2 Reales Cob México

Responder
Mensagem
Autor
AdrianoHS
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 880
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

2 Reales Cob México

#1 Mensagem por AdrianoHS » terça set 26, 2023 3:56 pm

Uma pecinha interessante para um bom exercício nas intrigantes marteladas espanholas.
2 Reales, México (cruz com bolas nas pontas, algo como uma flor de Liz estilizada, exclusiva para esta cidade nos cobs), atribuo a Filipe V (1a série) pelo desenhos dos arcos, geometria do cob e o valor à direita em algarismos arábicos (usado nessas peças com mais frequência neste soberano). E, claro, com certeza prata de lei já verificado. Chopmarks chineses em ambas faces. Estilo sem nada que sobressalte, acho. Até aí, tudo bem.
Vamos ao problema, o peso. Fatais para considerar um cob legítimo ou não. Para um peso oficial de 6,825g (0,24 onças) havendo alguma pequena variação disso nas oficinas para os 2 reales, este apresenta apenas 4,68g. Realmente muita coisa, não passaria algo assim na cunhagem.
É verificado pesos até menores nos 2 reales no próprio acervo do museu numismático nacional do México, justamente mais frequente neste soberano, todos com cerceio. Não encontrei réplicas na internet do exemplar, não consta a mesma como fake detectada na base de dados do Daniel Sedwick ou falsa de época assim (que eu tenha encontrado).
Finalizando, apresenta um severo sinal de cerceio (por tesoura ou corte seco) no setor às 9hrs do anverso, chegando ainda estar meio afiada essa lateral. Entretanto peso é peso, essencial, o que servirá sempre de alerta primeiro para cob/macuquinas. Falsificação moderna, falsa de época ou, apenas, cerceada...Como me foi praticamente dado, gostei de trilhar suas possibilidades sem maiores preocupações. Fica a beleza de procurar respostas.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Responder

Voltar para “Américas”