Timor, 30 centavos 1958 ; metais diferentes ?

Mensagem
Autor
Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Timor, 30 centavos 1958 ; metais diferentes ?

#11 Mensagem por Pedro Leg » quinta fev 23, 2023 11:51 pm

Olá amigo Amistade, muito obrigado pela sua resposta.
Segundo os dados que tenho, a moeda de Timor, 30 centavos de 1958 tem um peso de 4.4 g (Numista) e 4g (Reinaldo Silva). O Amistade fala de um peso de 6 g ?
As moedas têm o mesmo diâmetro (22mm) e os pesos, como referi acima, são de :

- 4,05g para a moeda em duvida
- 3.88 g para a moeda "normal"

As "medidas" batem certo, as pequenas diferenças no peso são normais devido ao desgaste.


Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Timor, 30 centavos 1958 ; metais diferentes ?

#12 Mensagem por Pedro Leg » quinta fev 23, 2023 11:55 pm

amistade Escreveu:
quinta fev 23, 2023 11:28 pm
A moeda de 60 centavos de 1958 é de cobre-zinco -niquel
O disco de 30 centavos em cobre tem 22 mm
O disco de 60 centavos em cobre zinco níquel tem 23
Será que fizeram a de 30 centavos com um disco de 60 centavos ??
Veja peso e diâmetro e compare pelo catalogo
30 centavos Diâmetro 22 mm peso 6 gramas
60 centavos Diâmetro 24 mm peso 4.57 gramas

Se.a moeda for realmente de cobre com 22 mm e banho de zincagem tem que pesar mais de 6 gramas

Se a moeda for de 22 mm em cobre níquel zinco tem que pesar menos que 4 .57 gramas
Olá amigo Amistade, muito obrigado pela sua resposta.
Segundo os dados que tenho, a moeda de Timor, 30 centavos de 1958 tem um peso de 4.4 g (Numista) e 4g (Reinaldo Silva). O Amistade fala de um peso de 6 g ?
As moedas têm o mesmo diâmetro (22mm) e os pesos, como referi acima, são de :

- 4,05g para a moeda em duvida
- 3.88 g para a moeda "normal"

As "medidas" batem certo, as pequenas diferenças no peso são normais devido ao desgaste.
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
EngTrig
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 226
Registado: sexta mar 29, 2013 12:11 pm
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Re: Timor, 30 centavos 1958 ; metais diferentes ?

#13 Mensagem por EngTrig » sexta fev 24, 2023 9:06 am

Bom dia aos companheiros foristas,

Excelente resposta de "amistade", nunca nos podemos esquecer de, na descrição de moedas, acrescentar o módulo e o peso, características que, como neste caso, podem fazer toda a diferença e resolver problemas. Continuo a insistir neste ponto, fundamental: sempre referir o módulo e o peso. Em moedas de grande calibre, também há que referir a espessura do bordo (que varia com o peso, para um mesmo módulo)

Quanto às marcas "L e N", posso adiantar que se tratam de marcas de ensaios de ligas metálicas feitos na Casa da Moeda, neste caso L de latão e N de níquel. Ou seja, é bem possível que a moeda de 30 centavos de 1958 em causa tenha sido inadvertidamente cunhada em disco de "Níquel", uma confirmação só possível pelo estudo do metal (raspando o bordo, como fazem os ourives nas prata).

Por último, quero partilhar o seguinte: as "Provas" incusas não são ensaios, são amostras ou espécimes de moedas de curso legal desmonetizadas pelo punção, destinadas a serem distribuídas pelas polícias nacionais e internacionais, para prevenção de falsificações. Foram feitas 80 exemplares de cada tipo, valor e era, continentais e coloniais, desde 1934 até 1986. Quem estiver interessado em saber mais, por favor leia o meu artigo "Vamos conversar sobre "Provas" incusas e em relevo", a publicar no número 1/2023 da Revista Moeda, comemorativo dos 50 anos da Revista Portuguesa de Numismática (Março de 2023).

Melhores cumprimentos,
António M Trigueiros

amistade
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2045
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm
Localização: OVAR

Re: Timor, 30 centavos 1958 ; metais diferentes ?

#14 Mensagem por amistade » sexta fev 24, 2023 9:19 am

Pedro Leg Escreveu:
quinta fev 23, 2023 11:55 pm
amistade Escreveu:
quinta fev 23, 2023 11:28 pm
A moeda de 60 centavos de 1958 é de cobre-zinco -niquel
O disco de 30 centavos em cobre tem 22 mm
O disco de 60 centavos em cobre zinco níquel tem 23
Será que fizeram a de 30 centavos com um disco de 60 centavos ??
Veja peso e diâmetro e compare pelo catalogo
30 centavos Diâmetro 22 mm peso 6 gramas
60 centavos Diâmetro 24 mm peso 4.57 gramas

Se.a moeda for realmente de cobre com 22 mm e banho de zincagem tem que pesar mais de 6 gramas

Se a moeda for de 22 mm em cobre níquel zinco tem que pesar menos que 4 .57 gramas
Olá amigo Amistade, muito obrigado pela sua resposta.
Segundo os dados que tenho, a moeda de Timor, 30 centavos de 1958 tem um peso de 4.4 g (Numista) e 4g (Reinaldo Silva). O Amistade fala de um peso de 6 g ?
As moedas têm o mesmo diâmetro (22mm) e os pesos, como referi acima, são de :

- 4,05g para a moeda em duvida
- 3.88 g para a moeda "normal"

As "medidas" batem certo, as pequenas diferenças no peso são normais devido ao desgaste.
Eu vi os pesos aqui ???
Imagem
Cumprimentos

AMISTADE

amistade
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2045
Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm
Localização: OVAR

Re: Timor, 30 centavos 1958 ; metais diferentes ?

#15 Mensagem por amistade » sexta fev 24, 2023 9:43 am

Confirmação peso 30 centavos 1958
Imagem

Para diâmetro 22 mm
Espessura 1.3 mm
Densidade cobre 8.96

Peso = Volume xDensidade
Daria um peso aproximado 4.425 gramas

Para diâmetro 22 mm
Espessura 1.2 mm
Densidade 8.96
Peso= Volume x Densidade
Daria um peso de 4.08 gramas

Logo o peso de catálogo de 4 gramas estará correto
O peso que vi no catálogo na NET 6 gramas estará errado

Isto com densidade cobre
Como me parece que o catálogo internacional marca bronze ???? a densidade será aproximada
Imagem

Talvez a liga com que foi feita chapa de onde foi feito o disco da moeda tenha níquel a mais????
Sendo a base da moeda cobre dá essa cor
PS: É só uma opinião
Cumprimentos

AMISTADE

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Timor, 30 centavos 1958 ; metais diferentes ?

#16 Mensagem por Pedro Leg » sexta fev 24, 2023 1:34 pm

EngTrig Escreveu:
sexta fev 24, 2023 9:06 am
Bom dia aos companheiros foristas,

Excelente resposta de "amistade", nunca nos podemos esquecer de, na descrição de moedas, acrescentar o módulo e o peso, características que, como neste caso, podem fazer toda a diferença e resolver problemas. Continuo a insistir neste ponto, fundamental: sempre referir o módulo e o peso. Em moedas de grande calibre, também há que referir a espessura do bordo (que varia com o peso, para um mesmo módulo)

Quanto às marcas "L e N", posso adiantar que se tratam de marcas de ensaios de ligas metálicas feitos na Casa da Moeda, neste caso L de latão e N de níquel. Ou seja, é bem possível que a moeda de 30 centavos de 1958 em causa tenha sido inadvertidamente cunhada em disco de "Níquel", uma confirmação só possível pelo estudo do metal (raspando o bordo, como fazem os ourives nas prata).

Por último, quero partilhar o seguinte: as "Provas" incusas não são ensaios, são amostras ou espécimes de moedas de curso legal desmonetizadas pelo punção, destinadas a serem distribuídas pelas polícias nacionais e internacionais, para prevenção de falsificações. Foram feitas 80 exemplares de cada tipo, valor e era, continentais e coloniais, desde 1934 até 1986. Quem estiver interessado em saber mais, por favor leia o meu artigo "Vamos conversar sobre "Provas" incusas e em relevo", a publicar no número 1/2023 da Revista Moeda, comemorativo dos 50 anos da Revista Portuguesa de Numismática (Março de 2023).

Melhores cumprimentos,
António M Trigueiros
Muito obrigado caro engenheiro Trigueiros. Como eu gosto : muita informação em poucas linhas.
Não vou raspar a moeda para saber o teor, vou passá-la numa engenhoca (acho que se chama espectrómetro) de um amigo meu que negoceia com metais, este aparelho imprime um papel com a composição da peça analisada. Ficaremos a saber exatamente o ou os metais utilizados nesta moedinha.
Se for uma moeda que inadvertidamente foi cunhada num disco de "Níquel", quantas teriam sido cunhadas ? impossível talvez de saber...
Qual o grau de interesse numismático de uma moeda destas ?
Mais uma vez, muito obrigado Senhor Engenheiro ; fico a aguardar a revista com o seu artigo :beer:
Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Timor, 30 centavos 1958 ; metais diferentes ?

#17 Mensagem por Pedro Leg » sexta fev 24, 2023 1:37 pm

Caro Amistade, muito obrigado pelo seu contributo, a utilização de um outro disco é realmente uma hipótese a considerar muito seriamente. :beer:
Pensamento Livre

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Timor, 30 centavos 1958 ; metais diferentes ?

#18 Mensagem por Pedro Leg » quarta mar 29, 2023 6:30 pm

Agradeço mais uma vez as intervenções dos caros colegas que fizeram o favor de se interessar por esta peça.
Finalmente recebi a resposta do meu amigo que "pistolou" ( a expressão que ele utiliza) a moeda. A demora na sua resposta prende-se com o facto do acesso ao aparelho lhe estar reservado em datas certas.
Diz-me que a moeda tem a composição de cobre estanhado. Pedi-lhe que me enviasse o relatório impresso pelo aparelho (ele não imprimiu). Voltei a entregar-lhe a moeda a assim que ele tiver ocasião volta a analisar a moeda e a registar o resultado que será aqui publicado.
Cordiais saudações
IMG_1179_Easy-Resize.com.jpg
IMG_1177_Easy-Resize.com.jpg
IMG_1176_Easy-Resize.com.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
Luis Cozeto
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2012
Registado: quinta mar 10, 2022 3:56 pm

Re: Timor, 30 centavos 1958 ; metais diferentes ?

#19 Mensagem por Luis Cozeto » quarta mar 29, 2023 8:18 pm

Caro Pedro o comentário do Amistade diz tudo , acrescento que tem uma apreciável coleção de moedas das ex. colónias. Parabéns .

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: Timor, 30 centavos 1958 ; metais diferentes ?

#20 Mensagem por Pedro Leg » quinta mar 30, 2023 11:10 am

Luis Cozeto Escreveu:
quarta mar 29, 2023 8:18 pm
Caro Pedro o comentário do Amistade diz tudo , acrescento que tem uma apreciável coleção de moedas das ex. colónias. Parabéns .
Exatamente, o amigo Amistade diz quase tudo e o caro Engº Trigueiros corroborou.
Esta moeda não tem as letras "L" ou ""N", nem o carimbo "PROVA".
Falta saber se esta moeda foi o resultado de um "acidente", de uma brincadeira, de um ensaio ou de outra coisa qualquer. Quantas teriam sido cunhadas ? alguém tem uma coisa parecida ou será caso único ? Qual o seu interesse numismático ?

Caro Luís, muito obrigado pelo seu comentário !! Quanto às "coloniais" da republica estou bem servido , tenho praticamente todas excepto a angolana de 5 esc de 1974. Não coleciono os ensaios nem as provas , só junto as "circulantes".
As moedas coloniais da monarquia são bem mais dificeis, pelo menos uma boa parte delas $$$$ :beer:
Pensamento Livre

Responder

Voltar para “Timor”