Ajuda identificação : Moeda 8 reales Fernando VII com carimbo português

Responder
Mensagem
Autor
Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Ajuda identificação : Moeda 8 reales Fernando VII com carimbo português

#1 Mensagem por Pedro Leg » sábado jan 11, 2020 9:01 am

Caros amigos,
Seria possível ter uma informação sobre esta moeda ? Trata-se de uma moeda espanhola de 8 reales com carimbo português.
Gostaria de saber onde circulou esta moeda e de ter uma opinião sobre o seu valor aproximado antes de licitar.
Agradeço desde já os vossos amáveis contributos.
moeda 8 reales Fernando VII com carimbo português.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


Pensamento Livre

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Ajuda identificação : Moeda 8 reales Fernando VII com carimbo português

#2 Mensagem por Monge » sábado jan 11, 2020 10:06 am

Lei de 1 de Setembro de 1834.
Vivia-se o rescaldo guerra civil que opunha D. Miguel a D. Maria e an finanças estavam arruinadas. Importaram-se por isso moedas espanholas de 8 Reales e levaram a contramarca "Escudo Coroado" para as valorizar para 870 Réis.
Aparecem com preços variáveis a partir de 150€ e com carimbos falsos à mistura para valorizar moedas de pouco valor comercial.

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Ajuda identificação : Moeda 8 reales Fernando VII com carimbo português

#3 Mensagem por Pedro Leg » sábado jan 11, 2020 10:37 am

Monge Escreveu:
sábado jan 11, 2020 10:06 am
Lei de 1 de Setembro de 1834.
Vivia-se o rescaldo guerra civil que opunha D. Miguel a D. Maria e an finanças estavam arruinadas. Importaram-se por isso moedas espanholas de 8 Reales e levaram a contramarca "Escudo Coroado" para as valorizar para 870 Réis.
Aparecem com preços variáveis a partir de 150€ e com carimbos falsos à mistura para valorizar moedas de pouco valor comercial.
Muito obrigado caro Monge.
Esta moeda já vai em quase 300 euros... Não vou licitar.
Cordialmente
Pensamento Livre

AdrianoHS
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 880
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: Ajuda identificação : Moeda 8 reales Fernando VII com carimbo português

#4 Mensagem por AdrianoHS » sábado jan 11, 2020 1:17 pm

Olá, Pedro.

Quanto ao carimbo, nem idéia se legítimo ou não. Mas a base é um belo 8 reales casa Zacatecas, México, ensaiador A.G., fosse R.G., seria de uma outra série da mesma casa, mais comuns. São meio difíceis essas emissões 1818/20, havendo um 1820 sobre de 1811, mais valorizado ainda (inconcluso pela sua foto). Essa série (1810/11) são quase impossíveis de se achar; de cunhagem grosseira, bem toscas.
Então, pela condição e escassez da peça dá pra arriscar dizer que o carimbo pode ser legítimo. Seria um mau negócio estragar uma boa moeda com um carimbo falso. Não sei os valores para peças assim carimbadas.
Enfim, é uma opinião.

Abraços

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Ajuda identificação : Moeda 8 reales Fernando VII com carimbo português

#5 Mensagem por Pedro Leg » sábado jan 11, 2020 3:24 pm

AdrianoHS Escreveu:
sábado jan 11, 2020 1:17 pm
Olá, Pedro.

Quanto ao carimbo, nem idéia se legítimo ou não. Mas a base é um belo 8 reales casa Zacatecas, México, ensaiador A.G., fosse R.G., seria de uma outra série da mesma casa, mais comuns. São meio difíceis essas emissões 1818/20, havendo um 1820 sobre de 1811, mais valorizado ainda (inconcluso pela sua foto). Essa série (1810/11) são quase impossíveis de se achar; de cunhagem grosseira, bem toscas.
Então, pela condição e escassez da peça dá pra arriscar dizer que o carimbo pode ser legítimo. Seria um mau negócio estragar uma boa moeda com um carimbo falso. Não sei os valores para peças assim carimbadas.
Enfim, é uma opinião.

Abraços
Boa tarde Adriano ;)

Antes de mais, obrigado pelo seu comentário.
Com as suas informações, fui à procura desta moeda nas "mexicanas".
Trata-se, salvo erro de consulta, da KM# 111.1
A NGC valoriza esta moeda (1820 AG) de 60 euros em VF até 850 euros em 63 ; sendo que a XF é valorizada em 120 euros. Infelizmente não encontrei referencias à variante com o carimbo luso. O leiloeiro estima o seu valor em 300 euros, valor que já foi quase alcançado.
Na duvida sobre o valor da moeda nesta variante, não a vou "regatear".
Mais uma vez, muito obrigado amigo Adriano.
Abraço
Pensamento Livre

AdrianoHS
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 880
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: Ajuda identificação : Moeda 8 reales Fernando VII com carimbo português

#6 Mensagem por AdrianoHS » sábado jan 11, 2020 3:46 pm

Então, Pedro

Não sei se o carimbo (mesmo legítimo) valoriza a peça tanto assim. O reales Zacatecas em sí não é comum, moedinha boa. Já na iminência da Espanha perder o México, o movimento revolucionário ia à todo vapor.

Paciência, outras oportunidades melhores aparecerão.

Abraço

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Ajuda identificação : Moeda 8 reales Fernando VII com carimbo português

#7 Mensagem por MCarvalho » sábado jan 11, 2020 4:19 pm

O carimbo parece-me bom. Tem o estilo e proporções correctas, não é nada daqueles "ananases" que aparecem às vezes.

O preço... é relativo. Com 150 euros na mão conseguiria, neste momento, comprar uma? Acho que não, elas não aparecem tanto.
Se oferecer 300 euros agora apareceria alguma em alguns dias? Não sei se ficaria com o dinheiro na mão.
MCarvalho

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Ajuda identificação : Moeda 8 reales Fernando VII com carimbo português

#8 Mensagem por Pedro Leg » sábado jan 11, 2020 4:48 pm

Muito obrigado caro Carvalho. De qualquer maneira parece que me enganei na data do leilão. Mesmo que quisesse licitar já não podia... pois o leilão já foi.
Ficam as preciosas informações que aqui recolhi.
Cordialmente
Pensamento Livre

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Ajuda identificação : Moeda 8 reales Fernando VII com carimbo português

#9 Mensagem por MCarvalho » sábado jan 11, 2020 6:06 pm

Pedro Leg Escreveu:
sábado jan 11, 2020 4:48 pm
Muito obrigado caro Carvalho. De qualquer maneira parece que me enganei na data do leilão. Mesmo que quisesse licitar já não podia... pois o leilão já foi.
Ficam as preciosas informações que aqui recolhi.
Cordialmente
Sim, o leilão foi em 2017.
Pesquisei um bocado por alto e não vi mais (há uma no ebay, de um espanhol, base 500 e tal dólares, salvo erro, nem sei se é boa...)
MCarvalho

Responder

Voltar para “D. Maria II”