Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quinta abr 25, 2019 4:10 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Ajuda na identificação
MensagemEnviado: quarta fev 27, 2019 4:55 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: sexta set 04, 2009 4:26 pm
Bom dia,
Será que alguém me pode ajudar na identificação desta moeda? Penso que é um Dinheiro de Afonso III, mas de que tipo?

Envio link para as imagens de frente e verso.
https://drive.google.com/file/d/1Uv4dAF ... sp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1gUSTJW ... sp=sharing

Obrigado

Assunto da Mensagem: Re: Ajuda na identificação
MensagemEnviado: quarta fev 27, 2019 7:59 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Imagem

Julgo que terá, no reverso, 3 besantes, em linha e na vertical, em cada escudete.
Estrelas de seis pontas nos quadrantes ímpares, crescentes nos quadrantes pares.
Cruz pátea de braços recctos (o braço esquerdo é triangular).

MensagemEnviado: quarta fev 27, 2019 10:56 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Obrigado pela excelente ajuda. Confirma, então que é de D. Afonso III, certo. Será possível identificar o tipo (tenho um catálogo de 1972 que refere diferentes tipos A3.etc...)? E já agora, existe algum catalogo atual que me permita ter uma ideia de valores?

MensagemEnviado: quarta fev 27, 2019 11:53 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Tenho ideia que está a falar do catálogo de 1978, da Profesora Maria José Pimenta Ferro. Esse catálogo é um objecto de estudo excelente. Tem observações numismáticas propriamente ditas muito boas. Só que tem um drama. A Professora "gabava-se" de não ser coleccionadora. Teve "querelas" gigantes com o Eng. Gambetta e, pelo que se lê, também não estava nas melhores graças do Dr. Gomes Marques. E é precisamente o facto de não ser coleccionadora que constitui o seu maior calcanhar de Aquiles. Era uma estudiosa da história monetária medieval como, na minha opinião, não houve nenhum outro em Portugal, mas falhava redondamente na apreciação das características tipológicas. Porquê? Porque é preciso ter as moedas nas mãos. Olhar para elas uma, duas, vinte, cinquenta vezes. E vão-se descobrindo coisas. E podem-se assim fazer associações histórico-tipológicas. Hoje em dia podemos fazer isso com fotos. Há net. Mas nos anos 70 não era desse modo. Isto tudo para dizer que os tipos ainda estão todos por estudar com rigor. O Alberto Praça e o Paulo Alves andam a fazer excelente trabalho nessa área, no que aos dinheiros novos diz respeito. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Fui buscar o catálogo à estante e este tipo claramente não vem lá, apenas por causa de dois factores, besantes dos escudetes do reverso e braço triangular à esquerda (este último pormenor nem sei se deveria ser considerado tipológico, porque agrupar cruzes pelo tipo de braços é bastante complicado, dadas as excepções. Aliás, a inocência numismática da Professora Ferro era de tal ordem, que praticamente catalogou cunhos, em vez de catalogar verdadeiros tipos. O único historiador de formação que temos e que é um verdadeiro numismata, curiosamente, é fundador e moderador deste fórum. Estou a falar do Mário Carvalho. Acho que alguém algum dia lhe devia dar uma cátedra. Merecia-a.

Quanto ao valor, um dinheiro destes, na minha opinião, anda na ordem dos 5 euros.

MensagemEnviado: quinta fev 28, 2019 1:00 am 
Desligado
Reinado D.Miguel

Mais uma vez o meu muito obrigado. a questão do valor não é porque esteja a ponderar vender, mas apenas para registo meu.

MensagemEnviado: quinta fev 28, 2019 9:30 am 
Desligado
Reinado D.Miguel

numisiuris Escreveu:
Tenho ideia que está a falar do catálogo de 1978, da Profesora Maria José Pimenta Ferro. .

Não era a esse catálogo que me referia, mas sim as de 1972 de J. Ferraro Vaz. Apresenta preços (da altura, que naturalmente são de dificílima tradução para hoje) para tipos de "dinheiro" que vão do A3.01 ao A3.51, ou seja, 51 tipos diferentes, dado que o A3 é a designação para Afonso III. O problema é que não refere claramente o que permitirá identificar e separar os tais 51 tipos diferentes...

MensagemEnviado: quinta fev 28, 2019 12:55 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho II

O dinheiro é de afonso iii, sim. Eu tenho cá o ferraro vaz de 85, daí não estar a fazer associação aos anos 70. Nesse caso, é o tipo 27:
Imagem

MensagemEnviado: quinta fev 28, 2019 2:36 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Excelente. Mais uma vez obrigado. Se alguma vez achar util ou conhecer alguém que ache útil ver uma foto da moeda com mais detalhe, é só dizer.
Já não sai de casa, mas pode sempre fazer passagem de modelos :-)

MensagemEnviado: quinta fev 28, 2019 2:50 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho II

eafonso Escreveu:
Excelente. Mais uma vez obrigado. Se alguma vez achar util ou conhecer alguém que ache útil ver uma foto da moeda com mais detalhe, é só dizer.
Já não sai de casa, mas pode sempre fazer passagem de modelos :-)

:thumbupleft:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: