas de frente mesmo que isso vá contra interesses! O risco de queimar uma moeda boa é inerente a qualquer análise e está sempre presente, mas eu prefiro mil vezes matar um exemplar bom que validar um bocado de lata! Aceito que outros tenham outra visão, mas também quero deixar claro que tanto são falsas as do sr FREANUMIS, como as da Numisma, como as dos leilões internacionais. Eu não quero saber quem é o dono e se são falsas até podem ser minhas que não passam a ser boas por isso. Aliás se não fossem duas "moedinhas" falsas que comprei na Etiópia nunca na vida teria a colecção nem o interesse pela numismática que tenho hoje em dia!

Portanto pegando nas palavras do sr. FREANUMIS, "não mintas que é feio"! De resto faz lá o que tens a fazer que só cai quem quer!

:claps: :claps: :claps:
Pedro Simões

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: A Rita compra, o Alexandre Vende

#67 Mensagem por carlos47 » segunda abr 16, 2018 10:53 pm

O que me incomoda mesmo é que o facto de estarem mencionados dois especialistas no leilão e que estes atribuem esse valor,isso confere (ou pode ) uma certa confiança aos compradores, sobretudo quando são pessoas conhecidas no meio numismatico e no forum
E não é a menção escondida que anula essa caução

O que é a “estimativa do especialista”?
Alguns lotes valiosos têm uma estimativa para a receita esperada, indicada pelo especialista. O intervalo de preços estimado serve apenas como indicação e não oferece garantias quanto ao valor real de um lote.

Avatar do Utilizador
Jorge Freitas
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 211
Registado: sexta ago 17, 2012 6:50 pm

Re: A Rita compra, o Alexandre Vende

#68 Mensagem por Jorge Freitas » terça abr 17, 2018 3:21 pm

Isto sempre houve, há e haverá cada vez mais........ a chico espertice não tem limites, e cada vez mais sofre transformações e upgrades, são um exemplo de inovação.....
Já detectei maroscas por muitas e varias vezes, temos de estar atentos, depois quem quer compra com as condições impostas, quem não quer não compra............
Uma vez tinha licitado uma moeda, num leilão não interessa qual, por volta dos 350/400 euros já não me recordo ao certo, e estavam 2 exactamente iguais ou parecidas...............
um utilizador tinha ganho um leilão por essa quantia, e qual é o meu espanto, quando na moeda que eu tinha licitado o vencedor era o mesmo....
Aqui há 2 hipóteses....... o vendedor não quis vender nenhuma pelo preço que ia acabar e tinha outro nickname, ou a moeda era simplesmente a mesma, e ao vencedor da 1, foi pedido para cobrir também a segunda porque seria a mesma vendendo assim a moeda sempre pelo valor mais alto das 2 que estavam em leilão...............
Isto é só um exemplo de muitas e muitas maroscas diárias que se passam no negocio da numismatica e notafilia....
Seja nos leilões que forem, nos sites que forem.....E as vezes de quem menos esperamos.......
Saudações.....
Com os melhores cumprimentos
Jorge Freitas

Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: A Rita compra, o Alexandre Vende

#69 Mensagem por carrancho » quinta abr 19, 2018 4:45 pm

Se "estimativa do especialista" = a valor de reserva, então o nome que lhe deram é uma intrujice da catawiki para enganar os licitadores.

Mas talvez seja isso mesmo, porque este julgava que já tinha sido vendido e ainda anda por lá https://leilao.catawiki.pt/kavels/17980 ... muito-rara
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
dmoura
Reinado D.João VI
Mensagens: 435
Registado: quarta jan 19, 2011 6:47 pm

Re: A Rita compra, o Alexandre Vende

#70 Mensagem por dmoura » domingo abr 22, 2018 1:01 am

Aproveitando a "onda" dos colegas numisiuris e fernanrei deixo para reflectir:

"Com mãos se faz a paz se faz a guerra

Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema – e são de terra.
Com mãos se faz a guerra – e são a paz.

Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.

E cravam-se no Tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.

De mãos é cada flor cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade."


Teremos a necessidade de ter um tópico com este desenvolvimento?
D. Moura

Responder

Voltar para “D. João I”