Estudos sobre as primeiras moedas brasileiras-AS OBSIDIONAIS

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: Estudos sobre as primeiras moedas brasileiras-AS OBSIDIONAIS

#41 Mensagem por Mmatos » segunda abr 15, 2019 12:48 am

Vale a pena reler. Muito interessante a parte histórica da ocupação holandesa e a posterior recuperação por parte dos luso-brasileiros.



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9510
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Estudos sobre as primeiras moedas brasileiras-AS OBSIDIONAIS

#42 Mensagem por silvio2 » terça jun 23, 2020 6:20 pm

Não me canso de "ler, reler e apreciar as bonitas ilustrações" dos magníficos Tópicos (como este por exemplo) postados pelo ilustre amigo Fabiano. :D :dance:
São, na verdade, excelentes "aulas" de história e numismática que nos ajudam a compreender melhor o contexto das emissões de moeda, à época ... ;)
Bem haja, por "tudo" o que tem dado ao Fórum! :clap3: :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

furmani
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 63
Registado: segunda jun 22, 2020 10:32 am

Re: Estudos sobre as primeiras moedas brasileiras-AS OBSIDIONAIS

#43 Mensagem por furmani » domingo jun 28, 2020 9:29 pm

Tenho varias destas moedas e barras (não as de ouro), provavelmente tudo falso. Ainda não me dei ao trabalho de verificar bem. Comprei de varias fontes diferentes no Brasil, se apenas uma delas for verdadeira já fico satisfeito.

Um dia vou fazer um post aqui com todas as que tenho para as julgarem

furmani
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 63
Registado: segunda jun 22, 2020 10:32 am

Re: Estudos sobre as primeiras moedas brasileiras-AS OBSIDIONAIS

#44 Mensagem por furmani » domingo jun 28, 2020 9:44 pm

furmani Escreveu:
domingo jun 28, 2020 9:29 pm
Tenho varias destas moedas e barras (não as de ouro), provavelmente tudo falso. Ainda não me dei ao trabalho de verificar bem. Comprei de varias fontes diferentes no Brasil, se apenas uma delas for verdadeira já fico satisfeito.

Um dia vou fazer um post aqui com todas as que tenho para as julgarem
Aliás, não as tenho comigo de momento mas encontrei umas fotos que tirei anteriormente, não são todas mas é uma amostra. Aqui ficam:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Alguma coisa que se aproveite?

maurosatoshi
Escudinho da II República
Mensagens: 22
Registado: segunda dez 31, 2018 5:12 pm

Re: Estudos sobre as primeiras moedas brasileiras-AS OBSIDIONAIS

#45 Mensagem por maurosatoshi » quinta jul 09, 2020 6:16 pm

Parabéns pela matéria e pesquisa :clap3: :clap3: :clap3:

Avatar do Utilizador
MarceloTM
Reinado D.Carlos
Mensagens: 105
Registado: domingo ago 06, 2017 12:02 am

Re: Estudos sobre as primeiras moedas brasileiras-AS OBSIDIONAIS

#46 Mensagem por MarceloTM » segunda abr 25, 2022 11:00 pm

Imagem

Imagem

-A moeda de ouro brasileira de 12 florins aqui apresentada foi reconstruída em 1954 durante a Exposição Numismática em São Paulo em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo.
-É marcada com destaque "COPIA" (cópia) em ambos os lados para que não possa ser confundido com um espécime original. Também está carimbado "S. PAULO IV CENT".
-Esta cópia/restrike brasileiro de 12 florins é uma moeda klippe, ou quadrada, que mede 21,6 mm (0,85 polegadas) por 21,7 mm (0,85 polegadas) e pesa 7,74 gr de ouro.
--Embora seja desconhecida a cunhagem deste restrike/cópia brasileira de 12 florins, uma pista é fornecida pelo fato de que todos eles foram individualmente serializados (numerados), e a cunhagem total dessas restrições é muito baixa - provavelmente entre 200 e 300 peças.
-O anverso apresenta os algarismos romanos "XII" (para 12 florins) e "GWC" (para Geoctroyeede West-Indische Compagniev), enquanto o reverso tem "ANNO BRASIL" e a data de 1645.

Responder

Voltar para “Colónia (1500-1822)”