X Réis 1851

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas
Mensagem
Autor
PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

X Réis 1851

#1 Mensagem por PSIMOES » quinta nov 19, 2020 11:30 pm

Que dizer desta?
:sunny:

ImagemImagem


Pedro Simões

Avatar do Utilizador
KOS
Reinado D.João I
Mensagens: 1344
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
Localização: Coimbra/Portugal

Re: X Réis 1851

#2 Mensagem por KOS » quinta nov 19, 2020 11:41 pm

Soberba! Se tiver o brilho todo ate arrisco fdc!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: X Réis 1851

#3 Mensagem por MCarvalho » sexta nov 20, 2020 10:15 am

KOS Escreveu:
quinta nov 19, 2020 11:41 pm
Soberba! Se tiver o brilho todo ate arrisco fdc!
A moeda não tem nenhum vestígio de brilho de cunhagem. É uma moeda que circulou, embora muito pouco. A questão é que foi limpa e entretanto repatinou, o que a prejudica um pouco.
Em termos globais, está perfeitamente coleccionável, mas não chega a Bela. O estado de Bela pode até aceitar a limpeza (com consequências no valor, claro), mas neste caso, dadas as pequenas pancadas no campo e bordo, eu classificaria como aquilo que se chama quase Bela.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
KOS
Reinado D.João I
Mensagens: 1344
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
Localização: Coimbra/Portugal

Re: X Réis 1851

#4 Mensagem por KOS » sexta nov 20, 2020 11:07 am

MCarvalho Escreveu:
sexta nov 20, 2020 10:15 am
KOS Escreveu:
quinta nov 19, 2020 11:41 pm
Soberba! Se tiver o brilho todo ate arrisco fdc!
A moeda não tem nenhum vestígio de brilho de cunhagem. É uma moeda que circulou, embora muito pouco. A questão é que foi limpa e entretanto repatinou, o que a prejudica um pouco.
Em termos globais, está perfeitamente coleccionável, mas não chega a Bela. O estado de Bela pode até aceitar a limpeza (com consequências no valor, claro), mas neste caso, dadas as pequenas pancadas no campo e bordo, eu classificaria como aquilo que se chama quase Bela.
Bom dia caro MCarvalho,

Pode ser até esse o caso, mas já tirei fotos a moedas em que mediante as condições de luz, pode não ficar retido absolutamente nenhum brilho de cunhagem. Será esse o caso aqui?

Ainda assim vou deixar aqui os pontos que me levaram a avaliar a moeda:
- Eu pelas fotos não lhe identifico vestígios de circulação, ainda mais quando vejo o campo com poucos ou nenhuns vestígios de riscos. Pessoalmente, o campo é para onde olho primeiro para vestígios de circulação.
- Em termos de relevo, até nos pontos mais altos, parece-me estar impecável.
- A pátina é homogénea

Sendo que com base no que analisei, uma moeda que aparenta não ter circulado, na minha opinião não deve ser considerada abaixo de Bela. E como referi não é linear que não possa ter brilho de cunhagem, deixo exemplo abaixo de 2 fotos da mesma moeda de cobre.

Imagem
Imagem
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: X Réis 1851

#5 Mensagem por MCarvalho » sexta nov 20, 2020 1:01 pm

Neste caso a oxidação é muito característica de repatinação. Nos XX centavos, apesar das diferenças de fotografia, vê-se bem o brilho.

O desgaste é muito ligeiro, sem dúvida, mas está lá. Na ornamentação do escudo (as volutas laterais) vê-se, com atenção, que houve desgaste de circulação.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
KOS
Reinado D.João I
Mensagens: 1344
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
Localização: Coimbra/Portugal

Re: X Réis 1851

#6 Mensagem por KOS » sexta nov 20, 2020 1:09 pm

MCarvalho Escreveu:
sexta nov 20, 2020 1:01 pm
Neste caso a oxidação é muito característica de repatinação. Nos XX centavos, apesar das diferenças de fotografia, vê-se bem o brilho.

O desgaste é muito ligeiro, sem dúvida, mas está lá. Na ornamentação do escudo (as volutas laterais) vê-se, com atenção, que houve desgaste de circulação.
Quando tiver mais um bocadinho vou olhar com atenção, mas obrigado pelas dicas :green:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: X Réis 1851

#7 Mensagem por fernanrei » sexta nov 20, 2020 2:42 pm

Moeda muito interessante, MBC+ a bela :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: X Réis 1851

#8 Mensagem por jdickson » sábado nov 21, 2020 12:42 am

MCarvalho Escreveu:
sexta nov 20, 2020 10:15 am
KOS Escreveu:
quinta nov 19, 2020 11:41 pm
Soberba! Se tiver o brilho todo ate arrisco fdc!
A moeda não tem nenhum vestígio de brilho de cunhagem. É uma moeda que circulou, embora muito pouco. A questão é que foi limpa e entretanto repatinou, o que a prejudica um pouco.
Em termos globais, está perfeitamente coleccionável, mas não chega a Bela. O estado de Bela pode até aceitar a limpeza (com consequências no valor, claro), mas neste caso, dadas as pequenas pancadas no campo e bordo, eu classificaria como aquilo que se chama quase Bela.
Não concordo, de todo. Esta moeda, se enviada para a NGC, dará um MS-62, na minha opinião.
A questão da limpeza prévia terá apenas efeito se esta for detetável e, pelas fotos, não o é (em mão poderá ser outro o resultado, mas duvido).
A foto está bastante ampliada e o que é interpretado com desgaste está dentro da margem do não circulado (MS) que, convém lembrar, vai do 60 ao 67 (para moedas de acabamento normal). As pequenas mossas no rebordo são consideradas como toques de contacto.
É uma excelente moeda.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: X Réis 1851

#9 Mensagem por fernanrei » sábado nov 21, 2020 9:21 am

A moeda aparenta não ter circulado, é um fato, mas as mossas no rebordo, que não são pequenas, e a não existência do brilho ou baço da cunhagem remete a moeda para estados de conservação abaixo do Soberba, na classificação usada por cá. É pena, uma vez que a moeda está mesmo muito bonita. Em relação à escala de Sheldon, a partir do MS 61 refere o brilho de cunhagem, mesmo que diminuído, portanto só resta o 60, que pode abarcar esta moeda caso não tenha mesmo nenhum vestígio de desgaste de circulação e as marcas que ostenta sejam marcas de contacto com outras moedas ou ligeiros danos de manuseamento, excluindo os provocados pela circulação. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: X Réis 1851

#10 Mensagem por jdickson » sábado nov 21, 2020 10:00 am

fernanrei Escreveu:
sábado nov 21, 2020 9:21 am
A moeda aparenta não ter circulado, é um fato, mas as mossas no rebordo, que não são pequenas, e a não existência do brilho ou baço da cunhagem remete a moeda para estados de conservação abaixo do Soberba, na classificação usada por cá. É pena, uma vez que a moeda está mesmo muito bonita. Em relação à escala de Sheldon, a partir do MS 61 refere o brilho de cunhagem, mesmo que diminuído, portanto só resta o 60, que pode abarcar esta moeda caso não tenha mesmo nenhum vestígio de desgaste de circulação e as marcas que ostenta sejam marcas de contacto com outras moedas ou ligeiros danos de manuseamento, excluindo os provocados pela circulação. :thumbupleft:
Parece-me que está a interpretar mal a escala de Sheldon, caro Fernando. Não é necessária a presença de brilho de cunhagem até ao MS-63. Especificamente, o MS-62, que seria a minha aposta para este exemplar, diz o seguinte: "Impaired or dull luster may be evident. Clusters of small marks may be present throughout with a few large marks or bag nicks in prime focal areas. Hairlines may be very noticeable. Large unattractive scuff-marks might be seen on major features. The strike, rim and planchet quality may be noticeably below average. Overall eye-appeal is generally acceptable. Copper coins will show a diminished color and tone." Ora "impaired" significa, neste caso, ausente e "dull" significa, de forma livre, atenuado ou baço. Quanto às mossas no rebordo, elas são admitidas e a experiência (de moedas certificadas) diz-me que são aceites em níveis muito relevantes.Neste caso concreto, até acho que estão quase ausentes, face ao facto das fotos estarem bastante ampliadas e comparando com casos de moedas com muito mais mossas e que foram certificadas como MS. :beer:

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”