Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sexta nov 16, 2018 3:18 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sábado set 15, 2018 1:35 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
pmborges Escreveu:
É que se vir bem, quem escreveu esta noticia passou para segundo plano a parte essencial, que quanto a mim é a candidatura de Conimbriga a património mundial da Unesco e deu ênfase a um achado que apesar de interessante é uma coisa expectável de encontrar ali.
É o estado do jornalismo que temos em Portugal, sempre em busca do sensacionalismo.

:clap3: assino por baixo

MensagemEnviado: sábado set 15, 2018 2:15 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
carrancho Escreveu:
Eu estou um pouco como o Borges, acho que o achado não corresponde à pompa com que foi anunciado. Mas de forma alguma isto prtetende desvalorizar o trabalho que essa equipa está a desenvolver no terreno, até porque desconheço.

Por exemplo, acho que seria mais notícia (e mais antigo) esta fracção de denário república romana que encontrei em Ilhavo. Não pela moeda em si mas porque havendo alguns, poucos, vestígios romanos penso que nunca foi encontrado por estas bandas outro, a terra aqui não conserva as moedas. Felizmente vão fazer por cá uns trabalhos arqueológicos e vou ter oportunidade de ceder os meus achados para assim cont4ibuirem para o enriquecimento da história da minha terra.

Quanto a Conímbriga ouvi recentemente falar num museu interactivo que dizem ser espectacular e que conto visitar em breve com as minhas garotas. AS moedas que forem encontradas daqui para a frente, espero que não as esfreguem como habitual e as deixem com um aspecto que nunca tiveram.

Caro ilustre, ao contrário do que muita gente pensa, a zona de Ílhavo é rica em arqueologia apesar de estar muito pouco explorada. Para que me compreenda melhor, a região de Paesuri, Tapori e Elbocori, em suma toda a zona costeira entre o vale do Vouga e do Mondego, desde os oestremini que sempre teve uma presença humana muito activa. Para não me alongar muito, vou apenas referir os pré-Celtas, os povos Indo.Europeus Lusitanos e Vettones, e também os pré-Romanos Turdulos. Todos os povos que referi, mantiveram uma actividade económica e social própria até à chegada dos Romanos, que os doutrinou num sentido evolutivo mais rápido e estimulou a criar maiores povoações( Talabrica e Langobriga) e novas formas de coabitação. Como será óbvio, as trocas comerciais foram muito intensas nessa região tão rica em agricultura e pesca e as linhas de água naturais existentes, permitiram o contacto rápido com outras regiões, potenciando ainda mais o comércio variado. Nesse contexto, acredito que muito há para descobrir nessa região, e faço votos para que tenha muito sucesso em futuras pesquisas subterrâneas :beer:

Última edição por fernanrei em sábado set 15, 2018 2:30 pm, editado 2 vezes no total.

MensagemEnviado: sábado set 15, 2018 2:19 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm
fernanrei Escreveu:
pmborges Escreveu:
É que se vir bem, quem escreveu esta noticia passou para segundo plano a parte essencial, que quanto a mim é a candidatura de Conimbriga a património mundial da Unesco e deu ênfase a um achado que apesar de interessante é uma coisa expectável de encontrar ali.
É o estado do jornalismo que temos em Portugal, sempre em busca do sensacionalismo.

:clap3: assino por baixo

Pois... Faz lembrar as últimas descobertas no Egipto só para tentar chamar mais turismo

É estranho ser noticia. Quem está habituado aos achados no campo é estranho estarem a dar importância a uma moeda em especial quando há achados muito mais importantes.
Uma moeda qualquer pessoa acha e até em estratos que são considerados "lixo" por muitos arqueólogos, basta ver as escavações onde o estrato superficial é zona de raspagem por meio de escavadoras sem qualquer estudo ou organização espacial.
Se não aparecem mais moedas raras nos museus não é culpa dos detectoristas com certeza. Eu sei como trataram uma pessoa amiga que queria entregar um achado num museu. Só faltou chamá-lo de ladrão.
Isso leva a uma discussão antiga sobre o detectorismo mas não entremos por aí.

MensagemEnviado: domingo set 16, 2018 3:53 pm 
Desligado
Reinado D.Sebastião

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
onlion Escreveu:
Se não aparecem mais moedas raras nos museus não é culpa dos detectoristas com certeza. Eu sei como trataram uma pessoa amiga que queria entregar um achado num museu. Só faltou chamá-lo de ladrão.
Isso leva a uma discussão antiga sobre o detectorismo mas não entremos por aí.

Ladrão, destruidor da Natureza, vândalo, etc etc, por acaso nunca fui insultado mas tb tenho cuidado! Isso de misturar todos os detectoristas no mesmo saco, dá nisso! É o que temos neste Pais, por isso cada um faz a sua parte e fica calado!

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal