Maçonaria

Colecções sobre variadas temáticas
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
akuarius
Reinado D.Carlos
Mensagens: 127
Registado: sexta ago 27, 2010 10:31 pm
Localização: Ermesinde

Maçonaria

#1 Mensagem por akuarius » quarta set 29, 2010 7:36 pm

Olá. A Maçonaria é algo que me cativa o interesse. Gostaria de saber se existe alguma moeda com referencia e esta organização. Tenho encontrado algumas, mas ao que me parecem são medalhas...alguma informação adicional??
obrigado


Nosce te ipsum

Cumprimentos,
Paulo Oliveira

Trocas: viewtopic.php?f=26&t=96495

MINHA COLECÇÃO

Avatar do Utilizador
josape
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 5677
Registado: quarta dez 17, 2008 11:21 pm
Localização: Ponte-Guimarães

#2 Mensagem por josape » quarta set 29, 2010 8:01 pm

Foram cunhadas moedas com o símbolo da moçanaria
Talvez isto lhe interesse http://www.google.pt/url?sa=t&source=we ... vy2wwJk1WA
José Pereira

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#3 Mensagem por MCarvalho » quarta set 29, 2010 8:57 pm

Epá, José, esse site é muito mau... associa a Maçonaria ao satanismo... é um chorrilho de disparates. Temos que avaliar muito bem a informação que está on-line, pois a maioria é informação sem qualidade.

Akuarius, a Maçonaria, como sociedade discreta, tem estado presente ao longo dos últimos séculos e tem deixado os seus símbolos um pouco por todo o lado, nomeadamente nas moedas, é preciso é saber lê-los.

A pirâmide, o compasso, a estrela de cinco pontas, o olho da providência, a espada, etc. são os símbolos mais comuns e mais identificáveis, mas há outros mais subtis, é preciso é compreender bem quando e por quem algumas moedas foram cunhadas.

Por exemplo, o Escudo do 5 de Outubro, cunhado em 1910, pelo primeiro regime republicano em Portugal, é um bom exercício para lermos os sinais: quantos referências à Luz (que representa o Conhecimento) estão na moeda? Quantas estrelas surgem, os códigos numéricos ocultos, etc.

Mais exemplos: D. Pedro IV de Portugal, foi Grão-Mestre da Maçonaria, e foi também o primeiro Imperador do Brasil, não é de estranhar, portanto, que as primeiras moedas do Brasil independente tenham alguns elementos que não são exactamente decorativos, como as estrelas.

Mais exemplos... as moedas francesas depois da Revolução de 1789 têm ostentado vários símbolos Maçónicos, a começar pela divisa que ainda hoje está presente nos euros, liberté, egalité, fraternité/i] que é evidentemente da Maçonaria, mas há outros símbolos... o que é que figura da Igualdade (que figura nas moedas antigas de 5 francos do gravador Dupré e nas mais recentes, dos anos de 1970) tem na mão?

Tudo isto são indicações, é preciso é saber procurar.
:thumbs:
MCarvalho

Avatar do Utilizador
akuarius
Reinado D.Carlos
Mensagens: 127
Registado: sexta ago 27, 2010 10:31 pm
Localização: Ermesinde

Re: Maçonaria

#4 Mensagem por akuarius » quinta set 30, 2010 7:39 pm

Óptimo...obrigado a ambos, já tinha entendido que há na realidade simbolos ocultos em inumeras moedas com alusão à maçonaria, e inclusivé já tinha pesquisado sobre a moeda comemorativa...mas buscava algo mais...por aí perdido. Abraços.
Nosce te ipsum

Cumprimentos,
Paulo Oliveira

Trocas: viewtopic.php?f=26&t=96495

MINHA COLECÇÃO

Responder

Voltar para “Colecções Temáticas”