Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sexta jan 18, 2019 11:25 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça jan 01, 2019 6:58 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: segunda abr 09, 2018 10:35 pm
olá, pessoal. :santa: Votos de um excelente ano a todo o mundo (primariamente com saúde- que é o que mais conta).
Mostro aqui pra vocês essa minha peça de 25 centavos (também conhecida como standing liberty nos E.U.A). o EC é este que vêem nas fotos (muito difícil adquirir uma moeda desse tipo em estado superior ao MBC (circulou a partir de 1916 e foi cunhada até 1946- mas não tenho informação de quando foi desmonetizada- pois as "quarter" em prata continuaram a ser cunhadas com outros designs até a década de 1960). Outro fator, além do grande período em que esteve em circulação, é que os detalhes das gravuras tem um alto-relevo um pouco mais saliente que das outras moedas, o que a torna ainda mais propícia ao desgaste.
O estado de conservação dela chega a BC na minha opinião. quem me vendeu classificou ela como "quarter dollar 1928- letra "D" (Denver).Nada mais constando. Pois bem, a letra monetária nesse tipo de moeda fica no reverso, acima da data no lado oposto onde está gravado a letra M, um pouco acima da barra que sustenta o pé da "liberdade". Averiguei algumas fotos na internet em peças onde a letra monetária é visível, porém nessa peça não consigo identificar. Então, como quero classificar a moeda quanto ao nº de peças cunhadas (que normalmente difere entre as casas de cunhagem para uma mesma data) fico na dúvida ser realmente esta peça uma letra "D" ou não, pois na minha opinião ou a letra já não é mais visível dado o desgaste, ou então existe uma outra maneira de identificar a casa de cunhagem que não seja pela letra monetária- ou uma 3ª opção seria um engano por parte do vendedor. Só para constar- dessa data existe peças sem e com letra (D ou S).
Agradeço desde já os comentários que sempre são bem-vindos. e se algum forista puder me dar alguma ajuda quanto a dúvida sobre a letra estar apagada ou não- vai meu muito obrigado em dobro pela gentileza.
abraços.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Última edição por bruck em terça jan 01, 2019 7:08 pm, editado 4 vezes no total.

MensagemEnviado: terça jan 01, 2019 7:02 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

mais algumas fotos (pena que ao redimensioná-las para caberem no ficheiro, as imagens percam nitidez). :think:

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: terça jan 01, 2019 7:18 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Ps.: Desculpem pela falta do S em ESTADUNIDENSE no título do tópico (infelizmente creio não haver como editá-lo.

MensagemEnviado: terça jan 01, 2019 7:49 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Imagem
Amigo Adriano
Devido ao EC da moeda (que na verdade está muito gasta), não dá para ver bem mas, olhando atentamente,
"pode-se ver" os resquícios de uma estrela, tal qual a imagem que acima postei e que está num EC semelhante à sua. ;)
Como não tem letra, terá sido emitida pela Philadelfia Mint. :thumbupleft:

P.S- Editado para repor a imagem. :green:

Última edição por silvio2 em terça jan 01, 2019 11:34 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: terça jan 01, 2019 11:23 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Muito grato pela pronta resposta, amigo Silvio. :D
Votos de um ótimo ano para ti. Lendo tua resposta, e observando minha moeda e as fotos com maior acuidade, realmente parece-me ter chegado a mesma conclusão: Sem mint mark, sendo portanto oriunda da casa de Filadélfia. Sendo assim, quem me vendeu deve ter se enganado na classificação. :D
Pena que a foto que tu anexou junto à resposta de uma peça semelhante a minha não tenha aparecido aqui pra mim. dá erro ao tentar visualizar. De qualquer forma, gracias mil pela gentileza!
abraços. :D

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: