Moedas do Real Mudanças nos Cunhos de 2005 a 2020

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 731
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Moedas do Real Mudanças nos Cunhos de 2005 a 2020

#1 Mensagem por Rogbert » terça out 13, 2020 5:28 pm


Caros colegas,

Vou escrever um texto um tanto longo, mas útil para o contexto que quero explicar, peço desculpas então pelo tamanho. E deixo claro que o que falo aqui são opiniões pessoais, possibilidades que eu julgo serem válidas, deixo aberto a opinião de todos.

Mudanças nas moedas que circulam em teoria são evitadas, essas mudanças podem gerar dúvidas nas pessoas e boatos sobre falsas. Quem tem mais tempo observando isso deve lembrar dos boatos que moedas de 1 Real que não eram atraídas por um imã seriam falsas, mas nada mais eram que as moedas de Alpaca e cuproníquel de 1998 e 1999.

Mas as mudanças acontecem, ainda mais em uma família tão longeva quando a do Real, que está completando 26 anos de existência em 2020. Se falando da segunda família de moedas seriam 22 anos de circulação. Já comentei sobre isso em outros textos, mas para compararmos em 20 anos a tecnologia muda muito, em 1998 no primeiro ano das moedas de Real da segunda família, tínhamos como sistema operacional recém lançado o Windows 98. A internet engatinhava nos modens de 56k de velocidade, só em 2000 consegui meu primeiro ADSL de 300k, hoje são comuns as fibras óticas de até 100MB e temos o Windows 10. O antigo Windows 98 já saiu de linha faz tempos.

É óbvio que a tecnologia industrial também tenha acompanhado. Sei que nas moedas começamos em moldes de gesso reduzidos por pantógrafo e estamos hoje em modelos computadorizados produzidos diretamente em máquinas que reproduzem os cunhos.

Com a facilidade vinda disso, vem também a facilidade de mudanças. Falando de 2005 para cá, vimos mudanças de cunho no busto das moedas do Real. Por ordem seria a primeira a de 50 centavos em 2005, a de 5 centavos em 2007, dai houve uma parada, e então houve uma pausa nas mudanças. A próxima por data a mudar o busto foi o 10 centavos em 2017, dai vimos o 25 centavos de 2018 e o 1 Real de 2018. Com isso teríamos a família toda atualizada. Mas em 2018 houve um cunho novo, que eu costumo chamar de negrito no 50 centavos de 2018, pois ele é o mesmo de 2017 mas com as linhas mais grossas.

Aqui vale um comentário sobre os cunhos novos a partir de 2005, mas particularmente percebido nas 5 centavos e 10 centavos. Na minha opinião os novos cunhos eram de desenho fraco, detalhes bem finos, de perfil raso. Nestes anos conversei com vários colegas e muitos concordaram comigo nesse ponto. Bem, detalhes assim seriam mais difíceis de reproduzir imagino, mas as moedas não ficavam tão bonitas.

Muito bem, em 2018 vimos a moeda de 50 centavos aparecer com traços mais grossos. Nesta moeda em particular nos anos anteriores não via problemas no novo cunho fraco, já nas de 2018 este fato ficou mais pronunciado, ao menos nas peças que eu vi. Em 2019 não percebi muitas mudanças, embora as moedas que me chegam as mãos são uma amostragem pequena, então podem ocorrer diferenças que não tenha percebido ainda, mas mudanças de data sempre são mais significativas em novidades. Com a mudança do lado da data que é obrigatória, podem ocorrer outras.

Em 2020 com a pandemia, conseguir moedas do ano foi muito pior que o normal, pegar circulando foi muito mais difícil. Os encontros onde sempre se conseguem peças com comerciantes, sem chances. Moedas do ano costumam aparecer após abril normalmente, este ano para mim só vi circulando em agosto. Mas finalmente peguei um conjunto de 2020 de um colega, valores fechados. Vamos lá ver o que tem de diferente nelas. A 25 centavos já tinha sido comentado haver dois cunhos diferentes desde julho, apareceram na internet. Eu só havia pego uma de cunho novo circulando, e com o colega peguei uma do antigo, então confirmado. O antigo já estava bem gasto e com uns rachados, mas era o antigo sem dúvida.

Adiante coloco imagens, mas peço desculpa pois estas não são de tão boa qualidade como sempre, meu scanner bom quebrou e uso um reserva.

Imagem

Mas olhando as outras moedas me deparei com mais mudanças. Sobre haver variantes de cunho em 2020 fico devendo de verificar, pois nem tenho peças para avaliar, as de 5 e 50 centavos tenho uma de cada, e nem pude comparar com outras fontes em eventos, mas creio ser bem possível aparecerem. Para uma comparação melhor, farei com datas seguidas para avaliar. Primeiro a de 5 centavos de 2018, 2019 e 2020.

Imagem

2018-2019-2020 Brasil e ponta do triângulo mais grosso
Imagem

2018-2019-2020 TIRADENTES
Imagem

2018-2019-2020 Face
Imagem

Creio que com estas imagens seja fácil de notar que o cunho mudou em 2020. Sei que um cunho gasto sempre pode produzir variações mas se observarmos o TIRADENTES e a ponta do triângulo, eles estão diferentes, mais nítidos e mais grosso. As linhas inclinadas atrás do busto também estão mais grossas e nítidas. No BRASIL o espaçamento das letras embaixo também se nota diferente, o que tem ocorrido nestes cunhos novos.

Muito bem, o cunho anterior do 5 Centavos era de 2007, então foi feito há um bom tempo, e melhorar os detalhes como vemos na face ficou muito bom. Faria sentido um novo cunho de busto. Mas ao observar as outras moedas, percebi que a de 50 centavos de 2020 também mudou!

Acima 2017-2018 abaixo 2019-2020 nesta ordem
Imagem

Abaixo detalhe das linhas e a linha do tratado de Tordesilhas que era fino em 2018, ficou grosso em 2018 e 2019 e voltou a ficar fino na de 2020 :
Imagem

BRASIL e o detalhe da Ilha de Marajó, que na de 2020 está menor
Imagem

O RIO BRANCO, onde vemos as diferenças de tamanho
Imagem


Há muitos outros pequenos detalhes, mas a ilha de Marajó menor em 2020 não deixa dúvidas de um cunho novo. O C de RIO BRANCO é bem diferente. Como ele mudou em 2018 e 2019 e ele não é como o de 2017, que seria o caso de reaproveitamento de cunho antigo, como o caso das 25 centavos de 2020, temos um novo cunho.

Mas o que explica todas estas mudanças? Olhando as moedas de 2020 elas estão mais nítidas que as anteriores. Creio que houve um movimento de melhorar os cunhos rasos de detalhes anteriores, que quando os cunhos ficam gastos somem. Seria algo que eu acho apropriado. Mas será que a facilidade de rever os cunhos em processos computadorizados estão dando margem a muitas mudanças? Creio que também é possível, pois no computador não há custos de produção física, como era antigamente, se vai da tela do computador diretamente para a produção.

Bem, é uma suposição, fica em aberto aos colegas darem suas opiniões.

Infelizmente está muito difícil pegar moedas de 2020 para verificar variantes, e escrevo isso já no meio de outubro. Nunca foi tão difícil conseguir moedas do mesmo ano, mas creio que as possibilidades de variantes para as de 5 e 50 centavos são grandes. Deixo para os colegas que gostam do tema a chance de tentarem achar as variantes. Creio que as imagens aqui possibilitem bem identificar. Se alguém tiver algumas e puder comparar e achar algo por favor avise.

Abraços e boa garimpagem.


Última edição por Rogbert em sexta out 08, 2021 3:50 pm, editado 1 vez no total.



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9505
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Moedas do Real Mudanças nos Cunhos de 2005 a 2020

#2 Mensagem por silvio2 » terça out 13, 2020 8:53 pm

Texto muito interessante, elucidativo e bem ilustrado (refletindo uma opinião pessoal com a qual concordo em absoluto) sobre as notórias diferenças que podem ser observadas nas moedas de Real, nestes últimos 15
anos. :clap3:
Obrigado, caro Rogério pela disponibilidade e partilha. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 731
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Moedas do Real Mudanças nos Cunhos de 2005 a 2020

#3 Mensagem por Rogbert » quarta out 28, 2020 1:12 pm


Caro Silvio Silva,

Agradeço as palavras e fico feliz que as pesquisas encontrem pessoas que se interessem, antigamente não havia tanto interesse.

E aproveitando, recebi ontem um set de moedas de 2020 da Casa da Moeda. Curioso fui comparar as moedas do set com as poucas que tenho de 2020 que peguei por ai, e teve novidades.

Na de 50 centavos achei uma nova letra G, e fiz a referência no artigo que fiz aqui no fórum sobre elas, em 2020 temos já duas letras G diferentes nas orlas.

E listando uma por uma nos bustos, a de 1 Real do meu set veio a que chamo de face longa, que já tinha visto em outra igual em 2020, a de 50 centavos veio a é a que já tinha visto na outra de 2020 que já é um cunho novo (mas letras da orla diferentes), a de 25 centavos veio o cunho novo, mas já é conhecido que nestas há o cunho antigo e o novo, as de 10 centavos é a mesma da outra de 2020, e na de 5 centavos veio uma surpresa, não é o cunho novo de 2020 que tinha visto, mas o que foi usado em 2019. Fiz imagens, mas o plástico do set não ajuda, mas ai estão as imagens

Abaixo a que tinha pego de 2020 cunho novo e a que veio no set de 2020 :
Imagem

Então temos variantes em 2020:

5 centavos : 2 tipos.
25 centavos : 2 tipos.
50 centavos : 2 tipos de letras nas orlas.

Estou vendo as peças ainda, e só peguei um set, vi pouquíssimas moedas de 2020, podem aparecer novidades.

Abraços.

Última edição por Rogbert em sexta out 08, 2021 3:51 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
LSalema
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2295
Registado: quarta mai 09, 2018 1:16 am

Re: Moedas do Real Mudanças nos Cunhos de 2005 a 2020

#4 Mensagem por LSalema » quarta out 28, 2020 7:18 pm

Também tem variante na moeda de 10 centavos de 2020, depois coloco imagem aqui.
Cumprimentos,
Lincoln Salema
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro (Ec 5.10a)
https://www.delcampe.net/en_GB/collecta ... incoln2307
http://lsalema-sdumont.blogspot.com/

Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”