Os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 - Uma opinião

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 732
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 - Uma opinião

#1 Mensagem por Rogbert » sexta mai 29, 2020 1:49 pm


Caros colegas,

Após comentar os níqueis de 400 Réis de 1914, aproveito o tédio da quarentena para falar mais sobre algumas moedas que sempre me intrigaram.

Desta vez vou divagar sobre os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900. É óbvio que são dois cunhos diferentes, mas como isso aconteceu?

Imagem

Com o tempo, intrigado da forma como eram produzidos os cunhos desde os tempos da colônia, fui aprendendo algumas coisas, e imaginado outras. Temos a tendência de pensar que um cunho seria feito de uma só vez e pronto, mas creio que ao menos antigamente eles poderiam ter fases de produção.

No caso deste período nos idos de 1900, sabe-se que se faziam cunhos com punções e matrizes vindos de redução de um molde de tamanho maior possivelmente por pantografo. Eu imagino que em alguns casos a imagem reduzida neste método não era a final. Com mudanças posteriores, por gosto ou por opção. Por exemplo, detalhes poderiam ser projetados para serem colocados depois. Para quem não conhece a ferramenta, abaixo um tipo de pantografo, embora existam muitos tipos :

Imagem
Fonte : http://www.1881o.com/reduction.html

Um caso que na minha opinião adições posteriores ocorreram, é na legenda "PEDR' ALVARES CABRAL" nos 4.000 Réis de 1900. Ela tem características peculiares, como ser em baixo relevo na moeda, o que se olharmos é incomum, a legenda em volta é toda em alto relevo que é o comum em moedas, fora o estranho caso da falto do O em PEDRO. Tenho a opinião que no original a faixa não tinha escrita, e o "PEDR' ALVARES CABRAL" foi acrescentado depois a punção. Vejam o S de "ALVARES" caído, parece uma batida um pouco abaixo do que deveria. Acho que a faixa iria receber o nome completo, mas no fim o O não coube, e a solução foi o que saiu na moeda.

Embora pode haver uma razão totalmente desconhecida por mim para essa abreviação, se alguem souber agradeço se explicar.

Imagem

Então, na minha opinião a matriz poderia receber adições posteriores, a legenda eu creio foi feita a punção, mas mesmo depois disso os cunhos poderiam receber detalhes, como os 20 e 16 raios, que creio terem sido adicionados em 2 cunhos diferentes, mas já com as letras de "PEDR' ALVARES CABRAL" pois elas são muito similares nos dois casos para serem feitas em dois momentos.

Mas isso seria praxe? Já creio que não, em moedas de circulação normal creio que o processo seria mais rígido, para justamente evitar falsificações, pois não vemos tantas diferenças assim em moedas de circulação normal. Creio que em moedas especiais ou comemorativas a parte artística era mais exercitada, e possivelmente não repassada para uma matriz final digamos, poderiam se usar matrizes trabalhadas do processo ao invés de se fazer uma nova com todos os detalhes finais, para se deixar mais similares no fim, pois criar cunhos assim há 100 anos não seria tarefa fácil.

Para terminar, abaixo um GIF com 3 moedas, duas de 16 e uma de 20 Raios para apreciarem. Se olharem o "PEDR' ALVARES CABRAL" há pequenas falhas em algumas letras, possivelmente da transferência para os cunhos. Tentei colocar as imagens o mais similar possível, mas nem sempre se consegue isso bem, então elas dão uma mexida, mas dá pra comparar.

Imagem

Se os colegas quiserem opinar agradeço, pois opiniões novas sempre são boas para ver ângulos que eventualmente não percebemos.

Abraços,

Rogério


Última edição por Rogbert em sexta out 08, 2021 3:57 pm, editado 1 vez no total.



Avatar do Utilizador
LSalema
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2295
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: Os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 - Uma opinião

#2 Mensagem por LSalema » sexta mai 29, 2020 11:53 pm

Prezado Rogério.

Obrigado por mais esta excelente explicação, essas comparações nos ajudam aprender um pouco mais. :thumbs:
Última edição por LSalema em segunda jun 01, 2020 12:19 am, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 - Uma opinião

#3 Mensagem por doliveirarod » sábado mai 30, 2020 3:00 am

Muito bom, gosto muito desses efeitos de sobreposição de imagens!
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

SANCHO
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am

Re: Os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 - Uma opinião

#4 Mensagem por SANCHO » sábado mai 30, 2020 6:32 pm

Bem interessante.
Acho que o uso do apóstrofo foi deliberado.
Pelo menos em Portugal parece-me que a fonética "Pedralvares" é dominante, pelo menos na expressão oral.
Julgo que alguns dos raios de 16 e 20 são coincidentes.
Aproveito para remeter para o meu post de há 15 dias atrás e gostava de saber a vossa opinião sobre o estado de conservação da moeda.

download/file.php?id=12488&mode=view

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 - Uma opinião

#5 Mensagem por fernanrei » domingo mai 31, 2020 7:02 pm

Mais uma apresentação de alto nível, muitos parabéns pelo excelente tópico. :clap3:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 - Uma opinião

#6 Mensagem por tm1950 » domingo mai 31, 2020 8:48 pm

Este Rogério tem sempre uns tópicos magníficos, e com umas imagens deslumbrantes. Obrigado pela partilha. :thumbupleft:
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 732
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 - Uma opinião

#7 Mensagem por Rogbert » quarta jun 03, 2020 4:13 pm

Caro Sancho,

Estas moedas nunca circularam, então não deveriam ter desgastes e com isso todas deveriam ser flor de cunho.
Claro, as vezes aparecem umas batidas de manuseio nas bordas, no campo, etc, mas a sua em termos parece ser flor de cunho mesmo.
O que as vezes vejo mais nestas peças são as diferentes patinas, de alguma peça que foi ou não limpa ou lustrada. Já vi algumas e a sua parece com uma boa patina e não parece ter sido limpa, no mais uma linda peça, parabens.

Ao demais colegas agradeço as palavras e incentivos, é sempre bom ouvir opiniões diferentes. E já que gostam vou colocar mais algumas peças para divagar, com as sobreposições que o colega doliveirarod gosta.

Sobre estes efeitos, é incrível o que o recurso de fotos e programas nos permite fazer em análises de moeda hoje em dia, imagino antigamente os nossos colegas do tempo da lupa apenas, onde até fotos seriam recursos caros, e as vezes a opção mais a mão era um papel manteiga sobre a moeda e um lapiz fazendo a cópia em grafite da peça. Hoje é até fácil em comparação, admiro a paciência e determinação dos nosso colegas de antigamente.

Abraços.

SANCHO
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1730
Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am

Re: Os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 - Uma opinião

#8 Mensagem por SANCHO » quinta jun 04, 2020 12:11 am

Caro Rogério,
É bem verdade que elas não circularam, mas encontrar uma Soberba não é fácil.
Mesmo além das batidas, a que são mais suscetíveis pelo seu tamanho, quase todas apresentam desgaste como se tivessem circulado.
Recebi uma do meu pai quando tinha 13 anos. Foi a minha primeira moeda "a sério".
Só há poucos anos consegui esta. E não digo quantos anos passaram, mas posso dizer que também usei o que nós chamamos papel vegetal para decalcar moedas.

maurosatoshi
Escudinho da II República
Mensagens: 22
Registado: segunda dez 31, 2018 5:12 pm

Re: Os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 - Uma opinião

#9 Mensagem por maurosatoshi » quinta jul 09, 2020 7:07 pm

Boa tarde,
Li num artigo do Museu Histórico Nacional que eles possuem uma variante de 14 raios, confere?

maurosatoshi
Escudinho da II República
Mensagens: 22
Registado: segunda dez 31, 2018 5:12 pm

Re: Os 16 e 20 Raios dos 4.000 Réis de 1900 - Uma opinião

#10 Mensagem por maurosatoshi » quinta jul 09, 2020 7:12 pm

Como leigo em fabricação das moedas a letra "o" foi omitido porque não cabia no espaço que está escrito, essa é a impressão que fica, o porque quem sabe...

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”