INVESTIR EM MOEDAS DE PRATA

Discussões sobre numismática que não se enquadrem nos restantes forums
Mensagem
Autor
Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

INVESTIR EM MOEDAS DE PRATA

#1 Mensagem por Pedro Leg » segunda out 07, 2019 9:59 pm

As teses dos profetas do descalabro do sistema financeiro e monetário ganham força com as "taxas negativas" , a emissão de moeda "falsa" por parte do BCE et da FED, os anúncios dos despedimentos em massa por parte de grandes bancos, as falências de grandes empresas globais, como recentemente a Thomas Cook, and so on .

Os tradicionais valores refugio como o ouro e a prata ganham peso e tem-se assistido a uma forte valorização dos metais preciosos apesar das mexidas e das manipulações por parte de grandes bancos e instituições financeiras que forçam a cotação, sobretudo da prata, no sentido descendente.

O rácio do valor ouro/prata era em épocas passadas de 1 para 15 ; hoje é de 1 para mais de 80. Ou seja, hoje, 1 onça de ouro é equivalente ao valor de 85 onças de prata. Este rácio é o fruto de uma manipulação por parte de quem as pode e sabe fazer , este é um dado adquirido. Todos os peritos neste tema concordam numa coisa : o custo da prata vai subir muito no futuro.

Alguém teve o poder neste mundo para fazer o governo português (Sócrates) , o governo francês (Sarkozi) e o governo inglês (não me recordo quem) a desfazerem-se, mais ou menos na mesma altura, de centenas de toneladas de ouro, "ao desbarato" para fazer baixar o preço no mercado internacional. O Vitor Constancio, de 2001 a 2009 vendeu mais de duzentas toneladas de ouro das reservas nacionais.

Inevitavelmente, quando esta m...rebentar toda (é uma questão de tempo) convém, ao cidadão previdente, ter umas moedinhas de ouro e de prata em casa para o que der e vier. As moedas de ouro, libras etc, são demasiado valiosas para pagar a conta na mercearia. Para as pequenas despesas do dia a dia convém ter moedas de prata. Mas quais ? As moedas de colecção têm um preço muito acima do seu valor intrínseco. As chamadas "moedas de prata de investimento" : "American eagle" , "Filarmónicas austríacas", "Maple leaf", "Vera Silver" etc . têm também um custo bastante superior ao seu valor real em prata. Estas moedas, que citei, de 1 onça têm um valor intrínseco de cerca de 16 euros, mas custam frequentemente mais de 20 euros cada.

A solução tenho-a encontrado nos leilões, onde, por vezes, se fazem bons negócios, podendo adquirir moedas de prata a um preço próximo, por vezes inferior ao valor spot.
Última edição por Pedro Leg em quarta jan 01, 2020 3:13 am, editado 1 vez no total.


Pensamento Livre

filipeP
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 1
Registado: quarta out 30, 2019 1:12 pm

Re: INVESTIR EM MOEDAS DE PRATA

#2 Mensagem por filipeP » quarta out 30, 2019 1:15 pm

Parece uma boa altura para compra de Prata,
concordo com o Pedro,
também procuro uma dica para a melhor opção para comprar moedas proximo do seu valor intrinseco.
Abraço
Filipe

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: INVESTIR EM MOEDAS DE PRATA

#3 Mensagem por silvio2 » quarta out 30, 2019 1:41 pm

filipeP Escreveu:
quarta out 30, 2019 1:15 pm
Parece uma boa altura para compra de Prata,
concordo com o Pedro,
também procuro uma dica para a melhor opção para comprar moedas proximo do seu valor intrinseco.
Abraço
Filipe
CARTA DE INTENÇÕES DO FÓRUM Escreveu: Imagem
É aconselhável que os novos membros, por uma questão ética e de cordialidade façam uma breve apresentação à "nossa comunidade", na respectiva secção (AQUI), dando a conhecer um pouco de
si (pelo menos o nome próprio e a idade ...) aos restantes membros, para uma "mais fácil empatia e integração no grupo" ... ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: INVESTIR EM MOEDAS DE PRATA

#4 Mensagem por Pedro Leg » quarta nov 13, 2019 1:49 pm

A leoloeira "Tauler & Fau Herrero", para além da Catawiki, etc oferecem nos seus leilões excelentes oportunidades para comprar moedas de prata de investimento. Alguns (poucos) lotes aparecem com preços de partida claramente inflacionados mas que dizer de moedas com mais de 48 g de prata .999 ou .925 que são licitadas e vendidas a pouco mais de 20 euros...ou moedas de 1 onça de prata que partem a menos de 20 euros.
Alguns hic : ja constatei algumas moedas portuguesas com um preço de partida muito acima do seu valor usual, mas estas situações vêm-se mais em moedas de colecção e não nas moedas de prata ditas de "investimento".
Última edição por Pedro Leg em quarta jan 01, 2020 3:15 am, editado 3 vezes no total.
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: INVESTIR EM MOEDAS DE PRATA

#5 Mensagem por gil costa » quarta nov 13, 2019 7:24 pm

Antes de mais alguém que me diga onde exatamente se vende prata em Portugal e se fazem como fazem ao ouro (pagam um preço para lá de gananciosamente baixo).
Ou seja: antes de investir seja no que for o mais importante - e não é fácil - é garantir que se tem acesso a um mercado em termos.
Eu, em Portugal, ouro só se mo derem: É que eu já levei ouro para vender a ourivesarias. É pior que levar moedas a lojas de numismática.
se alguém me vir a comprar ouro faça o favor de me dar uma bengaladas. :biglaugh:

Com acesso ao mercado, maravilha. É investir o mais possível.
Última edição por gil costa em quarta nov 13, 2019 9:41 pm, editado 1 vez no total.
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: INVESTIR EM MOEDAS DE PRATA

#6 Mensagem por Pedro Leg » quarta nov 13, 2019 7:42 pm

Os portugueses também podem comprar e VENDER moedas de ouro e de prata através das casas europeias. A New Greenfil em Lisboa (deve haver mais) tem uma tabela de compra e venda de moedas de ouro mas em Portugal realmente não é vantajoso vender metais preciosos. Por exemplo a New Greenfil (Lisboa) compra as libras de ouro a cerca de 290 euros enquanto se as vender em Paris à "GODOT ET FILS" ja rendem cerca de 310 euros.
Portugal so é um bom mercado para os comerciantes estrangeiros que vêm a Lisboa , alugam uma sala num hotel de luxo , investem em publicidade e....é ver as divorciadas, as noras, algumas filha e netas desnaturadas a vender ao desbarato as peças de ouro que lhes caíram entre as mãos :) Este ouro português de boa qualidade é em seguida despachado em Londres e nas principais praças da especialidade para um publico, também ele, especial. Os tolinhos e especuladores, esses, compram ouro "em papel".
Pensamento Livre

andrehm
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 4
Registado: segunda dez 30, 2019 9:09 pm

Re: INVESTIR EM MOEDAS DE PRATA

#7 Mensagem por andrehm » terça dez 31, 2019 10:17 pm

Eu compro mais moedas de ouro que de prata (e tudo online na coininvest), mas existem formas de fazer o pote para emergências sem pagar muito longe do spot: barras ou moedas comuns que circularam.

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: INVESTIR EM MOEDAS DE PRATA

#8 Mensagem por gil costa » quarta jan 01, 2020 12:32 am

Eu, onde comprar ouro (e quase tudo) sei.
Não sei é onde vender.

Nem sei nem acredito que alguém alguma vez tenha comprado ouro e tenha conseguido vendê-lo sem perder.

Fico à espera que me ensinem (onde é esse "mercado" onde se pode vender ouro ao preço que vem nos jornais. Não faço ideia onde é.)
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

krav
Reinado D.Maria II
Mensagens: 250
Registado: terça jun 06, 2017 4:51 pm

Re: INVESTIR EM MOEDAS DE PRATA

#9 Mensagem por krav » quarta jan 01, 2020 2:13 am

gil costa Escreveu:
quarta jan 01, 2020 12:32 am
Eu, onde comprar ouro (e quase tudo) sei.
Não sei é onde vender.

Nem sei nem acredito que alguém alguma vez tenha comprado ouro e tenha conseguido vendê-lo sem perder.

Fico à espera que me ensinem (onde é esse "mercado" onde se pode vender ouro ao preço que vem nos jornais. Não faço ideia onde é.)
Onde compra ouro pela cotação?
Tomás Oliveira

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: INVESTIR EM MOEDAS DE PRATA

#10 Mensagem por Pedro Leg » quarta jan 01, 2020 2:58 am

gil costa Escreveu:
quarta jan 01, 2020 12:32 am
Eu, onde comprar ouro (e quase tudo) sei.
Não sei é onde vender.

Nem sei nem acredito que alguém alguma vez tenha comprado ouro e tenha conseguido vendê-lo sem perder.

Fico à espera que me ensinem (onde é esse "mercado" onde se pode vender ouro ao preço que vem nos jornais. Não faço ideia onde é.)
ACHAT-OR-ET-ARGENT.FR
compra / venda
Libras (ouro) : 313 eur/326.50
Union Latine (ouro) : 248.50/ 261 eur
20 Francs Napoleon (ouro) : 252.50/259.50 eur

50 francos Hercules (1974/1980) prata : 14.20 / 19.80 eur
10 francos Hercule (1964/1973) prata : 11.90 / 14.10 eur
Maple Leaf 1 onça prata : 16.60 / 19.50 eur
Filarmonica 1 onça prata : 16.60 / 19.50 eur

O que não falta em França, Bélgica, GBR, etc. são Casas que compram e vendem moedas de ouro e prata. Os exemplos citados são amostra do "menu" das peças comercializadas.
No caso das moedas de prata é relativamente frequente comprar nos leilões a preços spot ou mesmo mais baixos. Por exemplo : comprei num leilão (da Catawiki) 4 moedas BNC de prata (seladas e com certificado de garantia da INCM ; 24.5 gramas de peso intrínseco X 4 = 98 gramas de prata pura) por 35 euros. Muito abaixo do spot e,... cereja sobre o bolo,... moedas BU /BNC , 10 000 exemplares cunhados.
Pensamento Livre

Responder

Voltar para “Numismática em geral”