Ajuda ... como catalogar uma colecção de moedas e notas?

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
CS-TUI
Sou só um euro caloiro
Registado: terça set 14, 2021 1:14 pm

Ajuda ... como catalogar uma colecção de moedas e notas?

#1 Mensagem por CS-TUI » terça set 14, 2021 1:23 pm

Boas,

Não sei se este é o tópico indicado para expor a minha situação, mas aqui vai.
O meu falecido avô tem uma coleção enorme de moedas e notas de, praticamente, todos os países do mundo. Não sei quanto é que esta coleção vale. No entanto, queria dar-lhe mais uso e "reconhecimento" então pensei em começar a catalogar cada moeda e nota mas não sei como nem por onde hei de começar, visto que não tenho muito conhecimento acerca de Numismática. Se pudessem partilhar só um exemplo do vosso método seria excelente.

Muito obrigado

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Ajuda ... como catalogar uma colecção de moedas e notas?

#2 Mensagem por fernanrei » terça set 14, 2021 9:29 pm

Pode começar por consultar todas as secções do fórum, vai encontrar matéria que o ajudará a organizar a sua colecção. Creio que o mais importante é aprender a conhecer os seus exemplares, é por onde deve começar. :thumbs:
"Quod erat demonstrandum"

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Ajuda ... como catalogar uma colecção de moedas e notas?

#3 Mensagem por silvio2 » terça set 14, 2021 9:33 pm

CS-TUI Escreveu:
terça set 14, 2021 1:23 pm
Boas,

Não sei se este é o tópico indicado para expor a minha situação, mas aqui vai.
O meu falecido avô tem uma coleção enorme de moedas e notas de, praticamente, todos os países do mundo. Não sei quanto é que esta coleção vale. No entanto, queria dar-lhe mais uso e "reconhecimento" então pensei em começar a catalogar cada moeda e nota mas não sei como nem por onde hei de começar, visto que não tenho muito conhecimento acerca de Numismática. Se pudessem partilhar só um exemplo do vosso método seria excelente.

Muito obrigado
CARTA DE INTENÇÕES DO FÓRUM Escreveu: Imagem
É aconselhável que os novos membros, por uma questão de cordialidade e antes de qualquer outra intervenção no Fórum, façam a sua apresentação à nossa comunidade, na respectiva secção, (AQUI),
dando a conhecer um pouco de si aos restantes membros (para uma "mais fácil empatia e integração no grupo")
e receber as boas-vindas, da parte destes ... ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Responder

Voltar para “Numismática em geral”