Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça jan 22, 2019 12:59 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça jan 08, 2019 6:15 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe II

Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Embora me tenha sempre dedicado mais à cunhagem mecânica, vou, pouco-a-pouco, adquirindo algum exemplar batido a martelo que me desperte curiosidade. Está neste caso o seguinte exemplar do reinado de D. João III, conhecido como Real português dobrado e equivalente a quatro vinténs (80 réis). Tentando referenciá-lo através do catálogo A. Gomes e seguindo a metodologia do mesmo, que sub-divide os diversos grupos a partir das características do reverso, não existe qualquer referência coincidente com o meu exemplar. Existem algumas coincidências parciais de uma das faces da moeda, nomeadamente o anverso da ref. J3 95.03 (AG 2013) ou J3 91.03 (AG 2007) e o reverso da ref. J3 93.01 (AG 2013) ou J3 89.01 (AG 2007), este coincidente em tudo - letras N invertidas e falta do S na palavra VINCES (VINCE). Mas o que verdadeiramente me despertou o interesse neste exemplar foi a existência dos 3 pontinhos que figuram por baixo da marquilha e que nas dezenas de fotos dos exemplares constantes no AG, apenas em um deles existe este pormenor, precisamente a última referência catalogada.

Real português dobrado - D. João III
ImagemImagem
(clicar para ampliar)

MensagemEnviado: terça jan 08, 2019 9:56 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
A catalogação destas moedas é complexa e na minha opinião a abordagem do AG não é a melhor. Se fosse eu catalogava-as po tipologia de anverso baseada na forma da coroa e dos elementos anexos ao nome do rei e depois atribuía-lhes uma tipologia de reverso a cada tipo de anverso. Também a importância que as legendas têm na cunhagem manual é completamente descabida, pois cada cunho era diferente e as legendas eram escritas até encher e muitas vezes com terminações "parvas" porque o espaço não dava para mais. Uma abordagem destas a um real branco com duas linhas de legenda faria com que cada cunho fosse uma referência diferente todas elas raríssimas! Enfim, na cunhagem manual eu sou a favor de catalogação tipo ceitil baseada na tipologia e com listagem de legenda, pois considero ser esse o elemento com menos importância.

Depois da ideia paralela, e seguindo o AG, parece-me que a maneira mais fácil de a catalogar seria atribuir-lhe a referência 89.02b variante com 3 pontinhos sob a marquilha e depois descrever a legenda.

MensagemEnviado: terça jan 08, 2019 10:09 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Esqueci-me de referir que a referência do AG é a da edicão de 2007

MensagemEnviado: quarta jan 09, 2019 12:38 am 
Desligado
Reinado D.Filipe II

euoutravez Escreveu:
A catalogação destas moedas é complexa e na minha opinião a abordagem do AG não é a melhor. Se fosse eu catalogava-as por tipologia de anverso ...

Agradeço o comentário e concordo absolutamente que a melhor maneira de fazer a catalogação seria a partir do anverso. Por alguma razão é considerada a face principal de um numisma.

MensagemEnviado: quarta jan 09, 2019 8:21 am 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Está muito bonito Mário, parabéns! :thumbs:

MensagemEnviado: segunda jan 14, 2019 12:50 am 
Desligado
Reinado D.Filipe II

Graças ao amigo Fernando (fernanrei), que me alertou, pois eu nunca me lembro de ir "espreitar" o Ferraro Vaz, vem lá referenciado este exemplar. Pensava eu que no AG vinham representadas todas as variantes já listadas em catálogos mais antigos, mas pelos vistos não. E a reprodução que vem no Ferraro Vaz é fiel em todos os pormenores ao meu exemplar. É a ref. J3.104 e é a segunda melhor cotada de todas as variantes.

Imagem

MensagemEnviado: terça jan 15, 2019 11:15 am 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm
Parabéns pela moeda!
Desconhecia esse facto também. Tenho de usar mais vezes o Ferraro Vaz!
Cumprimentos,
Diogo

MensagemEnviado: terça jan 15, 2019 1:40 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
É um excelente exemplar, mantém uns relevos muito interessantes e o aspeto geral da moeda é muito atrativo. :thumbupleft:

MensagemEnviado: quarta jan 16, 2019 7:06 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Parabéns bela moeda...

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido