1000 Réis 1899

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas

EC?

FDC
3
23%
Soberba
8
62%
Bela
2
15%
 
Total de votos: 13

Mensagem
Autor
PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

1000 Réis 1899

#1 Mensagem por PSIMOES » domingo mar 07, 2021 10:27 pm

Desculpem o alvéolo, mas nem me atrevi a retirar... :)

ImagemImagem
(Click na imagem para aumentar)


Pedro Simões

Avatar do Utilizador
KOS
Reinado D.João I
Mensagens: 1344
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
Localização: Coimbra/Portugal

Re: 1000 Réis 1899

#2 Mensagem por KOS » domingo mar 07, 2021 10:44 pm

Votei FDC. Para além de não ter mazelas, os relevos das letras estarem deslumbrantes, tem uma propriedade que eu adoro, e os americanos chamam de "Frost" ou "Mint Luster"! Está deslumbrante Pedro, parabéns!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: 1000 Réis 1899

#3 Mensagem por Pedro Leg » domingo mar 07, 2021 11:46 pm

Votei soberba. Não consigo justificar :)
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1000 Réis 1899

#4 Mensagem por fernanrei » segunda mar 08, 2021 4:42 pm

Votei soberba, apesar de me parecer existirem alguns riscos no campo superior direito do escudo e no campo inferior esquerdo do mesmo, e também na parte esquerda do campo do reverso da moeda às 9 horas. Independentemente disso, está muito bonita a moeda. :clap3:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
Santiagorm
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 207
Registado: quarta fev 29, 2012 7:49 pm
Localização: Almada

Re: 1000 Réis 1899

#5 Mensagem por Santiagorm » segunda mar 08, 2021 8:38 pm

PB150239.jpg
fernanrei Escreveu:
segunda mar 08, 2021 4:42 pm
Votei soberba, apesar de me parecer existirem alguns riscos no campo superior direito do escudo e no campo inferior esquerdo do mesmo, e também na parte esquerda do campo do reverso da moeda às 9 horas. Independentemente disso, está muito bonita a moeda. :clap3:
"apesar de me parecer existirem alguns riscos" + os evidenciados na foto e não sei se desgaste no cabelo. Eu não quero ser picuinhas e a moeda é linda sem duvida, mas voto em bela. Só para ser diferente. :)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1000 Réis 1899

#6 Mensagem por fernanrei » terça mar 09, 2021 4:54 pm

Santiagorm Escreveu:
segunda mar 08, 2021 8:38 pm
PB150239.jpg
fernanrei Escreveu:
segunda mar 08, 2021 4:42 pm
Votei soberba, apesar de me parecer existirem alguns riscos no campo superior direito do escudo e no campo inferior esquerdo do mesmo, e também na parte esquerda do campo do reverso da moeda às 9 horas. Independentemente disso, está muito bonita a moeda. :clap3:
"apesar de me parecer existirem alguns riscos" + os evidenciados na foto e não sei se desgaste no cabelo. Eu não quero ser picuinhas e a moeda é linda sem duvida, mas voto em bela. Só para ser diferente. :)
Não é ser diferente, é ser sincero e imparcial num assunto que se quer o menos subjetivo possível. Claro que a objetividade é mais uma utopia que uma realidade em concreto, mas a tentativa permanente de anulação dos erros aproxima-nos da verdade e isso só é possível com o contributo de todos, seja por inferência indutiva ou dedutiva. Já anteriormente foi referido que, numa avaliação Bela+++ , o mais coerente será saltar para o patamar seguinte, o soberbo, mantendo em aberto todo o tipo de possibilidades justas e coerentes, sem no entanto desvirtuar a liberdade de pensamento. A questão da dúvida em relação à possibilidade de existência de riscos, deve-se ao facto da moeda estar dentro de um alvéolo, um facto que poderá provocar erros de análise em concreto, associados a uma forte probabilidade de ocorrência de ilusões óticas. Só isso, nada mais... :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
KOS
Reinado D.João I
Mensagens: 1344
Registado: quinta out 05, 2006 11:57 am
Localização: Coimbra/Portugal

Re: 1000 Réis 1899

#7 Mensagem por KOS » terça mar 09, 2021 5:34 pm

Eu estive a ver com atenção os vossos pormenores que apontam.

No escudo e no pescoço vejo marcas de contacto com outras moedas, perfeitamente aceitáveis. Não vejo hairlines pela foto.

As marcas escuda que o Santiago identificou, tal como na moeda de 10 escudos de 1934 não se devem a desgaste, são "Scuff marks" que não afectam a superfície da moeda de forma abrasiva, deixam apenas aquela mancha mais escurecida e são comuns em moedas de prata de circulação (i.e. sem serem BNC ou Proof).

Eu apontaria esta moeda para um MS66 e isso na minha opinião é FDC. Em mão, não sei :green:

Para mim até AU58 a MS62 considero Bela, MS63 a MS65 Soberba e acima de MS66 FDC! Esta é a minha referência, não tem de ser a de outros :)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro" - Albert Einstein

Luís

Avatar do Utilizador
Santiagorm
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 207
Registado: quarta fev 29, 2012 7:49 pm
Localização: Almada

Re: 1000 Réis 1899

#8 Mensagem por Santiagorm » terça mar 09, 2021 6:25 pm

fernanrei Escreveu:
terça mar 09, 2021 4:54 pm
Santiagorm Escreveu:
segunda mar 08, 2021 8:38 pm
PB150239.jpg
fernanrei Escreveu:
segunda mar 08, 2021 4:42 pm
Votei soberba, apesar de me parecer existirem alguns riscos no campo superior direito do escudo e no campo inferior esquerdo do mesmo, e também na parte esquerda do campo do reverso da moeda às 9 horas. Independentemente disso, está muito bonita a moeda. :clap3:
"apesar de me parecer existirem alguns riscos" + os evidenciados na foto e não sei se desgaste no cabelo. Eu não quero ser picuinhas e a moeda é linda sem duvida, mas voto em bela. Só para ser diferente. :)
Não é ser diferente, é ser sincero e imparcial num assunto que se quer o menos subjetivo possível. Claro que a objetividade é mais uma utopia que uma realidade em concreto, mas a tentativa permanente de anulação dos erros aproxima-nos da verdade e isso só é possível com o contributo de todos, seja por inferência indutiva ou dedutiva. Já anteriormente foi referido que, numa avaliação Bela+++ , o mais coerente será saltar para o patamar seguinte, o soberbo, mantendo em aberto todo o tipo de possibilidades justas e coerentes, sem no entanto desvirtuar a liberdade de pensamento. A questão da dúvida em relação à possibilidade de existência de riscos, deve-se ao facto da moeda estar dentro de um alvéolo, um facto que poderá provocar erros de análise em concreto, associados a uma forte probabilidade de ocorrência de ilusões óticas. Só isso, nada mais... :thumbs:
https://en.numista.com/catalogue/pieces17841.html vejam esta e depois digam da vossa justiça, especialmente no cabelo e não tem nada a ver com o alvéolo.

Avatar do Utilizador
jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3996
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm
Localização: S. Paio de Oleiros - Feira

Re: 1000 Réis 1899

#9 Mensagem por jcunha » terça mar 09, 2021 8:39 pm

Votei soberba porque não entendo FDc como um estado de conservação. Concordo com o MS66 que alguém referiu acima.
Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

PSIMOES
Reinado D.Sancho II
Mensagens: 1968
Registado: sábado abr 16, 2005 10:44 pm

Re: 1000 Réis 1899

#10 Mensagem por PSIMOES » terça mar 09, 2021 10:25 pm

Apenas posso referir que a moeda está num EC superior em que não se vêm com frequência. Um dia poderei ainda mandar certificar...
Pedro Simões

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”