Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda jan 21, 2019 4:33 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Fichas do Café Progresso - Porto
MensagemEnviado: sexta dez 14, 2018 7:11 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Partilho um estudo de Jaime Salgado, publicado na Revista Numismática, da ANP, em Julho de 1979, sobre o assunto.
Achei muito curioso o último parágrafo porque nos ajuda a entender melhor a função importante que estas fichas tinham nos cafés e, porventura, noutros estabelecimentos ligados à restauração.
"A emissão teve por finalidade a substituição de dinheiros: ao empregado de mesa era entregue, no início do seu período de trabalho, certa quantia em fichas que serviam como pagamento ao balcão do serviço requisitado…".
Portanto, digamos que esta manobra das fichas fazia o papel das actuais caixas registadoras. :D
A finalidade das fichas aqui exposta pode ajudar a responder a parte da questão levantada por lmsalgado neste tópico: viewtopic.php?f=161&t=122515

Anexo:
Café Progresso_Porto_história.jpg

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: sexta dez 14, 2018 8:02 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Estudo interessante, sem dúvida alguma e, já agora, muito curiosa a explicação para a "função" das fichas ... :D
Obrigado, amigo Celso, pela partilha. :thumbupleft:
.
:xmas:

MensagemEnviado: terça dez 18, 2018 3:13 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: sexta ago 28, 2009 10:49 am
Creio que poderá haver alguma confusão nesse relato. Tenho mais em conta que seria uma forma de pré-pagamento:
Até há um par de décadas atrás ainda se via nos cafés mais antigos do porto uma cabine em madeira e vidro à entrada que serviu como lugar do caixa - frequentemente já então recondicionada para quiosque. Creio que o cliente ao entrar pagaria o pedido que faria e receberia o equivalente em fichas (ou senhas de papel). Já na mesa, ao receber o seu pedido entregaria as fichas ao funcionário. Seria uma maneira de controlar os desvios de dinheiro e de concentrar tudo num lugar mais protegido e num funcionário de confiança.
Curiosamente esta prática é ainda comum em alguns países da América do sul.

MensagemEnviado: terça dez 18, 2018 6:28 pm 
Desligado

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
lmsalgado Escreveu:
Creio que poderá haver alguma confusão nesse relato. Tenho mais em conta que seria uma forma de pré-pagamento:
Até há um par de décadas atrás ainda se via nos cafés mais antigos do porto uma cabine em madeira e vidro à entrada que serviu como lugar do caixa - frequentemente já então recondicionada para quiosque. Creio que o cliente ao entrar pagaria o pedido que faria e receberia o equivalente em fichas (ou senhas de papel). Já na mesa, ao receber o seu pedido entregaria as fichas ao funcionário. Seria uma maneira de controlar os desvios de dinheiro e de concentrar tudo num lugar mais protegido e num funcionário de confiança.
Curiosamente esta prática é ainda comum em alguns países da América do sul.

Exactamente.
Neste momento, o único café histórico que ainda mantém essa caixa (recondicionada em quiosque, de facto) é o Piolho. O Estrela de Ouro, que já não é café, teve uma durante muitos anos, lembro-me bem dela. Tinha, curiosamente, ao lado um marco de correio, exactamente igual aos que os CTT colocavam na rua.

MensagemEnviado: terça dez 18, 2018 6:50 pm 
Desligado

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Pode ser que tenham existido estas duas funções, em épocas e cafés diferentes.
A informação do Sr Mário Henriques Pinto parece-me altamente credível, atendendo ao pormenor.
Nuns estabelecimentos funcionariam como caixa registadora e noutros como pré-pagamento.

MensagemEnviado: quarta dez 19, 2018 9:07 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta out 11, 2007 8:12 pm
Devo ter algures, assim o espero, a carta que escrevi há quarenta anos para o Café Progresso no sentido de obter informações sobre a emissão
das fichas. Um dia resolvi e fui mesmo ao Porto, à Travessa Sá de Noronha nº 5, creio que tinha duas entradas, e falei pelos vistos com o Sr. Mário
Henriques Pinto. Lembro-me que foram muito agradáveis comigo e confesso que não me lembro do que me disseram sobre a utilização das
fichas mas deverá ser certamente aquilo que eu escrevi. Foi uma experiência que me animou para continuar à procura de informações sobre
outras emissões. Naquele tempo era preciso era ter muita paciência pois escrevia uma carta e ficava à espera de uma resposta que nunca mais chegava ou nunca chegaria... mas quando chegava e, ainda por cima, com informações era a satisfação total. Tinha valido a pena. mas nem sempre era assim. Hoje temos mais facilidade no contacto mas todos os que tinham conhecimentos das emissões já faleceram. Este mundo das fichas é complicado, muito complicado. Agradeço ao Amigo Celso, ao lmsalgado e ao MCarvalho as suas opiniões.
jsalgado

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: