50 Reis 1900 - Opinião EC

O acham do EC dela

REG
1
9%
BC
6
55%
MBC
4
36%
B
0
Sem votos
 
Total de votos: 11

Mensagem
Autor
andremarques1987
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 38
Registado: domingo jan 24, 2021 6:53 pm

50 Reis 1900 - Opinião EC

#1 Mensagem por andremarques1987 » sexta fev 26, 2021 2:47 pm

Boa Tarde,

Hoje esta veio parar a minha coleção apesar de eu achar que está em MBC gostaria de saber a vossa opinião?
50 reis.JPG
Cumprimentos
André Marques
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por andremarques1987 em sábado fev 27, 2021 10:33 am, editado 1 vez no total.



Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: 50 Reis 1900 - Opinião EC

#2 Mensagem por Pedro Leg » sexta fev 26, 2021 4:14 pm

Na minha opinião pelo menos MBC, tem as legendas todas bem visíveis e os relevos estão bastante bons.
Pensamento Livre

andremarques1987
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 38
Registado: domingo jan 24, 2021 6:53 pm

Re: 50 Reis 1900 - Opinião EC

#3 Mensagem por andremarques1987 » sexta fev 26, 2021 8:23 pm

Pedro Leg Escreveu:
sexta fev 26, 2021 4:14 pm
Na minha opinião pelo menos MBC, tem as legendas todas bem visíveis e os relevos estão bastante bons.
Caro Pedro também sou da sua opinião mas como estava com algumas dúvidas resolvi questionar as pessoas do fórum que têm certamente mais experiência que eu ainda que ainda estou muito inicio desta vida ;)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 50 Reis 1900 - Opinião EC

#4 Mensagem por fernanrei » domingo fev 28, 2021 5:02 pm

Na minha opinião, e pelo desgaste que apresenta, o estado de conservação fica ao nível do BC+. Não me parece que seja uma moeda pouco circulada. :think:
"Quod erat demonstrandum"

andremarques1987
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 38
Registado: domingo jan 24, 2021 6:53 pm

Re: 50 Reis 1900 - Opinião EC

#5 Mensagem por andremarques1987 » segunda mar 01, 2021 10:07 am

fernanrei Escreveu:
domingo fev 28, 2021 5:02 pm
Na minha opinião, e pelo desgaste que apresenta, o estado de conservação fica ao nível do BC+. Não me parece que seja uma moeda pouco circulada. :think:
Muito obrigado pela sua opinião :thumbupleft:

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 50 Reis 1900 - Opinião EC

#6 Mensagem por fernanrei » segunda mar 01, 2021 11:46 am

andremarques1987 Escreveu:
segunda mar 01, 2021 10:07 am
fernanrei Escreveu:
domingo fev 28, 2021 5:02 pm
Na minha opinião, e pelo desgaste que apresenta, o estado de conservação fica ao nível do BC+. Não me parece que seja uma moeda pouco circulada. :think:
Muito obrigado pela sua opinião :thumbupleft:
Se tem colocado as opções BC+ e MBC-, de certo que muitas das votações estariam nestas hipóteses. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: 50 Reis 1900 - Opinião EC

#7 Mensagem por Pedro Leg » segunda mar 01, 2021 12:09 pm

MBC - Deve apresentar aproximadamente 70% dos detalhes da cunhagem original, o nível de desgaste deve ser homogéneo. a orla admite uma média imperfeição (menos de 20%) da sua aparência original, proveniente de um desgaste médio. Admite sinais de limpeza, mesmo que ocasione no seu campo pequenos vestígios de riscos ou manchas.

BC - Os detalhes da cunhagem original devem aparecer em aproximadamente 50%, admitindo-se que alguns detalhes estejam mais aparentes em determinados setores da moeda do que noutros, principalmente nos detalhes altos da cunhagem, letras e números. A legenda e a data da moeda devem ser visíveis a olho nu, sem se recorrer à utilização da lente. A orla pode estar imperfeita em até 30% da sua aparência original.

Li não sei onde neste forum que para classificar uma moeda são necessários anos a "virar frangos", o que não é o meu caso :) ... que ninguem leve a minha opinião como uma sagrada escritura, esqueço de o referir quando opino, mas a lacuna fica preenchida :)
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 50 Reis 1900 - Opinião EC

#8 Mensagem por fernanrei » segunda mar 01, 2021 2:37 pm

Estados de Conservação - Método português

FDC - Flor de Cunho: Moeda absolutamente impecável, sem apresentar o mais pequeno vestígio de manchas, mossas ou qualquer desgaste.
SOB - Soberba: Moeda que nunca circulou, mantendo o brilho ou o baço provocados pela cunhagem. Pode apresentar ligeiras marcas de abrasão por ter estado em contacto com outras moedas durante o fabrico ou transporte.
BELA: Moeda que aparenta não ter circulado. Ligeiros sinais de desgaste nos pontos mais altos do relevo da gravura, alguma oxidação ou pátina uniforme.
MBC - Muito Bem Conservada: Moeda pouco circulada. Superfícies mais elevadas da gravura com sinais de desgaste. Pode apresentar pequenas mossas no rebordo.
BC - Bem Conservada: Moeda circulada. Relevo da gravura com consideráveis sinais de desgaste, mas com todos os detalhes bem visíveis, incluindo a legenda e data. Pode apresentar mossas ou riscos.
REG - Regular: Moeda com bastante desgaste no desenho, legendas e data, apresentando porém visíveis as características principais de classificação.
MC - Mal Conservada: Moeda muitíssimo gasta, corroída, legenda e data obliteradas o que as torna quase ilegíveis, sem que, contudo, haja dúvidas na sua classificação.

No seguinte tópico Aqui podem-se tirar muitas dúvidas, uma vez que estão exemplificados vários tipos de avaliação. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 50 Reis 1900 - Opinião EC

#9 Mensagem por silvio2 » segunda mar 01, 2021 2:46 pm

Com todo o respeito pelos demais intervenientes e sem querer entrar em "polémica" também acho que o EC da moeda "não chegará" a MBC. ;)
Tal com opinou o caro Fernando, também concordo que andará entre BC+ e MBC- indo a minha opinião para MBC- (opção que não foi colocada). Cada opinião "vale o que vale" e não é soberana nem vinculativa, como é evidente, claro.
Como termo de comparação e para verificar o "grau de desgaste", veja-se a moeda abaixo postada ...

Imagem Imagem
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: 50 Reis 1900 - Opinião EC

#10 Mensagem por Pedro Leg » segunda mar 01, 2021 3:05 pm

Muito obrigado caros Fernando e Silvio.
Como fiz questão de escrever, eu , sem falsa modéstia, ainda tenho muitos anos (se o Grande Arquiteto o permitir) para evoluir.
Quando comecei neste forum (ha muito pouco tempo) nem sequer o ABC da numismática eu conhecia. Agora ja conheço o ABCDE mas ainda me faltam muitas letras até o Z.
Respeitosamente
João Pedro
Pensamento Livre

Responder

Voltar para “D. Carlos”