Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta abr 24, 2019 2:07 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Dinheiro para ID
MensagemEnviado: domingo nov 11, 2018 5:48 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am
O reverso GA RB II AL, manda para D. Dinis, D. Afonso IV, mas sem elementos a cantonar a cruz, cruz formato estranho, legendas completas e de acordo com o esperado. Exceto que não consigo acertar com o reinado. Não parece um D, não parece A. Se a letra às 12h for o L de PORTVGL então a letra do monarca ainda parece mais estranha...

ImagemImagem

Assunto da Mensagem: Re: Dinheiro para ID
MensagemEnviado: domingo nov 11, 2018 9:06 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Esta não é nada fácil de identificar. Tendo como ponto de partida a nossa imaginação, parece-me um "P" como inicial do soberano, mas dado que se consegue perceber as letras"REX" bem arrumadinhas, não tem qualquer lógica e porque antes ficam a sobrar espaço para duas letras, uma que seria o suposto "P" e a outra não se consegue ver nada. Mas agora outra opção, e se a primeira letra é um "A" ??? Poderia-se colocar a seguir o "L" e teria-mos AL REX PORTUG X com vários motivos possíveis para faltar o "L", tais como, erro ou abreviatura mais sucinta :biglaugh: . Peço desculpa caro ilustre, mas só mesmo em mão e com outros elementos disponíveis é que poderia ter uma ideia mais assertiva, por isso mesmo, remeto-me à minha humilde opinião criativa e espero que apareçam opiniões mais conclusivas, porque agora também fiquei curioso. :think:

MensagemEnviado: domingo nov 11, 2018 9:40 pm 
Ligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Aponto para Afonso IV:
'AL R€X PORTVG, com o A inicial muito mal feito.
Quanto à ausência de símbolos a cantonar a cruz creio que seja devida à falta de jeito do abridor, já demonstrada na execução da legenda.
Anexo:
U001_1.JPG

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: domingo nov 11, 2018 9:53 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe II

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Parece-me um dinheiro normal de d. Dinis em que o crescente do D é ligeiramente maior que o normal, tal como tb o é na letra R. Talvez o corte a meio esteja a induzir em erro. O D parece ser daqueles com a ligação.. Tb os elementos na cruz são visíveis nos quadrantes superiores. Uma estrela quase ponto no 1o quadrante e um crescente no 4o

. D REX PORTVG / GARBIIAL

MensagemEnviado: domingo nov 11, 2018 10:03 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Obrigado a todos. Amanhã coloco imagens microscópio dos quadrantes.

MensagemEnviado: segunda nov 12, 2018 8:51 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Estive a olhar melhor para a moeda e começo a ver coisas que fazem todo o sentido. Pelos espaços existentes na legenda, quero crer que pode muito bem ser ALF REX PORTVG`. A inexistência de sinais nos quadrantes da cruz é algo que se pode considerar pouco importante, até porque no Reinado de Afonso IV pode muito bem ter existido emissões de recurso e improviso durante a zanga com o D. Pedro. Não ponho de parte qualquer uma das outras hipóteses mas para mim faz todo o sentido o que acabei de referir. :beer:

MensagemEnviado: segunda nov 12, 2018 8:51 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Este é dos dinheiros mais mal amanhados que já vi.
Ao microscópio, parece ver-se estrelas nos quadrantes ímpares e crescentes nos pares. todos mal posicionados.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Já quanto às letras. Fazer um D daquilo requere muita imaginação, mas...
G
Imagem
D/A
Imagem
?!?!?
Imagem

MensagemEnviado: segunda nov 12, 2018 11:20 am 
Desligado
Reinado D.Filipe II

Existe um dinheiro bastante conhecido que serviria para tirar as duvidas todas, pois estava em bom estado e era fácil ver o D grande com as ligacões. Se não me engano pertencia à coleccão Matos e estava no blog dos dinheiros classificado como Afonso IV do tipo A REX. Hoje tentei encontrar a foto, mas parece-me que o tempo de upload das fotos terá acabado e as fotos não abriram.
Fica um desenho do que eu vejo. Se calhar tenho de mudar de óculos, que aqui é mesmo só uma questão de visão, mas para mim o dinheiro não levanta sequer grande discussão!!

Imagem

MensagemEnviado: segunda nov 12, 2018 11:31 am 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Obrigado Pedro. Concordo contigo, vai para os Dinis(es).

Para que fique claro, eu não faço questão nem de um nem de outro reinado, é-me indiferente :) vai para a lista das compras más... Na foto do vendedor não se via qualquer vestígio dos elementos e paguei um bocadito mais do que a moeda vale.

MensagemEnviado: segunda nov 12, 2018 12:07 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe II

palves Escreveu:
Obrigado Pedro. Concordo contigo, vai para os Dinis(es).

Para que fique claro, eu não faço questão nem de um nem de outro reinado, é-me indiferente :) vai para a lista das compras más... Na foto do vendedor não se via qualquer vestígio dos elementos e paguei um bocadito mais do que a moeda vale.

Epá tu que coleccionas por variante, esse D com os tracos aparece muito pouco. Eu guardava-a :) Aliás eu assim de memória acho que só vi aquele que referi no post anterior.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal