Cobres - D. Pedro Príncipe Regente

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Cobres - D. Pedro Príncipe Regente

#1 Mensagem por numisiuris » quarta dez 12, 2018 1:40 am

Não fossem os dez reis pelos quais cometi uma loucura recentemente e e isto quase que parecia um amontoado de latas. Ainda assim, a propósito dos dez reis, reparo que há diferenças significativas de espessura do disco e, subsequentemente, no peso, entre as duas moedas que tenho. Serão desvalorizações? Depois ainda o peso do real e meio comparado com os três reis.

De qualquer modo, a ideia deste post e destas fotos, é a de aproveitar o know how do nosso amigo Fernando Rei para esclarecer de vez uma questão que tem assolado os numismatas desde sempre. Estas moedas são batidas ou fundidas? Queres melhores Fotos? Queres as moedas para análise? :)
Imagem



paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Cobres - D. Pedro Príncipe Regente

#2 Mensagem por paulj » quarta dez 12, 2018 2:03 am

Sinceramente gosto bastante deste "amontoado"! estão muito boas, moedas de Pedro PR num e.c. superior são um luxo.
Vou ver os meus 10 reis, medir e pesar, depois informarei, acredito que esses dados poderão ser úteis para futuros estudos.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cobres - D. Pedro Príncipe Regente

#3 Mensagem por fernanrei » quarta dez 12, 2018 6:42 am

Iuri, a moeda de três Reis ainda não a tinha visto, grande canhão. :rotate:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cobres - D. Pedro Príncipe Regente

#4 Mensagem por fernanrei » quarta dez 12, 2018 7:04 am

Amigo Iuri, as fotos são excelentes e a tua escolha das zonas muito perspicaz. D. Pedro regente lavrou cobres pelo método de fundição e o aspecto "meloso" das moedas não engana. Não foram muitas, mas há por aí alguns exemplares em bom estado de conservação onde dá bem para verificar os relevos pouco contundentes e a marca de separação dos moldes no rebordo. :beer:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9505
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Cobres - D. Pedro Príncipe Regente

#5 Mensagem por silvio2 » quarta dez 12, 2018 8:48 am

Mais um Tópico muito interessante, como já nos habituou o amigo Iuri :D
... e as moedas estão "muito jeitosas", sim senhor! :clap3:
Obrigado. :thumbupleft:
.
:xmas:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Cobres - D. Pedro Príncipe Regente

#6 Mensagem por numisiuris » quarta dez 12, 2018 10:19 am

fernanrei Escreveu:Amigo Iuri, as fotos são excelentes e a tua escolha das zonas muito perspicaz. D. Pedro regente lavrou cobres pelo método de fundição e o aspecto "meloso" das moedas não engana. Não foram muitas, mas há por aí alguns exemplares em bom estado de conservação onde dá bem para verificar os relevos pouco contundentes e a marca de separação dos moldes no rebordo. :beer:
Todos os cobres de D. Pedro Príncipe Regente? Achas que estas cinco são todas moedas fundidas?

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cobres - D. Pedro Príncipe Regente

#7 Mensagem por fernanrei » quarta dez 12, 2018 12:13 pm

Iuri, certezas só em mão, mas há fortes indicadores.
«Por Ordem de 3 de Junho de 1676 foi encarregado o official de latoeiro, Marcos de Abreu, a lavrar moeda vazada de des reis athé Real e meio»
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Cobres - D. Pedro Príncipe Regente

#8 Mensagem por numisiuris » quarta dez 12, 2018 1:03 pm

fernanrei Escreveu:Iuri, certezas só em mão, mas há fortes indicadores.
«Por Ordem de 3 de Junho de 1676 foi encarregado o official de latoeiro, Marcos de Abreu, a lavrar moeda vazada de des reis athé Real e meio»
Pois. A minha dúvida é sobretudo na primeira moeda de 10 reis. Com o bordo de tendência poligonal, recortado. É exactamente igual ao bordo dos tostões de D. Manuel. No dia 7 levo-ta. Abraço!

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Cobres - D. Pedro Príncipe Regente

#9 Mensagem por numisiuris » quarta dez 12, 2018 1:09 pm

Até me parece que tem vestígios de dupla batida. Isso pode acontecer numa fundição?
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cobres - D. Pedro Príncipe Regente

#10 Mensagem por fernanrei » quarta dez 12, 2018 2:23 pm

numisiuris Escreveu:Até me parece que tem vestígios de dupla batida. Isso pode acontecer numa fundição?
Imagem
Imagem
Eu nesta moeda concordo contigo, é cunhada. Mas posso sempre verificar isso no microscópio e falar com o pessoal do laboratório da análise dos metais, eles melhor do que nós saberão dizer qual o método utilizado. Mas se reparares bem, a contundência existente no "X" e os vestígios de dupla batida são fortes indicadores de cunhagem :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Pedro Príncipe Regente”