Dinheiro inédito?

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Dinheiro inédito?

#11 Mensagem por palves » segunda nov 25, 2019 6:36 pm

Ajuda?
Estive a ver aqui algumas moeditas de 2, 3, 4, 5, 6, 7 besantes em todas as formas e feitios, mas em aspa não está fácil.
tenho uma ou duas que parecem ter um em aspa e os restantes irregulares. Este pode eventualmente ter escudetes em aspa, mas...

Imagem

numisiuris
Reinado D.Afonso II
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#12 Mensagem por numisiuris » segunda nov 25, 2019 6:54 pm

Esse também não nos dá muitas mais certezas. Mas está muito bonito! Parabéns!

José Gomes
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

#13 Mensagem por José Gomes » terça nov 26, 2019 6:32 pm

numisiuris Escreveu:
segunda nov 11, 2019 3:31 pm
O estado não é o melhor, mas eu ando sempre à procura de pormenores tipológicos interessantes e é isso que valorizo. Estas estrelas de âmago vazado fazem lembrar as de alguns dinheiros de busto espanhóis. E depois o reverso, que a ter besantes em aspa, deita por terra toda a organização de Ferraro Vaz. Que acham?
Imagem
Olá, boa tarde.

Eis um tema muito interessante, ao menos para mim.

Tudo indica que é uma moeda inédita, por conseguinte, única ou algo perto disso.

Suponhamos que seja uma moeda única, ainda não catalogada. Fala-se de E.C. acerca de uma moeda única? Os escritores que lançam catálogos com respectivos preços (alguns astronômicos e outros irrisórios) levamo nossas moedas inéditas em consideração?

Penso que são peças assim, de colecionadores "garimpeiros", que enriquecem a numismática e a fazem andar, ser dinâmica. Apresentar uma peça inédita deveria ter mais apoio, mais divulgação, mais palavras de incentivo, ao contrário do que observei aqui mesmo, em que peças únicas são tratadas com um certo desprezo, e até aparecem colecionadores que querem comprar por preços ridículos.

Parabéns pela peça e espero que realmente seja uma peça única, ainda não catalogada, pelo bem da numismática.

Gomes.

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am

#14 Mensagem por Alfonsvs » terça dez 03, 2019 10:47 pm

Com estrelas de âmago vazado é o primeiro dinheiro de Afonso III que vejo!
A minha leitura é ALFONVS R€X / PO-RT-VG-AL
O V é uma hipótese, devido ao pouco espaço até ao S deitado.
Muito provavelmente inédito! :clap3:
José Matos

Responder

Voltar para “D. Afonso III”