Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda ago 20, 2018 10:18 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Museu do Papel Moeda
MensagemEnviado: sexta dez 23, 2011 3:28 pm 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: quarta dez 02, 2009 12:21 am
Na semana passada estive no Porto e tive oportunidade de tirar um tempo para ir visitar o Museu do Papel Moeda na fundação Dr Antonio Cupertino de Miranda.
Aqui ficam os meus comentários e algumas duvidas.

Em primeiro lugar fiquei surpreendido pois fiquei com a ideia que era o primeiro visitante em bastante tempo.
Depois do ar de espanto das senhoras da recepção, tive de esperar que fosse aberta a porta da exposição e acendidas as luzes da sala.

Primeira impressão foi uhau! mas por onde começar? Confesso que achei a disposição e ordem das vitrines um pouco confusa mas lá se vai seguindo nem que seja por ordem cronológica.

Gostaria de saber se a exposição engloba a totalidade da colecção ou existem mais notas alem das que estão à vista?
Será que existe alguém responsável pela continuação, e tentar adquirir novas notas para enriquecer ainda mais esta maravilhosa colecção?

Já tinha ouvido falar do museu e da sua colecção com os seus exemplares unicos, mas confesso que fiquei surpreendido pela qualidade e quantidade dos exemplares em mostra.
Sem falar nos exemplares "impossiveis", notas que eu tento encontrar à algum tempo como os 500Esc de 1938, nesta "pequena mostra" estão 5 sem contar com especimes e provas....
Acho que é uma visita obrigatória para todos os amantes e simpatizantes da notafilia e um regalo para os olhos! :)

Melhores cumprimentos e Boas Festas
Mário Ribeiro

Assunto da Mensagem: Re: Museu do Papel Moeda
MensagemEnviado: sábado dez 24, 2011 12:50 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: sexta mai 20, 2011 2:28 pm
Olá

Descobri o museu há uns 2 anos e quando vou ao Porto não me farto de o visitar. Tem

exemplares espetaculares, descobri o museu por mero acaso nunca tinha ouvido falar nele,

até é de estranhar, dada a qualidade das notas que apresenta.

Cumprimentos

Diogo

MensagemEnviado: sábado dez 24, 2011 1:12 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am
É sem dúvida a melhor colecção de papel moeda de Portugal e Colónias.
A direcção do museu está sempre muito atenta ao mercado,comprando as raríssimas peças que lhe faltam ( neste momento acho serem cerca de 20) e para substituição por exemplares em melhor estado de conservação,situações que também dificilmente surgem.

MensagemEnviado: sábado dez 24, 2011 1:07 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: terça fev 13, 2007 9:14 am
mariosrib Escreveu:
Na semana passada estive no Porto e tive oportunidade de tirar um tempo para ir visitar o Museu do Papel Moeda na fundação Dr Antonio Cupertino de Miranda.
Aqui ficam os meus comentários e algumas duvidas.

Em primeiro lugar fiquei surpreendido pois fiquei com a ideia que era o primeiro visitante em bastante tempo.
Depois do ar de espanto das senhoras da recepção, tive de esperar que fosse aberta a porta da exposição e acendidas as luzes da sala.

Primeira impressão foi uhau! mas por onde começar? Confesso que achei a disposição e ordem das vitrines um pouco confusa mas lá se vai seguindo nem que seja por ordem cronológica.

Gostaria de saber se a exposição engloba a totalidade da colecção ou existem mais notas alem das que estão à vista?
Será que existe alguém responsável pela continuação, e tentar adquirir novas notas para enriquecer ainda mais esta maravilhosa colecção?

Já tinha ouvido falar do museu e da sua colecção com os seus exemplares unicos, mas confesso que fiquei surpreendido pela qualidade e quantidade dos exemplares em mostra.
Sem falar nos exemplares "impossiveis", notas que eu tento encontrar à algum tempo como os 500Esc de 1938, nesta "pequena mostra" estão 5 sem contar com especimes e provas....
Acho que é uma visita obrigatória para todos os amantes e simpatizantes da notafilia e um regalo para os olhos! :)

Melhores cumprimentos e Boas Festas
Mário Ribeiro

Pois fez muito bem em apostar nesta visita.
Acho que quando se refere aos 500Esc de 1938 será a chapa 6 - Infante D. Henrique... pois de facto é um exemplar apetecível, mas nunca tive a sorte de ver à venda e por isso não consta na minha colecção.

MensagemEnviado: terça dez 27, 2011 11:51 am 
Desligado
Reinado D.Carlos

Registado: quarta dez 02, 2009 12:21 am
Esta colecção é realmente extraordinária mas tenho a impressão que infelizmente passa bastante despercebida mesmo aos olhos de alguns coleccionadores ou interessados/curiosos na historia do papel moeda em Portugal.

Outro reparo que gostaria de fazer em relação à exposição, é o facto de não podermos ver as duas faces da mesma nota, mas compreendo que isso seria mais complicado em termos de exposição.
Mesmo não apresentando todas as datas das varias chapas, temos sempre pelo menos dois exemplares para conseguir ver as duas faces da mesma chapa (claro que em exemplares únicos isso não acontece...). E com o cuidado de privilegiar a face frontal da nota com a data mais importante, mostrando exemplares como 1Esc de 1918 ou os 500Esc de 1944 que são exemplares com bastante raridade e aparentemente em estado bastante bom.

Em relação a nota de 500Esc de 1938 Ch6, o problema não é só ser raro de aparecer à venda é tambem os €€€! :)

Melhores cumprimentos,
Mário Ribeiro

MensagemEnviado: terça ago 07, 2018 11:03 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: segunda fev 12, 2018 4:38 pm
Viva!

Visitei hoje (já ontem) este museu. Gostei muito!

Recomendo a todos os amantes da notafilia!

Um abraço a todos!

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: