Real Branco Afonso V - P(?)

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
NVMVS
Reinado D.João VI
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

Real Branco Afonso V - P(?)

#1 Mensagem por NVMVS » domingo mar 31, 2019 11:28 am

Olá!

Hoje apresento uma moedinha que não está num estado muito famoso. Contudo trata-se de um real branco de Afonso V cunhado o porto, coisa que não se vê todos os dias. Ainda podem ver as incrustações que já nem vou tentar tirar porque tenho medo de a partir.
Apresento um decalque do anverso que ajuda a perceber melhor.

Será o AG 18.01

Comentários são bem vindos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por NVMVS em segunda abr 01, 2019 1:26 pm, editado 1 vez no total.

Cumprimentos
Diogo

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real Branco Afonso V - P

#2 Mensagem por fernanrei » domingo mar 31, 2019 4:20 pm

De facto pela imagem do reverso parece ser um Real branco. O módulo tem um diâmetro perto dos 17 ou 18mm ou qualquer coisa entre os 24 e os 27mm?
:D FMMRei :D

NVMVS
Reinado D.João VI

#3 Mensagem por NVMVS » domingo mar 31, 2019 4:57 pm

fernanrei Escreveu:De facto pela imagem do reverso parece ser um Real branco. O módulo tem um diâmetro perto dos 17 ou 18mm ou qualquer coisa entre os 24 e os 27mm?
Tem 24 mm na parte maior. Mas como está muito cerceada/partida e/ou o disco é muito irregular dexo uma foto com a imagem do AG
Cumprimentos
Diogo

euoutravez
Reinado D.António
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

#4 Mensagem por euoutravez » domingo mar 31, 2019 6:09 pm

Consegue ler alguma coisa da legenda em mão?
A coroa tem alguma arruela sobre o florao central?
Consegue confirmar que os elementos a intercalar os arcos do reverso são aneletes?

NVMVS
Reinado D.João VI

#5 Mensagem por NVMVS » domingo mar 31, 2019 6:47 pm

euoutravez Escreveu:Consegue ler alguma coisa da legenda em mão?
A coroa tem alguma arruela sobre o florao central?
Consegue confirmar que os elementos a intercalar os arcos do reverso são aneletes?
Leio [...] :TER [...] (ao que me parece)
Não me parece que tenha arruela sobre o florão central
Os elementos que intercalam os arcos do reverso parecem-me aneletes efetivamente.
Cumprimentos
Diogo

euoutravez
Reinado D.António

#6 Mensagem por euoutravez » domingo mar 31, 2019 7:57 pm

Sendo sincero o estado do exemplar não permite grandes análises pois muitos dos elementos não estão visíveis.
Talvez com melhores fotos fosse possível tirar conclusões mais definitivas..
Talvez com diferentes tipos de iluminação ou luz rasante.. Outra hipótese é realçar os relevos com algum tipo de óleo que possa remover depois..

NVMVS
Reinado D.João VI

#7 Mensagem por NVMVS » domingo mar 31, 2019 8:05 pm

euoutravez Escreveu:Sendo sincero o estado do exemplar não permite grandes análises pois muitos dos elementos não estão visíveis.
Talvez com melhores fotos fosse possível tirar conclusões mais definitivas..
Talvez com diferentes tipos de iluminação ou luz rasante.. Outra hipótese é realçar os relevos com algum tipo de óleo que possa remover depois..
O estado realmente não é famoso. Contudo, a classificação não me parece deixar dúvidas.
Cumprimentos
Diogo

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#8 Mensagem por fernanrei » domingo mar 31, 2019 8:56 pm

O estado de conservação não é o melhor, mas pelas dimensões do disco não deixa muitas dúvidas, é mesmo um Real Branco :thumbupleft:
:D FMMRei :D

euoutravez
Reinado D.António

#9 Mensagem por euoutravez » domingo mar 31, 2019 9:11 pm

NVMVS Escreveu: O estado realmente não é famoso. Contudo, a classificação não me parece deixar dúvidas.
Eu tenho muitas..

Sendo muito sincero vão desde a casa de cunhagem que me parece não poder ser o Porto até à possibilidade de ser uma falsificação das mesmas mãos que as outras que por aí andam. Eu tenho tantas fotos de monos desta referência como de exemplares bons. São moedas muito escassas que têm sido muito mal tratadas. Entre Duarte e Afonso V andam pelo menos 30 falsificações por aí a circular num universo de moedas da casa das 125/150 :s

Enfim, sem melhores fotos nada mais posso adiantar. Pode ser qualquer coisa. :(

NVMVS
Reinado D.João VI

#10 Mensagem por NVMVS » domingo mar 31, 2019 9:24 pm

euoutravez Escreveu:
NVMVS Escreveu: O estado realmente não é famoso. Contudo, a classificação não me parece deixar dúvidas.
Eu tenho muitas..

Sendo muito sincero vão desde a casa de cunhagem que me parece não poder ser o Porto até à possibilidade de ser uma falsificação das mesmas mãos que as outras que por aí andam. Eu tenho tantas fotos de monos desta referência como de exemplares bons. São moedas muito escassas que têm sido muito mal tratadas. Entre Duarte e Afonso V andam pelo menos 30 falsificações por aí a circular num universo de moedas da casa das 125/150 :s

Enfim, sem melhores fotos nada mais posso adiantar. Pode ser qualquer coisa. :(
Classificação refiro-me a Real Branco Afonso V. Ser do porto só consegui perceber pelo decalque. Por acaso tenho seguido as falsificações desta moeda. Até tenho algumas fotos guardadas no meu computador e já verifiquei algumas em mãos. Já comparei e não se enquadra em nenhuma das que conheço.
Cumprimentos
Diogo

Responder

Voltar para “D. Afonso V”