Real Preto D. Duarte

Mensagem
Autor
Numis
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1798
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
Localização: Lisboa

Real Preto D. Duarte

#1 Mensagem por Numis » sábado out 27, 2018 7:33 pm

Mais um real preto deste reinado num ec acima da média e com legenda não catalogada no AG
Penso ser: Anv Edvardi Rx Po
Rev. Edvar...i Rx Por
Imagem
Imagem


Sérgio Fonseca

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Real Preto D. Duarte

#2 Mensagem por numisiuris » sábado out 27, 2018 8:30 pm

Para este tipo de moedas, isto é quase top-grade! Parabéns! :thumbupleft:

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Real Preto D. Duarte

#3 Mensagem por euoutravez » domingo out 28, 2018 11:11 am

Parabéns! É um exemplar bem simpático :)

Das dez macro referências que identifiquei neste reais esta é a segunda mais comum e caracteriza-se por ter oito arcos simples intercalados por pontos correspondendo a cerca de 12.5% do total de reais pretos cunhados em Lisboa. A legenda EDVARDI é bastante comum nesta variante sendo que aparecem as formas PO a PORTVG dependendo do espaço que o abridor ainda tivesse.
Muito provavelmente foi a cunhagem mais tardia pois os castelos com essa forma peculiar vão ganhado o seu espaço e com o tempo passam a ser a forma preferencial por contraponto aos em forma de seta. Também a legenda EDVARDI substitui gradualmente a legenda EDVARDVS passando a ser a mais comum nestes anversos, assim como a forma da letra monetária, do florão central da coroa e outros pequenos pormenores que se vão alterando gradualmente..

Deixo foto do exemplar em melhor estado que tenho na amostra. :)
Se não me engano saiu no 103 da Numisma..

Imagem

Numis
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1798
Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
Localização: Lisboa

Re: Real Preto D. Duarte

#4 Mensagem por Numis » domingo out 28, 2018 1:07 pm

euoutravez Escreveu:Parabéns! É um exemplar bem simpático :)

Das dez macro referências que identifiquei neste reais esta é a segunda mais comum e caracteriza-se por ter oito arcos simples intercalados por pontos correspondendo a cerca de 12.5% do total de reais pretos cunhados em Lisboa. A legenda EDVARDI é bastante comum nesta variante sendo que aparecem as formas PO a PORTVG dependendo do espaço que o abridor ainda tivesse.
Muito provavelmente foi a cunhagem mais tardia pois os castelos com essa forma peculiar vão ganhado o seu espaço e com o tempo passam a ser a forma preferencial por contraponto aos em forma de seta. Também a legenda EDVARDI substitui gradualmente a legenda EDVARDVS passando a ser a mais comum nestes anversos, assim como a forma da letra monetária, do florão central da coroa e outros pequenos pormenores que se vão alterando gradualmente..

Deixo foto do exemplar em melhor estado que tenho na amostra. :)
Se não me engano saiu no 103 da Numisma..

Imagem
Obrigado.
Sérgio Fonseca

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: Real Preto D. Duarte

#5 Mensagem por soga80 » domingo out 28, 2018 1:44 pm

Parabéns...

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Real Preto D. Duarte

#6 Mensagem por paulj » segunda out 29, 2018 1:27 am

Bons Reais Pretos, apresento uns meus.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Real Preto D. Duarte

#7 Mensagem por euoutravez » segunda out 29, 2018 4:08 pm

paulj Escreveu:Bons Reais Pretos, apresento uns meus.
Parabéns :) Ainda estão bem acima do que costuma aparecer!

Em relação a catalogações, parece-me que os dois serão a mesma variante de anverso com os arcos duplos intercalados por pontos. Por causa do desgaste é muitas das vezes bastante difícil separar esta variante da de arcos duplos sem elementos a intercalar os arcos. Ajuda para isso a legenda que na outra variante é quase sempre da forma REX enquanto nesta já é na forma RX. Nesta variante a forma EDVARDVS foi a única que observei nos anversos.

Em relação aos reversos dá bem para perceber a diferença entre o estilo dos dois abridores na forma dos castelos. Setas vs "Uma coisa que parecem uns cogumelos" :s Nesta variante de anverso a forma "cogumelos" aparece mais frequentemente, cerca 2/3 das vezes.

Esta variante aparece menos que a que lançou o post, cerca de 8%. Ainda assim na amostra tenho cerca de 30 exemplares, não sendo por isso uma referência escassa.Como curiosidade acontece muitas vezes o mesmo que na tua moeda da direita que é o L estar fundido com o arco inferior.

Deixo um dos exemplares mais bonitos da amostra onde se pode observar o fenómeno

Imagem

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Real Preto D. Duarte

#8 Mensagem por paulj » segunda out 29, 2018 6:32 pm

euoutravez Escreveu:
paulj Escreveu:Bons Reais Pretos, apresento uns meus.
Parabéns :) Ainda estão bem acima do que costuma aparecer!

Em relação a catalogações, parece-me que os dois serão a mesma variante de anverso com os arcos duplos intercalados por pontos. Por causa do desgaste é muitas das vezes bastante difícil separar esta variante da de arcos duplos sem elementos a intercalar os arcos. Ajuda para isso a legenda que na outra variante é quase sempre da forma REX enquanto nesta já é na forma RX. Nesta variante a forma EDVARDVS foi a única que observei nos anversos.

Em relação aos reversos dá bem para perceber a diferença entre o estilo dos dois abridores na forma dos castelos. Setas vs "Uma coisa que parecem uns cogumelos" :s Nesta variante de anverso a forma "cogumelos" aparece mais frequentemente, cerca 2/3 das vezes.

Esta variante aparece menos que a que lançou o post, cerca de 8%. Ainda assim na amostra tenho cerca de 30 exemplares, não sendo por isso uma referência escassa.Como curiosidade acontece muitas vezes o mesmo que na tua moeda da direita que é o L estar fundido com o arco inferior.

.



Deixo um dos exemplares mais bonitos da amostra onde se pode observar o fenómeno

Imagem

Obrigado euoutravez pelas explicações, mostro outro, que embora não esteja num e.c. famoso, poderá ser útil para os seus estudos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real Preto D. Duarte

#9 Mensagem por fernanrei » segunda out 29, 2018 6:58 pm

Excelentes moedas :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Real Preto D. Duarte

#10 Mensagem por euoutravez » segunda out 29, 2018 7:34 pm

paulj Escreveu: Obrigado euoutravez pelas explicações, mostro outro, que embora não esteja num e.c. famoso, poderá ser útil para os seus estudos
Obrigado pelas fotos. Quantos mais exemplares e maior a amostra, mais a estatística tem valor :)

Este último é um dos mais comuns, é a variante de arcos duplos sem elementos a intercalar os arcos. Cerca de um em cada seis que aparecem é deste tipo. Foram os primeiros cunhos abertos durante o reinado. Têm a particularidade de por vezes apresentarem sinais ocultos, esses sim bastante difíceis de encontrar. A legenda é do tipo REX e a forma EDVARDI nunca está presente. A grande maioria têm castelos em forma de seta e a coroa é a mais simples de todas. Ao contrário do que acontece em João I, os arcos aparecem em posições bastantes díspares, deixo imagem dos dois opostos que classifiquei como duas sub-variantes diferentes.

Imagem

Responder

Voltar para “D. Duarte I”