Limpeza e conservação de moedas - Compêndio

Dúvidas relacionadas com estados de conservação de moedas
Mensagem
Autor
sotero
Reinado D.Miguel
Mensagens: 323
Registado: sexta jun 15, 2007 10:48 am

Limpeza e conservação de moedas - Compêndio

#1 Mensagem por sotero » segunda set 10, 2007 2:53 pm

Fica aqui um resumo do que se tem discutido no fórum, nesta matéria.

Qual a melhor forma de limpar moedas?

A maioria das opiniões parece recair no não limpar. À partida, a sujidade existente não danificará o metal da moeda, ficando a mesma apenas inestética, embora "as crostas nocivas que podem corroer, além de dificultar a visualização"(doliveirarod). Mas assegura-se assim, sem a limpeza, a manutenção da pátina.
Podem ver mais justificações para a não limpeza do acérrimo defensor das pátinas Narper:
Info aos novatos - desmistificação!
Narsélio strikes again! :)



Depois, e como a limpeza é uma tentação, e como há sempre outras posições (recomendo a leitura) surgem diferentes métodos, até para os diferentes metais.
Recomendação geral: testar os métodos de limpeza sempre em moedas sem ou com baixo valor.

Água morna e pasta de dentes; secar com secador; opiniões e alertas anti-pasta de dentes: (todo o tópico é muito interessante)

Cirilo e uma escova de arames de ourives, principalmente para os ceitis (Hybris)

Ultrassons e electrólise
: não reune consenso (ver aqui, aquie aqui, por exemplo

Gasóleo e escova de dentes
, para moedas de cobre (doriveirarod)

Uma semana no gasóleo para bronzes, cobres e latões
Eno para alpacas, niqueis e pratas (António Esteves)

Para retirar o verdete, óleo de amendoas doces (MR)
Também, por PSIMOES, Amoníaco, álcool e secagem. Com imagens do antes e depois aqui.

Eno e uma posterior aplicação de bicarbonato de sódio molhado (doliveirarod)
Bruno Rua limpa alpacas com eno: Imagens do antes e depois
Alfonsvs Escreveu: O Marpal é um produto de limpeza muito forte que requer muita experiência. A maior parte das limpezas com este líquido deixam as moedas completamente perdidas. A moeda entra suja no Marpal e sai limpa, mas também sai desmaiada, sem cor, com cheiro e parece falsa. Sad
Para começar as experiências em limpezas aconselho muitos outros processos sem resultados imprevisíveis:
Um pouquinho de pasta de dentes com os dedos sobre uma moeda de prata, depois de a passar por água, retiram toda a sujidade. De seguida fazer uma lavagem com água morna e secar com um pano sem esfregar. Aplicar o secador à distância, deixar ao ar umas horas e depois já pode guardar em alvéolos ou cápsulas. O ouro pode seguir também este processo.
Com moedas de cobre ou outros metais pobres é aconselhável deixá-las em gasóleo e escová-las regularmente com escova de dentes. Depois não deve passar por água senão vai ganhar verdete em pouco tempo. Basta secar com pano, aplicar secador e deixar ao ar.
Se a moeda estiver impecável deve ser apenas escovada a seco com uma escova de cerdas macias, tipo escova de pelos de cavalo.
Nada de escovas de latão, escovas de aço e afins!
Se tiver muita terra agarrada e uma patine consistente deve ser mergulhada em água destilada e escovada todos os dias até estar impecável.
Uma moeda com 500 anos, por exemplo, com patine negra natural tem uma valorização de cerca de 20% em relação a uma moeda igual mas limpa.
Na maioria das vezes tende-se a ir por processos menos trabalhosos ficando a moeda irremediavelmente arruinada ou digamos "brilhante". A coisa mais horrível que há na numismática são as moedas de cobre cor-de-rosa e moedas de prata não novas que parecem papel de alumínio, pois o seu "lustro" foi barbaramente puxado com produtos duvidosos. Os grandes coleccionadores apenas incluem moedas destas nas suas colecções se por acaso forem únicas ou raras em que não se pode arranjar uma melhor, apesar de tudo ainda mantém algum carisma numismático e fundamentalmente histórico, de resto muitos consideram-nas um mal na numismática.
aqui e aqui

Ainda o Marpal (para moedas 'pintadas') (com fotos do antes e do depois):
Acabei por limpar a moeda com um produto que a maior parte conhece e que é (era) feito à base de amoníaco: o Marpal. Depois esfreguei bem com pasta e escova de dentes. por VCP

Bicarbonato de sódio; Óleo WD-40 Anti-ferrugem; Álcool; Ferver com azeite e óleo; Semorin (um anti-gordura); Detergente; Sabão; Água clorada; Acetona; (Tudo referido por Zapata, (atenção à utilização de produtos clorados: Ácido Muriático/Cloridrico: Não recomendável (aqui e aqui)

Lavar numa solução aquosa (prop. 1 para 3) de amónia (CUIDADO com o cheiro) e água.
(bem calibrada a solução e o tempo de imersão, esta solução faz milagres) (Leos)

Sumo de limão diluido, durante vários dias, esfregando com o dedo (Alvaramos)
(também existe a versão com adição de sal)

Moedas de Ferro (além do gasóleo): "sprays" q servem p/ desentravar velhos parafusos e maçanetas enferrujadas. Vc faz o seguinte: Põe a moeda numa superfície lisa, joga o jato de spray em cima, até ficar uma película do líquido sobre o metal.
Após cubra com um copo (p/ não evaporar) e deixe um dia. depois aplique a escova de dente e um pano grosso. doliveirarod
E ainda óleo de motor queimado [http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 0&p=183864]Ivo Borges[/url]

Para retirar dedadas (excepto cobre ou bronze: bicarbonato molhado ou pasta de dentes ou detergente

Produtos próprios: preteridos relativamente a alguns procedimentos já mencionados

Duraglit, Coração ou similares: há quem utilize, embora: PSS: é um polidor de metais, o que signiofica que desgasta o material. Usar esse tipo de produtos é a forma mais eficaz de arruinar uma moeda: desgasta a superfície da moeda, dá-lhe um brilho completamente artificial e diferente do brilho de cunhagem original e a moeda nunca mais virá a recuperar uma patine normal. ver também aqui

Borracha verde para lápis (LAGOSCOINS) ou borracha vermelha-alaranjada.... e a azul para os casos mais bicudos (PutoFunchal)

Incrustações: Lunor sugere alfinete, António Carlos Diogo sugere um estilete (palito), podendo este estar previamente amolecido com água.

Limpeza da moedas antigas (profissional?, em inglês, com imagens): Vejam aqui: http://provincial-romans.com/alt.html" onclick="window.open(this.href);return false; (Laulo)

Mais tópicos a consultar, com fotos, por doliveirarod:
PÁTINAS E LIMPEZAS
SOBRE A LIMPEZA DAS PEÇAS
Sem fotos:
Coleccionismo vs Investimento (penúltimo parágrafo, embora seja tudo interessante)

Outro resumo genérico: Partilhado por Hugo Patrício


Quais os estados de conservação
Tentam não o ser, mas são sempre subjectivos.
Recomedação de leitura: o livro "Introdução à Numismática" do Dr. Mário Gomes Marques
Mais definições aqui.

Envernizar?
Ganha o Não e o Não
Mas caso o façam: De qualquer modo o verniz "banana" é o aconselhado. A marca Lindner vende o verniz apropriado e também o produto para o remover. (Alfonsvs)
Renaissance Wax: o que é? Asgorath ajuda a esclarecer.
WD-40: Recomendado pelo Ivo mas desaconselhado pelo Narper, que sugere o verniz de marcas especializadas em coleccionismo


Onde acondicionar as moedas:

Mario Numis: O processo de embalagem deve ser realizada em tempo seco ou local seco


Folhas PVC directamente: NÃO, o mesmo pode ser prejudicial à moeda, cria verdete
Alvéolos:
De agrafos: enferrujam; podem ser envernizados, cobertos com papel, guardados nas folhas para isolar do ar, ou pode optar-se por agrafos de alumínio (atenção que há uns que parecem mas não são 100% alumínio).
Alternativas aos alvéolos de agrafar:
Alvéolos autocolantes (mais dispendiosos; podem descolar-se, especialmente os de maiores dimensões - menos superficie autocolante)
Cápsulas (mais dispendiosas, mais volumosas e PSS:- A cápsula é de plástico, ao passo que o dito "plástico" dos alvéolos é de celofane, ou seja papel. Ao contrário do papel, o plástico tem componentes que podem reagir com o metal das moedas, propiciando a oxidação;
- As moedas introduzidas em cápsulas nunca ocupam a totalidade do interior destas, que são rígidas (ao contrário do que sucede nos alvéolos, que aderem à superfície das moedas). Por isso, no interior das cápsulas permanece ar e, eventualmente, alguma humidade, que são o suficiente para causar a oxidação das moedas.)
SAFLIPS: usados por Asgorath

Embaladas a vácuo, onde se comenta também:
Paraq Escreveu:eheheheheh desculpem lá.. mas aqui isto só me dá vontade de rir... vácuo??? Já agora, depois, metam-nas na arca congeladora, ou então quando enviarem a próxima nave tripulada para o espaço, mandem-nas com os astronautas que eles lá fazem esse favorzinho de as empacotar, quando executarem alguma reparação a um satélite no exterior e já agora, de preferencia, que ponham um pouco de poeira espacial para reter qualquer humidade possível, não vá derreter o glaciar de Marte!
Meus amigos, vamos lá pensar que "duremos uns cem anos cada um", ora bolas há moedas com milhares de anos e em tão boas condições de conservação e não foram (a maioria) conservadas nas melhores condições.
:lol:




Sugestão como conservar rolos de moedas.

Atenção às caixas, gavetas, armários de madeira, podem ser prejudiciais às moedas.

Independentemente da opção, as mesmas devem estar resguardadas da humidade (o uso de exsicantes é recomendado), da luz solar directa, de odores e fumos... Narper

Pode ser aconselhado possuir um seguro para a colecção.

Podem sempre ver mais info aqui ou pesquisando no próprio fórum - vão sempre aparecendo novas sugestões, técnicas e opiniões.
Última edição por sotero em domingo ago 17, 2008 5:11 pm, editado 10 vezes no total.


Sotero

Avatar do Utilizador
Darius
Reinado D.Luís
Mensagens: 150
Registado: segunda jun 18, 2007 2:48 pm
Localização: Pbl

#2 Mensagem por Darius » segunda set 10, 2007 3:25 pm

Excelente compilaçao!! Parabens. O estatuto de inamovivel não fica mal a este tópico.

jpamsantos
Reinado D.José
Mensagens: 532
Registado: sábado jul 28, 2007 1:34 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

#3 Mensagem por jpamsantos » segunda set 10, 2007 4:45 pm

Os meus sinceros parabéns,este trabalho é de extrema importância para
esclarecimento em especial dos mais novos.
Obrigado :biggthumpup:
José Pedro

Avatar do Utilizador
MBarreleiro
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1571
Registado: domingo nov 07, 2004 9:26 pm
Localização: Ermesinde/Porto

#4 Mensagem por MBarreleiro » segunda set 10, 2007 5:58 pm

Excelente! Parabéns pelo trabalho! :P
Colecciono: Moedas; Cápsulas de espumante e Pins de Heráldica
Catálogo de Chapas de Espumante: http://chapasespumante.barreleiro.pt/

Avatar do Utilizador
lelo13853
Reinado D.João VI
Mensagens: 436
Registado: domingo mai 27, 2007 2:14 pm
Localização: Gondomar/Porto

#5 Mensagem por lelo13853 » segunda set 10, 2007 9:13 pm

Espetacular
Parabens
Deve ter dado uma trabalheira
Um abraço
Aurelio Santos

JCardoso
Reinado D.Duarte
Mensagens: 1272
Registado: sexta jun 15, 2007 10:59 pm
Localização: Montijo

#6 Mensagem por JCardoso » segunda set 10, 2007 11:02 pm

Excelente resumo, amigo Sotero ! :biggthumpup:
Jorge Cardoso

Avatar do Utilizador
A.Rocha
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 232
Registado: terça fev 06, 2007 4:12 pm
Localização: Gondomar/Crato-Sócio SPN nº3566

#7 Mensagem por A.Rocha » terça set 11, 2007 8:44 pm

Bom trabalho Parabéns :biggthumpup:
A.Rocha
A duvida é a sala de espera do conhecimento.

Avatar do Utilizador
António Carlos Diogo
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: sábado out 21, 2006 5:08 pm
Localização: Aveiro

#8 Mensagem por António Carlos Diogo » terça set 11, 2007 9:18 pm

Está no bom caminho. Vai certamente encontrar alguns "amargos de boca"... um exemplo para todos nós; parabéns pela compilação, feita com "sumo" da casa!
É isto o Fórum: "O não desaproveitar o que por aqui se passa, diariamente." Claro está com "o cunho do artista". :biggthumpup:

António Diogo

Avatar do Utilizador
W7_Moedas
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 633
Registado: domingo nov 07, 2004 6:40 am
Localização: Porto

#9 Mensagem por W7_Moedas » terça set 11, 2007 10:22 pm

Olá,

òtimo trabalho, parabéns. Espero que ajude os iniciantes no colecionismo.

[]s

Avatar do Utilizador
NunoMarques
Reinado D.Henrique
Mensagens: 950
Registado: domingo jan 01, 2006 11:51 pm
Localização: Odivelas, Portugal
Contacto:

#10 Mensagem por NunoMarques » quarta set 12, 2007 12:40 am

Excelente trabalho!!!
Também sou da opinião que este post deveria estar como inamovível. :biggthumpup:

Responder

Voltar para “Estados de Conservação”