Moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil - Março de 2022 Não ! Em 26 Julho de 2022 !

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 736
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil - Março de 2022 Não ! Em 26 Julho de 2022 !

#1 Mensagem por Rogbert » segunda mar 07, 2022 5:22 pm


Caros colegas,

Chegamos ao mês de março de 2022, data prometida para o lançamento das moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil.

Por conversas que tenho ouvido, é de 80% de chances das moedas serem lançadas em março, mais para o fim do mês. Então vamos nos preparar.

Vários colegas tem me perguntado de moedas comemorativa de circulação. E o que sei até o momento é que não haverá. Mas 2022 está apenas começando, quem sabe, mas tenho poucas esperanças. Este ano temos eleições, e agora veio o problema da Ucrânia e o petróleo nas alturas, não creio que o assunto de uma moeda comemorativa de circulação vá ganhar terreno, mas há pessoas lutando para a opção ser considerada, então, vamos torcer.

Mas o que se sabe com certeza sobre elas? Das duas comemorativas, eles liberaram as quantidades autorizadas :

- Prata : Tiragem inicial 5.000 - Tiragem máxima 20.000

- Cuproniquel: Tiragem inicial 10.000 - Tiragem máxima 40.000

- Normalmente a tiragem inicial é a efetiva, mas já houve casos que moedas comemorativas saíram muito rápido, e nova emissão foi feita.

- Devem sair agora em março de 2022.

Não sei de nada concreto fora isso, nem detalhes das moedas ou imagens, mas podemos por exemplos do passado e experiência supor algo sobre as moedas, mas são apenas suposições minhas.

Então o que podemos teorizar :

- A moeda de prata será padrão, de 27 mm e 40 gramas, em caixa padrão como outras. Seu valor de face deve se o de 5 Reais, padrão destas moedas.

- A moeda de Cuproniquel deverá ter 30 mm e 10 gramas, (tem sido o padrão usado em medalhas assim). Seu valor de face deve ser o de 2 Reais.

- Preços de venda. A de prata imagino que de R$300,00 a R$400,00, a de Cuproniquel R$70,00 a R$120,00.

- A de Cuproniquel, imagino que venha em um cartão de PVC, similar as medalhas que eles lançam hoje. (exemplo imagem abaixo)
Imagem

Eu gostaria que inovassem em algo nestas peças, quem sabe em cunhagem colorida (uma bela cena ou a bandeira colorida seriam interessantes), ou embalagens, ou algo novo, mas só no lançamento veremos.

Sobre onde comprar, imagino que o principal ponto seja o site do Clube da Medalha, e a loja física no Rio de Janeiro, que imagino que esteja aberta. Antigamente eles disponibilizavam as moedas em sedes do Banco Central, mas com muita pouca vontade do BC. Eu gostaria que eles fizessem isso novamente, mas com a questão do COVID, é mais provável que isso não ocorra.

Os lançamentos de moedas comemorativas sempre foram em Brasília. Imagino que isso ocorra nestas, mesmo que com poucas pessoas devido a questão do COVID.

Bem, creio que em breve podemos ter novidades.

Abraços,

Rogério






Última edição por Rogbert em sexta jul 29, 2022 4:22 pm, editado 3 vezes no total.



stvshnrq
Escudinho da II República
Mensagens: 15
Registado: terça set 07, 2021 3:03 am

Re: Moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil - Março de 2022

#2 Mensagem por stvshnrq » sexta mar 11, 2022 12:35 pm

Prezado Rogério,

Obrigado pelas valiosas informações e análise. Vamos aguardar.
Nunca colecionei moedas que não circularam/circulam, mas essa é obrigatória pra mim.

Grande abraço,
Esteves

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 736
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil - Março de 2022

#3 Mensagem por Rogbert » segunda mar 14, 2022 11:32 am



Este fim de semana em São Paulo soubemos, que as moedas de níquel e prata dos 200 anos do Brasil estão prontas !! Só aguardando o lançamento pelo Banco Central do Brasil, o qual define este que assunto, pois ele é dono das moedas.

Mas o lançamento depende do Banco Central do Brasil, a programação é lançar até o fim deste mês, mas se houver algum impedimento a data será postergada.

Fora isso sem nenhuma informação sobre as moedas, como preço ou imagens, mas se tivermos algo novo iremos compartilhar com os colegas.

Abraços.

tiago.a
Reinado D.Miguel
Mensagens: 311
Registado: domingo dez 13, 2015 9:29 pm
Localização: Rio Tinto

Re: Moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil - Março de 2022

#4 Mensagem por tiago.a » terça mar 22, 2022 7:05 pm

Boas,

Já há fotos oficiais da moeda?

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 736
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil - Março de 2022

#5 Mensagem por Rogbert » quinta mar 24, 2022 2:10 pm

Caro tiago.a

Como dito no texto, nada de imagens ou preços ainda.
Acho difícil divulgarem imagens antes do lançamento, eles costumam fazer surpresa para o momento do lançamento.
Nem boatos eu ouvi, por isso no post chutei algumas possibilidades, mas são só chutes.

Abraços.

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 736
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil - Março de 2022

#6 Mensagem por Rogbert » terça mar 29, 2022 12:25 pm

Caros colegas,

Com as notícias da greve dos funcionários do Banco Central do Brasil, é quase certeza que não teremos o lançamento das moedas dos 200 anos em março, ou nos primeiros dias de Abril.

Isso por que quem lança as moedas é o Banco Central do Brasil, com autoridades do governo e outros convidados.

Alguma surpresa sempre pode acontecer, mas o lançamento que seria dia 22 já estava atrasado, e não deve ocorrer em breve.

Infelizmente, teremos que aguardar...

Abraços.

Rogério


Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 736
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil - Março de 2022 - 26 Julho de 2002

#7 Mensagem por Rogbert » segunda jul 25, 2022 7:06 pm

Caros colegas,

É oficial as moedas saem em 26/07/2022 !!!!!!!!!!!!!!


"O Banco Central (BC) vai lançar nesta terça-feira, 26, duas moedas comemorativas dos 200 anos da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro. Segundo o BC, uma moeda será em prata e a outra em cuproníquel.

O lançamento vai ocorrer em cerimônia online às 15h, com participação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, e transmissão pelo canal do Youtube do órgão."

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 736
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil - Março de 2022 - 26 Julho de 2002

#8 Mensagem por Rogbert » segunda jul 25, 2022 7:15 pm

Imagem

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 736
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil - Março de 2022 Não ! Em 26 Julho de 2002 !

#9 Mensagem por Rogbert » terça jul 26, 2022 5:10 pm


Link para lançamento as 15h de 26/07/2022 das Moedas do Bicentenário.

https://www.youtube.com/watch?v=kc_BozFT_bw

Será ao vivo as 15h, após isso ficará disponível no canal do YOUTUBE do Banco Central.

Abraços.

Avatar do Utilizador
Rogbert
Reinado D.João IV
Mensagens: 736
Registado: quinta set 02, 2010 2:07 pm
Localização: Curitiba - Parana - Brasil

Re: Moedas dos 200 Anos da Independência do Brasil - Março de 2022 Não ! Em 26 Julho de 2002 !

#10 Mensagem por Rogbert » terça jul 26, 2022 6:35 pm


Finalmente temos as imagens das moedas :

Imagem

Imagem

Acertei o chute !! "Eu gostaria que inovassem em algo nestas peças, quem sabe em cunhagem colorida (uma bela cena ou a bandeira colorida seriam interessantes), ou embalagens, ou algo novo, mas só no lançamento veremos."
Imagem

Imagem

Acertei tambem... eheh "A de Cuproniquel, imagino que venha em um cartão de PVC, similar as medalhas que eles lançam hoje."
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora é tentar conseguir as moedas....


Responder

Voltar para “República (1889-Presente)”