Apresentação - jpgato

Faça a sua apresentação aos restantes membros do fórum
Responder
Mensagem
Autor
jpgato
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 2
Registado: quarta jan 19, 2022 1:04 pm

Apresentação - jpgato

#1 Mensagem por jpgato » quarta jan 19, 2022 2:06 pm

Olá a todos!

Cumprindo o protocolo que tenho observado nos tópicos deste fórum, venho desta forma apresentar-me aos seus utilizadores.

Sempre conservei as moedas curiosas que me foram chegando às mãos desde miúdo, seja em viagens ao estrangeiro, seja em descobertas acidentais de "tesouros", como quando encontrava uma moeda de euro de um país invulgar, como o Vaticano. Guardava estas moedas em caixinhas, tal como sempre vira fazer ao meu pai, mas nunca as organizei numa coleção.
Acontece que há algum tempo pus os olhos num recanto da casa dos meus pais onde essas caixinhas descansavam e decidi sistematizá-las, juntando as minhas e as do meu pai - que recolheu muitas mais ao longo de mais anos e mais viagens do que eu. Constatei que tinha cerca de 200 moedas de 30 países diferentes, incluindo algumas da monarquia portuguesa, como uma moeda de X réis de D. João V, encontrada num velho porta moedas de um bisavô (não tão antigo que a usasse para pagar coisas...). Pode ser insignificante para um numismata avançado, mas, para mim, é uma coleção estimável.

Comecei então a pesquisar sobre o assunto e encontrei o site uCoin, que me parece muito interessante para organizar a coleção e ter uma perceção do valor de cada moeda. Um familiar que negoceia em moedas deu-me um saco cheio de moedas que não lhe interessava, e que, quando muito, eram para vender ao quilo. Com este acervo mais do que dupliquei a minha coleção, tanto em moedas como em países.

Os meus interesses na numismática, por enquanto, não passam tanto por moedas valiosas, mas por curiosidades, nomeadamente:
- Países do mundo e, muito particularmente, de países invulgares - países distantes ou dependências e territórios subordinados de outros estados;
- Países que já não existem;
- Moedas comemorativas;
- Moedas romanas e medievais (já tinha algumas).

Devo dizer que, embora tenha só agora chegado à numismática, há já algum tempo que coleciono aquelas medalhas que são vendidas nos monumentos portugueses, bem como as notas de 0 euros, a que acho muita piada. Mas só coleciono aquelas por onde passo, e não penso em adquirir nenhuma de sítios que não tenha visitado ou relativas a temas que não me suscitem muito interesse. Esta é uma postura pessoal que transporto na medida do possível para a numismática, com a eventual exceção do interesse em recolher moedas de outros países.

Em suma, o meu interesse na numismática não passa tanto por encontrar moedas na internet, mas sim por desencantá-las com algum trabalho, passando bons momentos em sítios como a Feira da Ladra a catar montes de moedas em busca de curiosidades, que podem nem ter valor nenhum, mas que me interessem.
Também me delicio a passar algum tempo a identificar o imperador que aparece nas moedas romanas (um gosto que me foi incutido por um antigo colega de trabalho) ou o reinado a que pertence este ou aquele ceitil.
Da mesma forma, não partilho, pelo menos por enquanto, da obsessão numismata pelo estado de conservação das moedas. Tanto sou capaz de limpar uma moeda menos valiosa para que esteja mais apresentável (com algum cuidado, usando água e sabão, óleo de amêndoas doces, eventualmente pasta de dentes, e o aparelho de ultrassons, tudo dicas que já fui aprendendo aqui), como de juntar à minha coleção uma moeda com bastante uso que me chegue à mão, em vez de comprar a mesma moeda numa loja, em melhores condições. Por exemplo, tenho uma moeda de euro do Vaticano com a efígie do anterior papa que estimo muito (não o anterior papa, a moeda) porque me veio parar às mãos em circulação normal, e não a penso trocar por uma igual em melhores condições.

É com isto que podem contar de mim. Espero poder vir a ter trocas de impressões interessantes por aqui, contando com o vosso desconto para quem é ainda um novato.

Da minha parte, disponham.



Lipe
Reinado D.Carlos
Mensagens: 120
Registado: terça out 01, 2019 10:52 am

Re: Apresentação - jpgato

#2 Mensagem por Lipe » quinta jan 20, 2022 5:22 am

Bom dia,muito bem-vindo.

limburgo
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5835
Registado: domingo mai 10, 2009 10:01 am

Re: Apresentação - jpgato

#3 Mensagem por limburgo » quinta jan 20, 2022 2:03 pm

Seja bem vindo :thumbupleft:
Se a inveja matasse a humanidade já nao existia.
Cumps Paulo

Avatar do Utilizador
M Machado
Reinado D.João II
Mensagens: 1168
Registado: quinta nov 30, 2006 12:47 am
Localização: Açores

Re: Apresentação - jpgato

#4 Mensagem por M Machado » quinta jan 20, 2022 8:15 pm

Bem-vindo ao Fórum!

Avatar do Utilizador
LSalema
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2297
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: Apresentação - jpgato

#5 Mensagem por LSalema » sexta jan 21, 2022 2:15 am

Seja bem vindo ao Fórum! :thumbs:
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Apresentação - jpgato

#6 Mensagem por fernanrei » sexta jan 21, 2022 11:18 am

Bem-vindo ao fórum :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

monteiro
Reinado D.João VI
Mensagens: 406
Registado: sábado mai 21, 2011 9:10 pm
Localização: Cascais

Re: Apresentação - jpgato

#7 Mensagem por monteiro » segunda jan 24, 2022 12:30 pm

Bem vindo !
Os meus cumprimentos.
Rui Monteiro

Responder

Voltar para “Apresentação”