Porquê se vê online e nas lojas, tão poucas moedas antigas certificadas?

Mensagem
Autor
SILANVS
Escudinho da II República
Mensagens: 14
Registado: sábado jul 25, 2020 12:48 pm

Porquê se vê online e nas lojas, tão poucas moedas antigas certificadas?

#1 Mensagem por SILANVS » sábado jul 25, 2020 5:13 pm

Caros numismatas,

Sou coleccionador há pouco tempo mas a impressão que tenho é que existem muito poucas moedas antigas certificadas pela NGC - e PCGS comparativamente àquelas que não são certificadas.
Numa pesquisa online ou mesmo em lojas da especialidade, é raro eu ver moedas romanas, gregas ou bizantinas certificadas. Eu sei que todos os anos são certificadas milhares mas aparentemente ficam na posse dos coleccionadores e não chegam ao mercado numismático.

Nos EUA existem lojas de numismática com estantes inteiras só com moedas certificadas, mas aqui em Portugal não conheço nenhum exemplo semelhante.
Além disso, mesmo na Europa não é fácil encontrar moedas romanas da NGC. Pensei inicialmente que se devia à inexistência de delegações da NGC na Europa mas descobri que existem no Reino Unido e na Alemanha. Também li um post antigo deste fórum de alguém que afirmava ser o representante da NGC em Portugal. Não seise ainda existe.
Mas não seria este um motivo para haver muitas mais moedas autenticadas?

Dadas as vantagens ao nivel da autenticidade, porque é não vemos mais moedas certificadas?
Gostava de saber o que pensam. Que motivos identificam que leve a esta situação na Europa?

Aqui ficam alguns possiveis motivos:

1) Custos elevados de certificação inibem os colecionadores de a pedir.
2)Não havendo muitas moedas romanas certificadas, não haverá muitos exemplares à venda, online e nas lojas fisicas.
3) Há coleccionadores que preferem mexer nas moedas e não gostam de as "encaixotar". Alguns falam delas como moedas num caixão.
4) Não existem na Europa, e particularmente em Portugal, coleccionadores suficientes para o nivel de preço das moedas certificadas (a mesma moeda, no mesmo estado de conservação pode, por vezes, ser comprada por menos de metade do preço da moeda certificada).

Haverá outras razões ?
Ou será que existem muitas moedas romanas certificadas à venda e eu tenho a impressão errada?
Estou intrigado...

Cumprimentos a todos,
André



Lipe
Reinado D.Carlos
Mensagens: 120
Registado: terça out 01, 2019 10:52 am

Re: Porquê se vê online e nas lojas, tão poucas moedas antigas certificadas?

#2 Mensagem por Lipe » sábado jul 25, 2020 6:47 pm

Olá boa tarde, eu pessoalmente desencaixoto todas as que apanho!Nao tenho nada contra as certificações, é só uma questão de gosto.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Porquê se vê online e nas lojas, tão poucas moedas antigas certificadas?

#3 Mensagem por fernanrei » sábado jul 25, 2020 9:37 pm

"Quod erat demonstrandum"

SILANVS
Escudinho da II República
Mensagens: 14
Registado: sábado jul 25, 2020 12:48 pm

Re: Porquê se vê online e nas lojas, tão poucas moedas antigas certificadas?

#4 Mensagem por SILANVS » segunda jul 27, 2020 11:51 am

Obrigado pelas referências.
Infelizmente, surge uma mensagem a informar que não tenho permissão para ver os anexos do post. Não consegui ver as suas moedas.
Mas, se posso perguntar, onde as adquiriu?
Terá sido a directamente a outro coleccionador português que as mandou certificar, ou foram mandadas certificar por si?

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Porquê se vê online e nas lojas, tão poucas moedas antigas certificadas?

#5 Mensagem por Monge » segunda jul 27, 2020 1:31 pm

Ainda bem que há poucas.
Não me apetece nada pagar para saber que a empresa certificadora X acha que aquela moeda tem um grau de conservação MSxx. Isso também eu vejo sem ter de pagar e acredito mais da minha opinião do que na deles.
Acresce ainda que certificam muita moeda falsa.
Pessoalmente evito mesmo comprar tais moedas e, nas raras vezes que o faço, a caixa leva logo uma martelada à chegada a casa.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Porquê se vê online e nas lojas, tão poucas moedas antigas certificadas?

#6 Mensagem por fernanrei » segunda jul 27, 2020 2:39 pm

Isto da certificação é como o caro Monge diz, para uns tem valor e para outros não. Se aprecia mesmo moedas, terá que as ter sem estarem encaixotadas, porque só assim as poderá apreciar em todos os campos. Eu tenho apenas quatro moedas certificadas, e vão continuar como estão, pelo menos até ao dia em que decida olhar para elas com maior pormenor. Já as comprei certificadas e o facto de estarem numa caixa não influenciou ou seu valor, felizmente. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

onlion
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 247
Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm

Re: Porquê se vê online e nas lojas, tão poucas moedas antigas certificadas?

#7 Mensagem por onlion » segunda jul 27, 2020 5:22 pm

No meu caso tenho 2 ou 3 moedas que poderiam beneficiar com a certificação mas, só o simples facto de ter que as enviar para França (creio eu), para serem reenviadas para os EUA e depois fazerem o caminho inverso, tira-me a vontade.
Sabendo que os correios trabalham como trabalham e com tanta viagem, o mais provável seria o seu extravio.

SILANVS
Escudinho da II República
Mensagens: 14
Registado: sábado jul 25, 2020 12:48 pm

Re: Porquê se vê online e nas lojas, tão poucas moedas antigas certificadas?

#8 Mensagem por SILANVS » segunda jul 27, 2020 5:25 pm

Então, pelas respostas recebidas, parece-me que a explicação é que os coleccionadores preferem moedas não certificadas (em parte por desconfiança das entidades certificadoras, em parte porque nao as conseguem apreciar dentro das caixas).

Se ninguém as quer certificadas, não haverá muitas moedas dessas, logo, não se veem à venda.
Aqui está a resposta.

Cumprimentos,

Avatar do Utilizador
LSalema
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2295
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: Porquê se vê online e nas lojas, tão poucas moedas antigas certificadas?

#9 Mensagem por LSalema » sábado ago 22, 2020 3:44 am

Monge Escreveu:
segunda jul 27, 2020 1:31 pm
Ainda bem que há poucas.
Não me apetece nada pagar para saber que a empresa certificadora X acha que aquela moeda tem um grau de conservação MSxx. Isso também eu vejo sem ter de pagar e acredito mais da minha opinião do que na deles.
Acresce ainda que certificam muita moeda falsa.
Pessoalmente evito mesmo comprar tais moedas e, nas raras vezes que o faço, a caixa leva logo uma martelada à chegada a casa.
Concordo plenamente. :thumbs:
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

Rodrigues
Reinado D.Luís
Mensagens: 197
Registado: sábado nov 17, 2018 1:30 pm

Re: Porquê se vê online e nas lojas, tão poucas moedas antigas certificadas?

#10 Mensagem por Rodrigues » sábado ago 22, 2020 1:49 pm

Eu gostaria de encaixotar todas as minhas moedas. Acho que a caixa protege melhor o numisma da gordura das mãos e dos elementos químicos externos que poderiam afetar o metal, além de conferir um certo apelo estético (na minha opinião). É uma pena que não existe nenhuma empresa certificadora no Brasil e os custos para mandar para fora são elevados, além do risco de extravio nos serviços postais. Só questiono, em parte, o próprio processo de certificação. Algumas moedas são classificadas como cleaned, embora não aparentem ter sido limpas, enquanto outras que chegam a reluzir não recebem a mesma classificação, embora pessoalmente creia que existem gostos para todos os tipos de moeda, até mesmo furadas ou partidas ao meio.

Responder

Voltar para “Moedas Certificadas (NGC - PCGS e Outras)”