V reis 1751 Madeira

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Pedro Leg
Reinado D.Filipe I
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: V reis 1751 Madeira

#11 Mensagem por Pedro Leg » segunda mai 31, 2021 1:31 pm

EngTrig Escreveu:
segunda mai 31, 2021 12:59 pm
Boa tarde companheiro Pedro Leg,
A resposta é conhecida: a série de moedas de 1750-51, que esteve inicialmente prevista ser distribuída pelas ilhas adjacentes, acabou por ser entregue, toda ela, no Funchal, sem exceção alguma. A moeda de III Reis de 1750 nunca chegou a ser emitida para circulação. Das restantes sabe-se exatamente quantas foram feitas.
A série de moedas de prata e de cobre de 1794-1798 foi distribuída por todos os distritos das ilhas dos Açores e Madeira, sabe-se exatamente a quantidade de cada espécie de moeda enviada e recebida por cada um dos distritos insulanos
A série de moedas de 1850-1852 foi desenhada desde o principio para a Madeira, daí a legenda Pecunia Madeirense, mas também aqui há uma outra história, que já contei nas páginas da Revista MOEDA. A moeda de V reis de 1850 nunca chegou a ser emitida para circulação.
Cumprimentos,
A M Trigueiros
Caro Senhor Engenheiro Trigueiros,
Muito obrigado pela sua resposta. Em função desta vou então reorganizar o meu ajuntamento de moedas insulares, não sei bem como ainda, pois temos cunhagens especificas para cada território e cunhagens comuns para ambos, como é o caso das 1794-1798 ...e ainda cunhagens criadas para um e distribuídas noutro.

Grato pela sua atenção
João Pedro

"A beleza das coisas existe no espirito de quem as contempla"

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#12 Mensagem por fernanrei » terça jun 01, 2021 10:24 pm

Excelente a intervenção do Caro Senhor Engenheiro Trigueiros, como sempre. :clap3:
"Quod erat demonstrandum"

EngTrig
Reinado D.Luís
Registado: sexta mar 29, 2013 12:11 pm
Contacto:

#13 Mensagem por EngTrig » terça jun 08, 2021 1:02 pm

Caros companheiros, volto a frisar aquilo que para mim é o mais importante nos estudos científicos, que incluem os numismáticos: comunicar os resultados dos estudos e investigações, para que sejam submetidas à apreciação e à crítica doutros estudiosos. O pior que pode acontecer é levarmos "pancada" (acontece-me com alguma frequência...), mas é saudável o debate, porque é desse debate que a ciência numismática progride.

Uma palavra e um desabafo pessoal: estou muito satisfeito por ter conseguido terminar o estudo da moeda insulana desde 1750 e assim ter continuado a obra de Teixeira de Aragão nessa matéria. Estou ansioso por poder publicar tudo em livro, "Nova História da Moeda Insulana, 1750 - 1932", oxalá consiga.
Cumprimentos a todos e obrigado pelas vossas palavras.
António M Trigueiros

Responder

Voltar para “D. José”