3ª Família de Moedas do Real?

Responder
Mensagem
Autor
cruzeirodosul
Escudinho da II República
Mensagens: 8
Registado: terça abr 02, 2019 6:15 pm

3ª Família de Moedas do Real?

#1 Mensagem por cruzeirodosul » terça abr 02, 2019 7:09 pm

Boa tarde pessoal

Em consulta ao site do Banco Central do Brasil, encontrei uma seção "Encargos do Meio Circulante" cujo link é:
https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/encargosmecir

Nas tabelas disponibilizadas pelo BaCen há uma dotação específica para "Divulgação e Pesquisa de Assuntos de Meio Circulante". O valor disponibilizado para o exercício de 2019 é da ordem de quase R$ 30,5 milhões!

Semelhante a este valor, somente o que foi liberado em 2013, que foi cerca de R$ 30,4 milhões o que resultou no lançamento de 16 moedas comemorativas de circulação comum de 1 Real da série olímpica, além das comemorativas de prata e ouro. Nos anos subsequentes essa dotação financeira foi bem menor. Deduzo daí que o BaCen está se preparando para o desenvolvimento de uma nova série ou, na pior das hipóteses, de uma série comemorativa pelos 200 anos da Independência. Como a data só se comemora em 2022, acredito que o valor seja destinado tanto ao lançamento de uma nova série de moedas de uso comum quanto das comemorativas, provavelmente a ocorrer em 2020 em diante...

Abaixo, os valores das dotações de cada ano para essa mesma finalidade, desde 2012

2012 - R$ 13.141.777 (utilizado R$ 13.012.395)
2013 - R$ 30.465.200 (utilizado R$ 11.946,933)
2014 - R$ 182.090,74 (utilizado R$ 182.090,74)
2015 - R$ 0,00
2016 - R$ 839.883,42 (utilizado R$ 839.883,42)
2017 - R$ 1.286.821 (utilizado R$ 997.821,00)
2018 - R$ 289.000 (utilizado R$ 289.000)
2019 - R$ 30.470.000 (utilizado R$ 0,00)

O que vocês acham?

Abraços
Roberto



Avatar do Utilizador
LSalema
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2295
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: 3ª Família de Moedas do Real?

#2 Mensagem por LSalema » domingo mai 12, 2019 2:39 am

Parece que teremos emissões comemorativas cunhadas para circulação, além é claro de emissões específicas para colecionadores, sem contar as comuns do dia a dia. Assim espero, e aguardo.
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 732
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: 3ª Família de Moedas do Real?

#3 Mensagem por Rogbert » domingo mai 12, 2019 1:17 pm

Caros colegas,

Sobre isso, gostaria muito de ver algo novo ai, mas sabendo da dificuldade que a Casa da Moeda tem tido em tentar emitir novas moedas e com o Banco Central fazendo moedas no exterior, acho difícil que esse valor vá para algo como cédulas ou moedas novas. Foram tentados estes últimos dois anos diversos projetos de moedas comemorativas, mas todos barrados.

Sobre novas famílias de moedas ou cédulas, com duas ainda em circulação, uma terceira de qualquer uma seria muita confusão, primeiro teriam na minha opinião que retirar uma delas.

Do item que comentou, a descrição dele que achei é :

Divulgação de assuntos relacionados ao meio circulante – considera a contratação de campanhas de divulgação para lançamento de novas cédulas e para sensibilização da população quanto à importância de se colocar moedas guardadas novamente em circulação.

Não sei como foram gastos os valores de 2013 para comparação, mas o item é campanhas de divulgação.
Uma campanha publicitária sobre não guardar moedas nas gavetas, pode ser mais possível, ou até sobre as moedas novas feitas fora, quem sabe, mas seria sobre divulgação de algo. Tenho visto ai cédulas falsificadas muito boas, quem sabe até campanhas contra falsificação.

Sobre novas moedas comemorativas de circulação ou não, sei que a Casa da Moeda tentou lançar vários projetos, inclusive uma do Ayrton Senna ano passado, que seria fantástica nas novidades que traria, pois a Casa da Moeda tem testado coisas novas nas medalhas do Clube da Medalha, mas nada passou. Sobre moedas de circulação comemorativas, a perspectiva é pior ainda.

Para ter uma ideia, vejam a página do Clube da Medalha baixo, a primeira e segunda página mostra algumas novidades, para quem não viu ainda. Ouvi falar que em algumas destas medalhas foram usados métodos para as futuras moedas comemorativas, se fossem autorizados, como o colorido e o cartão ABS. A Casa da Moeda pode fazer as Medalhas que desejar, moedas só com autorização do BC.

https://www.clubedamedalha.com.br/catalogo-de-produtos

Eu particularmente gostei e tenho a medalha abaixo, mas não do site, o frete é muito caro infelizmente. Adorei as cédulas coloridas.

https://www.clubedamedalha.com.br/catal ... a-aco-inox

Mas sei que a Casa da Moeda está tentando novos projetos, vontade dela não falta, a questão é o Banco Central autorizar, quem sabe este ano a Casa da Moeda emplaca algum projeto.

Abraços.



cruzeirodosul
Escudinho da II República
Mensagens: 8
Registado: terça abr 02, 2019 6:15 pm

Re: 3ª Família de Moedas do Real?

#4 Mensagem por cruzeirodosul » segunda mai 13, 2019 4:11 pm

Rogbert Escreveu:Caros colegas,

Sobre isso, gostaria muito de ver algo novo ai, mas sabendo da dificuldade que a Casa da Moeda tem tido em tentar emitir novas moedas e com o Banco Central fazendo moedas no exterior, acho difícil que esse valor vá para algo como cédulas ou moedas novas. Foram tentados estes últimos dois anos diversos projetos de moedas comemorativas, mas todos barrados.

Sobre novas famílias de moedas ou cédulas, com duas ainda em circulação, uma terceira de qualquer uma seria muita confusão, primeiro teriam na minha opinião que retirar uma delas.

Do item que comentou, a descrição dele que achei é :

Divulgação de assuntos relacionados ao meio circulante – considera a contratação de campanhas de divulgação para lançamento de novas cédulas e para sensibilização da população quanto à importância de se colocar moedas guardadas novamente em circulação.

Não sei como foram gastos os valores de 2013 para comparação, mas o item é campanhas de divulgação.
Uma campanha publicitária sobre não guardar moedas nas gavetas, pode ser mais possível, ou até sobre as moedas novas feitas fora, quem sabe, mas seria sobre divulgação de algo. Tenho visto ai cédulas falsificadas muito boas, quem sabe até campanhas contra falsificação.

Sobre novas moedas comemorativas de circulação ou não, sei que a Casa da Moeda tentou lançar vários projetos, inclusive uma do Ayrton Senna ano passado, que seria fantástica nas novidades que traria, pois a Casa da Moeda tem testado coisas novas nas medalhas do Clube da Medalha, mas nada passou. Sobre moedas de circulação comemorativas, a perspectiva é pior ainda.

Para ter uma ideia, vejam a página do Clube da Medalha baixo, a primeira e segunda página mostra algumas novidades, para quem não viu ainda. Ouvi falar que em algumas destas medalhas foram usados métodos para as futuras moedas comemorativas, se fossem autorizados, como o colorido e o cartão ABS. A Casa da Moeda pode fazer as Medalhas que desejar, moedas só com autorização do BC.

https://www.clubedamedalha.com.br/catalogo-de-produtos

Eu particularmente gostei e tenho a medalha abaixo, mas não do site, o frete é muito caro infelizmente. Adorei as cédulas coloridas.

https://www.clubedamedalha.com.br/catal ... a-aco-inox

Mas sei que a Casa da Moeda está tentando novos projetos, vontade dela não falta, a questão é o Banco Central autorizar, quem sabe este ano a Casa da Moeda emplaca algum projeto.

Abraços.



Olá amigos,

Eu até acho que boa parte do valor sirva para campanhas de divulgação, mas o valor é muito alto para ser utilizado apenas para isto, basta vermos que em anos anteriores foram realizadas campanhas a um custo muito menor. O item do orçamento contém o termo "divulgação", que faz jus ao que o amigo de cima falou, mas também contém o termo "pesquisa" que não está claramente explicado na descrição do item.

Então, se juntarmos o fato de que se trata de uma data importante para o Brasil (2022) e que o valor destinado à "divulgação e pesquisa" está entre os maiores da década, podemos conjecturar que alguma coisa diferente deve aparecer por aí....Essa é a minha torcida! :beer:

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 732
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: 3ª Família de Moedas do Real?

#5 Mensagem por Rogbert » terça mai 28, 2019 2:19 pm

Caro cruzeirodosul

Entendo seu ponto de vista, e sua torcida, mas o que se sabe não é muito animador sobre moedas comemorativas. Pesquisei mais e achei o item 456 no Plano Anual de Aquisições 2019 do Banco Central do Brasil, tendo como Objeto Serviços de Publicidade no valor de R$ 30.000.000,00, que encaixariam no valor citado antes. Se vão realmente usar não sei, mas está destinado a publicidade. Há outros itens com valores menores. Abaixo o link para o documento :

https://www.bcb.gov.br/content/acessoin ... 19_BCB.pdf

Plano Anual de Aquisições 2019 - Banco Central do Brasil

item : 456

Descrição do objeto :
Prestação de serviços de Publicidade de Utilidade Pública, por intermédio de agência de propaganda, compreendendo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação.

Valor estimado OAM : R$ 30.000.000,00

Contrato sob demanda, com o intuito de atender ao princípio da publicidade e ao direito à informação. Por determinação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República o Banco Central é obrigado a manter contrato com agência para realizar campanhas de utilidade pública. Temas de campanha recorrentes: Elementos de segurança do Real, Circulação de Moedas, Cidadania Financeira, Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior.



cruzeirodosul
Escudinho da II República
Mensagens: 8
Registado: terça abr 02, 2019 6:15 pm

Re: 3ª Família de Moedas do Real?

#6 Mensagem por cruzeirodosul » terça mai 28, 2019 2:46 pm

Rogbert Escreveu: Caro cruzeirodosul

Entendo seu ponto de vista, e sua torcida, mas o que se sabe não é muito animador sobre moedas comemorativas. Pesquisei mais e achei o item 456 no Plano Anual de Aquisições 2019 do Banco Central do Brasil, tendo como Objeto Serviços de Publicidade no valor de R$ 30.000.000,00, que encaixariam no valor citado antes. Se vão realmente usar não sei, mas está destinado a publicidade. Há outros itens com valores menores. Abaixo o link para o documento :

https://www.bcb.gov.br/content/acessoin ... 19_BCB.pdf

Plano Anual de Aquisições 2019 - Banco Central do Brasil

item : 456

Descrição do objeto :
Prestação de serviços de Publicidade de Utilidade Pública, por intermédio de agência de propaganda, compreendendo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação.

Valor estimado OAM : R$ 30.000.000,00

Contrato sob demanda, com o intuito de atender ao princípio da publicidade e ao direito à informação. Por determinação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República o Banco Central é obrigado a manter contrato com agência para realizar campanhas de utilidade pública. Temas de campanha recorrentes: Elementos de segurança do Real, Circulação de Moedas, Cidadania Financeira, Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior.



Analisando por este prisma, faz muito sentido o que você relatou.
Este arquivo é bem bacana e traz tudo detalhado, no cumprimento da lei no âmbito da transparência e responsabilidade fiscal.
Ainda assim, o valor destinado neste ano é bastante superior ao destinado nos anos anteriores, pelo que vi no link que eu citei anteriormente, analisando ano a ano.
Sabemos também que este orçamento foi aprovado no ano anterior, pelo outro governo e pode sofrer contingenciamentos pelo atual. Sendo apenas para 'publicidade', minha opinião é em favor do contingenciamento ou corte do gasto, pois acho desnecessário neste momento.
abraços

Roberto - Cruzeiro do Sul

Avatar do Utilizador
Numisatlantica
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 45
Registado: sexta out 25, 2019 5:17 am

Re: 3ª Família de Moedas do Real?

#7 Mensagem por Numisatlantica » sábado out 26, 2019 6:07 am

Não tenho nenhuma fonte sobre o que afirmarei agora...é apenas meu "feeling" sobre isso: Me parece muito mais preparativos prévios para uma futura privatização...
Cada moeda é um pedacinho da História em nossas mãos! Valorize isso!

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”