Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda mar 25, 2019 4:10 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Reais pretos - Porto
MensagemEnviado: sábado jan 05, 2019 1:49 am 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Para mim, os reais pretos do Porto de D. João I, são estes:
Imagem
*A começar o real branco a 3 dinheiros, com 3,19g, significa que 3,19 estão para 100%, assim como x está para 25%. (25x3,19:100)= 0,8;
*A começar este real preto a meio dinheiro, com as expectáveis 2,39g (os que têm sinal oculto é o que dão - com excepçãp de dois que dão cobre- e os que não têm são de cobre), temos que 2,39 estão para 100%, assim como x está para 4,14%. (4,14x2,39):100=0,1.

Daqui concluo que esta moeda, a estar no sistema do real branco, valeria intrinsecamente 1/8 deste.

Ora, deveria valer 1/10. Ainda assim, não estamos a contar com reais que tenham mais que os três dinheiros. E eles existiram. Com 4,5 encontrei eu um. E com 6 e 11 também já se econtraram, ao que apregoa a literatura.

Depois há outras questões:

*Esta coroa, que é igual à dos reais brancos do Porto;
*Os separadores, que são tetra, penta ou hexapétalos de âmago vazado, apresentando afinidade com os reais brancos do Porto e não a apresentando com os de três libras e meia de bom bolhão;
*E finalmente os chefes dos escudetes, que são rectos, e a ponta, triangular, em tudo igual à de muitos reais brancos do Porto.

Esta imagem que tenho preparada para o estudo resume a comparação:
Imagem
1-Real branco
2-Real de 3 e meia preto
3-Real de três e meia branco
4-Real de três e meia branco

Ora bem, depois há ainda outra incongruência. Aqueles que sistematizo em Lisboa, a partir de 1415, começam em cobre, eventualmente branqueados (os de arcos duplos, pontos na coroa e cruz pátea a abrir a legenda). E a hipótese que aponto é a de existir divergência entre as duas casas da moeda, aldrabando-se mais numa que noutra. Ou a de apenas se terem lavrado emissões iniciais no Porto.

Colocar estes reais no sistema do real de três libras e meia, entre 1398 e 1407-8, como até agora tem sido feito, é uma hipótese que também esbarra em argumentos de peso.

Senão vejamos:

*O estilo dos do Porto, em corte com os anteriores reais de três e meia e apresentando afinidade com os brancos;
*Mas sobretudo, aquilo que se sabe das cortes de 1408. Que os reais de três e meia eram de boa liga. Que eram drenados para o estrangeiro. Que os cruzados primeiros deveriam ser tão leais quanto os de três e meia eram. Que os cruzados primeiros entraram, no mínimo, a 1 dinheiro. E isto impossibilita moedas de lei inferior a 1 dinheiro no final do sistema de três libras e meia. A não ser que tenham sido emissões fraudelentas e interlocutórias. Mas depois como se explica o estilo? Ou desconsideramos a evolução e as afinidades estilísticas?

Bem, mas este post surgiu por causa de uma limpeza assassina que fiz e que queria partilhar. Depois começo a escrever e entusiasmo-me. Era só para dizer que teve mesmo que ser e que assim descobri uma nova referência, com sinal oculto (três pontos) entre a coroa e o monograma. Uma daquelas situações em que, para mim, a história monetária se deverá impôr à numismática, no que a limpezas diz respeito. É que a moeda tinha dado meio dinheiro, mas se não tivesse sinal oculto tramava-me as conclusões. Assim está tudo mais tranquilo. Daqui a uns dias já estou perto dos pózinhos de prelimpimpim e tiro uma nova foto, para vos mostrar a atrocidade. :)

Assunto da Mensagem: Re: Reais pretos - Porto
MensagemEnviado: sábado jan 05, 2019 9:25 am 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Eu qualquer dia frito por completo, mas ainda não me deitei a pensar nisto. Acho que tenho agora a prova definitiva de que se bateram reais pretos no Porto durante o sistema do real branco e de que são aqueles que referi neste tópico. Corri a amostra a pente fino. Deixo uma rara moeda do PaulJ (3 na amostra), que tive a oportunidade de analisar e que é de cobre. Tem sinal oculto, mas pontos na coroa. Ora, a pedra de toque é o punção do "M" de ADIVTORIOM, no reverso. Apresento por baixo um real branco do Sérgio Baptista. E aí está o dito punção, usado como "T". Este "T" muito caracterítico e com as hastes triangulares, verificada toda a amostra, não aparece em emissões do Porto, nem no sistema do real de três libras e meia, nem no sistema do meio real cruzado. Já em reais brancos do Porto, é vulgar. Aliás, pelo que pesquisei, este "T" tem continuidade em D. Duarte. Deverá, por isso, ter entrado um novo abridor ao serviço em 1415. A epigrafia bate toda certa. Aliás, com este dado, arrisco dizer que seria impossível estas moedas terem saído da Casa da Moeda do Porto antes de 1415. E assim, devagar, lá se vai progredindo. A metrologia dá as pistas, a epigrafia ordena-as, a história enquadra-as e a matemática põe-as à prova. Escusado será dizer que o estudo ainda vai demorar! :)
Imagem

MensagemEnviado: sábado jan 05, 2019 11:01 am 
Desligado
Reinado D.Filipe I

Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
numisiuris Escreveu:
Eu qualquer dia frito por completo, mas ainda não me deitei a pensar nisto. ...

Iúri, vai com calma... :) Olha que assim dás cabo do canasto e fazes muita falta às moedinhas. :thumbs:

MensagemEnviado: sábado jan 05, 2019 7:17 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Parabéns pela persistência.
Pouco a pouco, a numismática de D.João I vai revelando os seus segredos.

MensagemEnviado: segunda jan 07, 2019 8:54 am 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Os horários já estão restabelecidos e, chegado outra vez a Lisboa, cá estão as fotos depois da intervenção estética:
Imagem

MensagemEnviado: segunda jan 07, 2019 6:51 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm
:clap3: Excelente!

MensagemEnviado: segunda jan 07, 2019 10:02 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm