cartoes de telefone da telecom

Desde selos, pins, chávenas, caricas ou outros artigos. Tudo é coleccionável.
Mensagem
Autor
Victor
Reinado D.Luís
Mensagens: 171
Registado: terça dez 28, 2010 8:58 pm
Localização: Chaves

cartoes de telefone da telecom

#1 Mensagem por Victor » terça fev 21, 2012 2:34 pm

Boa tarde
Gostaria de saber se alguem me pode ajudar sobre o valor de cartoes telefonicos da TELECOM, pois de momento possuo alguns e nao sei se valem alguma coisa e quanto, sao 56!
Obrigado

Victor



Luís B.
Reinado D.Afonso IV
Mensagens: 1514
Registado: domingo out 10, 2010 11:30 am
Localização: Al garve

Re: cartoes de telefone da telecom

#2 Mensagem por Luís B. » terça fev 21, 2012 4:57 pm

Victor Escreveu:Boa tarde
Gostaria de saber se alguem me pode ajudar sobre o valor de cartoes telefonicos da TELECOM, pois de momento possuo alguns e nao sei se valem alguma coisa e quanto, sao 56!
Obrigado

Victor
bela pergunta... eu tb tenho uns quantos... bastantes até (não os contei) e tb gostava de saber se há mercado paar estes cartões, se há colecionadores destes cartões... ou se tb é uma colecção em "fim de vida"...

por falar nisso... ainda se comercializam esses cartões? ainda há cabines de telefone que usem esses cartões? a novidade que foi quando a par das cabines que aceitavam moedas comecaram a surgir essas...
CARPE DIEM

Luís

Avatar do Utilizador
NunoRodrigues
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 49
Registado: terça jan 03, 2012 11:18 pm
Localização: Lousã

Re: cartoes de telefone da telecom

#3 Mensagem por NunoRodrigues » terça fev 21, 2012 6:00 pm

Telecartofilia. Nos gloriosos tempos das cabines telefónicas, final da década de 80 e anos 90 do século XX os cartões telefónicos eram um instrumento útil para a comunicação. Em poucos anos os telemóveis tornaram obsoletos estes objectos de colecção.
O valor de cada cartão telefónico depende do número de exemplares, tiragem e estado de conservação e, claro, da procura pelo mercado. Hoje são poucos aqueles que investem em Telecartofia, uma pesquisa a sites de leilões mundiais permite constatar este facto.
Eu possuo uma colecção organizada com centenas de cartões portugueses e milhares de todo o mundo. De tempos a tempos gosto de ver estas peças que tal como a Numismática relatam acontecimentos históricos, paisagens, usos e costumes...

Avatar do Utilizador
Renato Ferreira
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 218
Registado: segunda fev 07, 2011 9:34 pm
Localização: Terras de Santa Maria

Re: cartoes de telefone da telecom

#4 Mensagem por Renato Ferreira » terça fev 21, 2012 6:07 pm

Existe mercado, existem coleccionadores e talvez haja o factor "raridade" e outros tal como com a filatelia e numismática. Sou de uma geração mais recente e pouco contactei com esse tipo de instrumento. Lembro-me bem de ver a minha irmã utilizar os "credifones" e de quando acabavam de mos dar para eu os destruir...e lá iamos aos correios comprar mais um ou dois para ela ligar às amigas quando iamos de férias. Utlizavamos os "orelhões" da Telecom. Creio que já existem poucos destes por aí...
Cumprimentos

Renato Ferreira
Em terras de Santa Maria
Portugal

Avatar do Utilizador
antoniojulio
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 6701
Registado: quarta abr 02, 2008 12:11 am
Localização: Porto

Re: cartoes de telefone da telecom

#5 Mensagem por antoniojulio » terça fev 21, 2012 10:01 pm

Também tenho alguns. :green:
COM OS MEUS CUMPRIMENTOS.
ANTÓNIO JÚLIO

Victor
Reinado D.Luís
Mensagens: 171
Registado: terça dez 28, 2010 8:58 pm
Localização: Chaves

Re: cartoes de telefone da telecom

#6 Mensagem por Victor » quarta fev 22, 2012 9:18 am

Muito bom dia
Grato pela colaboraçao, fiquei mais ou menos elucidado, mas, ja agora, eu queria de facto vende-los e se porventura lhe interessar posso mandar fotos
Muito obrigado pela atençao

Victor

maracucho
Escudinho da II República
Mensagens: 21
Registado: segunda dez 05, 2011 4:29 pm
Localização: Vila do Conde / Póvoa de Varzim

Re: cartoes de telefone da telecom

#7 Mensagem por maracucho » sexta mar 02, 2012 12:58 pm

Cada vez estou mais espantado com a variedade de artigos que se colecciona. Ás tantas tenho em casa coisas de valor e desconheço o facto. Vou ter q dar uma vista de olhos no baú. hehehehehe.

fernandoferreira
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 48
Registado: sábado jul 24, 2010 10:52 am

Re: cartoes de telefone da telecom

#8 Mensagem por fernandoferreira » domingo mar 11, 2012 11:02 pm

Eu ainda coleciono cartões de telefone apesar de ainda não ser um colecionador "profissional" vou juntando os que vou encontrando e os que vou trocando com outras pessoas por esse mundo fora.

Assim se poder enviar algumas imagens desses credifones eu ficaria grato.

Avatar do Utilizador
eurokap
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 58
Registado: sábado out 09, 2010 5:08 pm
Localização: Aveiro/Tocha

Re: cartoes de telefone da telecom

#9 Mensagem por eurokap » quarta abr 11, 2012 12:28 pm

Tenho muitos cartões telefónicos de frança.
Se interessar posso trocar.
Cumps
Melhores cumprimentos,
Vitor Azenha

***Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida***

José Duarte
Reinado D.Maria II
Mensagens: 280
Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am
Localização: Lisboa

Re: cartoes de telefone da telecom

#10 Mensagem por José Duarte » quarta abr 11, 2012 4:13 pm

Boa tarde,

A Telecartofilia é uma modalidade colecionista que continua a ter espaço, embora tenha decaído muito em Portugal, por diversas razões que poderão ser escrutinadas, mas não neste tópico.

Até ao ano 2000 foram publicadas 5 edições de livros-catálogos multilingues com textos diversos, chave de catálogo e fotografias a cores dos cartões (Portugal, Macau, Timor e Palop), edição do CNP, a primeira, e as quatro seguintes da APCCT, todas da autoria do signatário.

Ali, pode encontrar a classificação de todos os cartões telefónicos (normais, de serviço, de testes, etc.) das várias tecnologias (credifones, chipcards, telemóveis, etc.) e das empresas de telecomunicações portuguesas (CTT, TLP, Telecom Portugal, Portugal Telecom, TMN, Telecel; Optimus, Maxitel, etc...), designações, séries, datas, tiragens e cotações, entre outros dados.

Cumprimentos,

Joé Duarte Martins
Cumprimentos,
José Duarte

Responder

Voltar para “Outros tipos de coleccionismo”