Será um dinheiro D. Sancho I ?

Moderadores: crislaine, Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Será um dinheiro D. Sancho I ?

#11 Mensagem por fernanrei » terça out 05, 2021 9:17 am

As letras não são iguais, são semelhantes, e isso prova de facto que existe uma relação entre as pessoas que as fizeram. Uma relação que poderá ser de descendência de conhecimento, de mestre para aprendiz, ou então eram a mesma pessoa, porque a diferença de 10 anos entre os reinados pode muito bem sustentar a continuação dos mesmos moedeiros em funções, notando-se apenas ligeiras modificações nos estilos, resultado do aperfeiçoamento da arte associada ao artesão. D. Afonso II, ao ordenar o interregno da amoedação em Braga, pode muito bem ter levado todo o material daquela casa da moeda para Lisboa, com a intenção de recomeçar nessa cidade a cunhagem de moeda. Nestes moldes, será lógico pensar que, além dos materiais usados para fabricar as ferramentas usadas para cunhar moeda, D. Afonso II levou também para Lisboa os moedeiros e as suas famílias.

De facto existe semelhanças entre as letras usadas para fazer as legendas, mas é só isso, em mais nada se assemelham, sendo muito evidente a diferença na simbologia usada. Em todas as outras moedas de Sancho II é possível ver semelhanças entre as mesmas, sendo até possível acompanhar uma evolução de estilo. É demasiado redutor ignorar o conjunto dos símbolos usados para construir ambas as faces da moeda em discussão, em que a simbologia usada expressa uma clara adoração pelos costumes cristãos vigentes, um aspecto muito marcado no carácter de D. Sancho I, um facto que já não podemos associar ao seu neto, D. Sancho II. Pelo que se sabe, Sancho II não morria de amores pela santa sé, tendo mesmo sido alvo de excomungação por parte da mesma, o que acelerou exponencialmente a sua deposição e entrega do trono ao seu irmão mais novo. A continuação do uso, por parte de D. Sancho II, de símbolos cristãos mais antigos, pode muito bem ter a ver com a aproximação do mesmo aos moçárabes existentes no reino, que seguiam tradições bem mais antigas e que não eram bem vistas pela santa sé.

Em relação à epigrafia, será interessante perceber a razão pela qual o Mário Jorge Barroca, um grande investigador da Epigrafia medieval Portuguesa, disse que a análise das legendas das moedas deveria ficar para a numismática.

Não quero contudo assumir uma posição radical, nem tão pouco desrespeitar a opinião bem fundamentada de outros intervenientes, mas é esta a minha opinião, a qual vou manter até que alguém me consiga convencer do contrário. :thumbs:

"Quod erat demonstrandum"

euoutravez
Reinado D.Henrique
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

#12 Mensagem por euoutravez » quarta out 06, 2021 11:35 am

Acho que não me percebeu! Eu não o quero convencer de nada apenas procuro diminuir o caudal de desinformacão em que este Fórum se transformou. Dá-me o impulso e venho cá espalhar o caos para ver se as pessoas abrem os olhos, depois vou-me embora porque nâo tenho muito a aprender aqui e há muito que é difícil sequer partilhar alguma ideia sem ruído, aliás nada como discutir diferencas entre parecido e igual para fazer evoluir a Numismática!!

Vou-me outra vez!!

fernanrei

#13 Mensagem por fernanrei » quarta out 06, 2021 5:52 pm

Tenha uma ótima viagem :thumbs:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

#14 Mensagem por euoutravez » quinta out 07, 2021 3:45 pm

Haja nocão do ridículo!! Então não é que a galinhola quer ser águia!! AHAHAHAHAH
Se sozinho não tivesse conseguido destruir este fórum eu até era capaz de lhe achar piada.. Assim é apenas triste..

fernanrei

#15 Mensagem por fernanrei » sexta out 08, 2021 1:51 pm

Muito me apraz tamanho elogio, nunca pensei...Uma pessoa tão insignificante como eu, pelo menos neste meio, ter a capacidade para influenciar catedráticos, licenciados, reconhecidos vendedores e outros constituintes com elevados padrões de conhecimento. Lá em casa nem o canário consigo convencer, que coisa :think: . Sei que não mereço, de todo, mas agradeço-lhe o voto qualitativo e a referência a capacidades sobre-humanas que acredito não ter, mas nunca se sabe. :thumbs:

A ave representada na imagem não é uma águia, é uma gaivota, que por acaso também gosta de água... :biglaugh:

Numis
Reinado D.Afonso IV
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am

#16 Mensagem por Numis » segunda out 11, 2021 4:29 pm

fernanrei Escreveu:
sexta out 08, 2021 1:51 pm
Muito me apraz tamanho elogio, nunca pensei...Uma pessoa tão insignificante como eu, pelo menos neste meio, ter a capacidade para influenciar catedráticos, licenciados, reconhecidos vendedores e outros constituintes com elevados padrões de conhecimento. Lá em casa nem o canário consigo convencer, que coisa :think: . Sei que não mereço, de todo, mas agradeço-lhe o voto qualitativo e a referência a capacidades sobre-humanas que acredito não ter, mas nunca se sabe. :thumbs:

A ave representada na imagem não é uma águia, é uma gaivota, que por acaso também gosta de água... :biglaugh:
:erofl: :erofl: :drink:
Sérgio Fonseca

Responder

Voltar para “D. Sancho I”