Catawiki - Leilão desta Semana - Cruzado 1664 Lisboa (Sem Reserva)

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
crislaine
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 883
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm
Localização: Lisboa

Catawiki - Leilão desta Semana - Cruzado 1664 Lisboa (Sem Reserva)

#1 Mensagem por crislaine » quinta out 17, 2019 4:53 pm

Ora viva pessoal! Como tem sido habitual, dos leilões semanais na Catawiki, tenho sempre retirado um ou outro lote que deixo como "promocional" e ao qual, tenho o gosto de partilhar convosco. O que é mais expectante, é que todas as semanas, Portugal aparece representado numismáticamente através de certos países, mostrando assim sempre o que temos de melhor. Diria mais, o que cada um dos vendedores vão submetendo para venda é alvo de maior visibilidade internacional.

O futuro assim o dirá, pois com a ajuda de todos vocês Portugal poderá ir muito mais longe com a representação das melhores e boas peças numismáticas. Esta em particular - Cruzado (440 Reis) 1664 de D. Afonso VI merece toda a atenção. Encontra-se num leilão que irá acabar na próxima segunda-feira (dia 28). É um leilão somente com lotes sem preço de reserva . Por esta forma, até mesmo os coleccionadores mais curiosos poderão estar ao alcance de conseguir adquirir este numisma, em toda a parte do mundo.

Após a lei de 22 de Março de 1663, D. Afonso VI adopta a mesma configuração nominal de "cruzado", com a excepção da inserção da data em que foram lavrados, desde 1663 até 1666. A mesma lei deprecia o peso em 25%, para dificultar a exportação da moeda de prata e para acudir às despesas de guerra. As moedas de Afonso VI aparecem a grande maioria das vezes muito toscas, seja derivado do cerceio que estava muito em voga naquele período, como também da baixa qualidade com que eram produzidas na Casa da Moeda. Esta não é excepção!

O seu reinado viu o final da Guerra da Restauração e o reconhecimento pela Espanha da independência de Portugal. Foram cinco as vezes em que os portugueses combateram os castelhanos durante o seu reinado, por ocasião da Guerra da Restauração.

https://www.catawiki.pt/a/279981-leilao ... de-reserva
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

Responder

Voltar para “D. Afonso VI”