Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof

#11 Mensagem por fernanrei » sábado abr 04, 2020 1:47 pm

MCarvalho Escreveu:
sábado abr 04, 2020 12:23 pm
carlos47 Escreveu:
sábado abr 04, 2020 11:02 am
Tratando-se de uma única,seria um ensaio de quê?
Não tendo valor monetario não seria de moeda
Tem toda a razão, Carlos.
Não se trata de um ensaio, provavelmente será até particular.

O AG tende a misturar produções particulares com ensaios oficiais ou encomendas de ensaios oficiais. A outra tem a efígie de Francisco José (Franz Joseph), o kaiser austríaco.

Será uma produção particular, ainda que de grande qualidade,
Provavelmente é da altura da passagem de 1888 de D. Pedro II por Portugal, onde deveria ter sido recebido pelo sobrinho, D. Luís. Tal nunca aconteceu, tanto o imperador do Brasil como o rei de Portugal estavam doentes e afastados de actos oficiais. Ironicamente, no ano seguinte, D. Pedro II regressou a Lisboa para fazer a homenagem fúnebre de D. Luís. Foi nesse contexto que soube da proclamação da República no Brasil e que acabara de ser deposto. Como imperador deposto, foi aconselhado a recatar-se no Porto, longe da capital. Não pôde comparecer na coroação de D. Carlos, o seu sobrinho-neto.

Porque é que não é um ensaio e não será oficial?

Os retratos apresentados são cópias dos retratos das emissões oficiais. De Francisco Augusto de Campos, no caso de D. Luís I, e de Christian Lüster, no caso de D. Pedro II. Se repararmos, as iniciais F.A.C. não aparecem sob a efígie de D. Luís, nem o nome Lüster, sob D. Pedro II (aliás, Lüster, o dinamarquês que trabalhou na Casa da Moeda do Rio morrera em 1871, quase 20 anos antes).

Na época não havia grande regulamentação em relação a cópias de artistas, era comum, tanto na pintura, como na ilustração em geral, fazerem-se reproduções independentes. O próprio retrato de D. Luís de Francisco Augusto de Campos foi muito usado, sem assinatura, em medalhas comerciais, como as das exposições agrícolas e industriais da época.

Quanto à proveniência, não tenho dados. O Fabiano refere produção europeia fora de Portugal, é possível, dado que é realmente uma peça de muita qualidade. Em todo o caso, imagino que o mercado dela deveria ser Portugal, ou para comércio, ou para oferta a dignitários que acompanharam a visita. Tendo em conta o contexto da visita de 1888, em que D. Pedro II adoeceu e teve que ser tratado na Alemanha e D. Luís praticamente já não saía do quarto, a medalha não deve ter sido distribuída/comercializada muito tempo.
Muito esclarecedora a explicação e com factos muito lógicos :clap3:

No entanto, acredito que seja uma preciosidade rara. Pessoalmente, nunca tinha visto. :think:


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof

#12 Mensagem por numisiuris » sábado abr 04, 2020 2:30 pm

Bonita medalha! Parabéns!

FREANUMIS
Reinado D.Carlos
Mensagens: 116
Registado: quarta dez 19, 2012 11:31 pm

Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof

#13 Mensagem por FREANUMIS » sábado abr 04, 2020 2:44 pm

Eu nunca vi uma medalha com serrilhas,mas na cabeça de alguns iluminados isto é medalha,enfim.
_________________
FREANUMIS MEGA LEILOES - http://megaleiloes.pt/leiloes-de-FREANUMIS
COMPRO E VENDO TODO O TIPO DE MOEDAS E NOTAS,NACIONAIS E ESTRANGEIRAS
TLM-968067020 - freanumis@gmail.com - site - WWW.FREANUMIS.COM

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof

#14 Mensagem por carlos47 » sábado abr 04, 2020 4:09 pm

Se sou iluminado e´mesmo com pouca luz
Não vejo que moeda podiam estar a ensaiar com a efigie de dois monarcas estrangeiros e sem valor monetario,será que estaria previsto ter curso nos 3 países? possivelmente visto que não haveria maneira de saber qual o país emissor,E qual poderia ser o valor?

FREANUMIS
Reinado D.Carlos
Mensagens: 116
Registado: quarta dez 19, 2012 11:31 pm

Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof

#15 Mensagem por FREANUMIS » sábado abr 04, 2020 4:41 pm

carlos47 Escreveu:
sábado abr 04, 2020 4:09 pm
Se sou iluminado e´mesmo com pouca luz
Não vejo que moeda podiam estar a ensaiar com a efigie de dois monarcas estrangeiros e sem valor monetario,será que estaria previsto ter curso nos 3 países? possivelmente visto que não haveria maneira de saber qual o país emissor,E qual poderia ser o valor?
Acredito,mas diga-me uma coisa se souber claro, ja viu alguma medalha com serrilha? Eu nunca vi,agora se é iluminado com pouca luz,ainda bem,sempre poupa na eletricidade :erofl:
_________________
FREANUMIS MEGA LEILOES - http://megaleiloes.pt/leiloes-de-FREANUMIS
COMPRO E VENDO TODO O TIPO DE MOEDAS E NOTAS,NACIONAIS E ESTRANGEIRAS
TLM-968067020 - freanumis@gmail.com - site - WWW.FREANUMIS.COM

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof

#16 Mensagem por carlos47 » sábado abr 04, 2020 4:49 pm

Não respondeu à minha pergunta ,é um ensaio de quê? Se sabe porque não responde?

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof

#17 Mensagem por carlos47 » sábado abr 04, 2020 5:12 pm

— 492 — "Moedas, são 'peça's de metal que, multiplicadas uni-formemente em grande número, com um valor preciso, real ou fictício, com determinados tipos, pêso e título, servem de meio universal de troca em relação a todos os outros valores. Medalhas, são peças de metal 'que multiplicadas uni-formemente sem ter valor preciso, e sem reunir os carac-teres conhecidos e determinados pelo título, pêso e ti-pos, são destinadas a um fim comemorativo, religioso, artístico e premial".
viewtopic.php?t=18725
https://www.lot-art.com/auction-lots/Me ... 19-numisma
https://medalhasportuguesas.wordpress.c ... ara-o-dia/
Olhe que não faltam

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof

#18 Mensagem por numisiuris » sábado abr 04, 2020 5:20 pm

Eu apenas chamei medalha, vista a explicação do Mcarvalho, que me pareceu bem fundamentada. Ao mesmo tempo, não lhe vejo marquilha. Porque valor iria circular a moeda ensaiada?

Eu não percebo nada de medalhas. Mas tenho aqui esta, com serrilha:
Imagem
Imagem

Será ensaio?

FREANUMIS
Reinado D.Carlos
Mensagens: 116
Registado: quarta dez 19, 2012 11:31 pm

Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof

#19 Mensagem por FREANUMIS » sábado abr 04, 2020 5:33 pm

carlos47 Escreveu:
sábado abr 04, 2020 4:49 pm
Não respondeu à minha pergunta ,é um ensaio de quê? Se sabe porque não responde?
O que sei,fica comigo,para mim é um ensaio catalogado,o resto é treta,é a minha opinião, só estou triste é se não ser minha.
Grande abraço ai para o algarve e tenha cuidado com o virus :beer:
_________________
FREANUMIS MEGA LEILOES - http://megaleiloes.pt/leiloes-de-FREANUMIS
COMPRO E VENDO TODO O TIPO DE MOEDAS E NOTAS,NACIONAIS E ESTRANGEIRAS
TLM-968067020 - freanumis@gmail.com - site - WWW.FREANUMIS.COM

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Raro Ensaio D. Luís I / D. Pedro II 1888 Prata Proof

#20 Mensagem por carlos47 » sábado abr 04, 2020 6:41 pm

Agora que já viu medalhas com serrilha ,a menos que não seja um iluminado como eu
queria esclarecer,eu não coloquei em causa que fosse um ensaio , apenas senti curiosidade de saber qual a finalidade do ensaio
Depois de pesquisar e de ter os esclarecimentos de Carvalho,também tendo em conta que seria estranhíssimo que pudesse circular uma moeda com a efigie de um soberano estrangeiro, cheguei à conclusão que só poderia ser medalha,agora se é ensaio de uma medalha,não tenho como ter a certeza que não o seja
Em todo o caso concordamos numa coisa ,eu também gostaria de a ter,sou muito apreciador de medalhas

Responder

Voltar para “D. Luís”