ouro triente visigodo

Ibéricas, Ibero-Romanas, Visigodas e Árabes cunhadas no território português
Mensagem
Autor
Setúbal
Escudinho da II República
Mensagens: 17
Registado: domingo nov 25, 2018 11:22 pm

Re: ouro triente visigodo

#11 Mensagem por Setúbal » sábado mai 09, 2020 3:15 pm

oi viva amigos tenho estado afastado de tudo soube a numisma, é o trabalho e o obby que tenho que me faz estas coisas, vinha pedir ajuda se possível soube esta moeda para poder certificar.
Obrigado



Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: ouro triente visigodo

#12 Mensagem por Alfonsvs » domingo jan 10, 2021 3:12 am

Dou o meu contributo quase um ano depois, mas como as imagens estão acessíveis talvez ainda ajude.
Depois de comprar recentemente a obra de Ruth Pliego Vásquez – La Moneda Visigoda, Sevilha 2009, fiquei impressionado pela complexidade das amoedações visigodas. Para se compreender minimamente o mundo visigodo o percurso é longo pois engloba história política e económica, tipologia e epigrafia, metalurgia e metrologia, religião e poder, análise de bibliografia, emissões romanas e bizantinas.
As emissões de imitação imperial, desde cerca do ano 418 (Teodorico I), são as mais difíceis de atribuir aos reinados anteriores a Leovigildo (c.569-586).
Nesta obra são referenciadas 7461 moedas e, depois daquela data, várias dezenas se deram a conhecer em leilões, fóruns, etc.
São referenciadas também cerca de 2500 moedas falsas. E este é o maior problema, pois elas existem em museus e importantes coleções. Sendo as modernas as mais difíceis de distinguir.

O excelente Tremisse de Leovigildo, aqui apresentado, situa-se cronologicamente entre 577 e 582, para esta legenda e tipologia, sem nome de casa emissora e com a Vitória com formato tipo inseto.
Concordo com as legendas indicadas, pela boa leitura na moeda.
Não tenho o CNV para confirmar a tipologia. Na obra de Pliego não consta esta moeda.

O que significa “sem lenda da hortelã” ?
José Matos

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: ouro triente visigodo

#13 Mensagem por Pedro Leg » domingo jan 10, 2021 1:09 pm

Moedas com uma beleza de um outro mundo ,... tão desejadas e tão inacessíveis .
Também estou curioso dobre o significado de "hortelã"
Pensamento Livre

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: ouro triente visigodo

#14 Mensagem por MCarvalho » domingo jan 10, 2021 2:11 pm

Pedro Leg Escreveu:
domingo jan 10, 2021 1:09 pm
Moedas com uma beleza de um outro mundo ,... tão desejadas e tão inacessíveis .
Também estou curioso dobre o significado de "hortelã"
É o resultado das traduções automáticas: "lenda da hortelã" é uma tradução instantânea de "mint legend", o que seria, à letra, "legenda da casa de cunhagem" (mint = casa da moeda/oficina, mas também é, em termos culinários, hortelã). Numa tradução esclarecida, no caso de haver cuidado naquilo que se partilha online, seria "marca monetária".

Sempre que se copiam textos de outros locais (em português, ou noutras línguas vertidas para português) o ideal seria as pessoas explicarem um bocadinho o que pretendem dizer, fazer referências, enriquecer um pouco o comentário. Mas, como somos ansiosos, vai tudo a eito, sem sequer se perceber exactamente o que se está a fazer. Cada vez é mais comum esta falta de cuidado, esta torrente de palavras desarticuladas a armar em conhecimento.

Mais uma vez, se servir para alguma coisa, recomendo pouca confiança e cautela nas palavras em torrente. Por trás da verborreira (automática ou instintiva) há sempre disparates.
MCarvalho

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: ouro triente visigodo

#15 Mensagem por Pedro Leg » domingo jan 10, 2021 2:43 pm

Muito obrigado caro Carvalho. Já tinha visto essa da "hortelã" em vários textos que li sem nunca perceber bem o que era. Acabei por acreditar que "hortelã" fazia mesmo parte do vocabulário numismático. Nunca perguntei antes para não fazer figura de ignorante : "então mas esta criatura não sabe o que significa hortelã ? às tantas ainda vamos ter que lhe explicar o que é , numa moeda, o "campo" ou o "rebordo"... :) :)
Pensamento Livre

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: ouro triente visigodo

#16 Mensagem por MCarvalho » domingo jan 10, 2021 3:25 pm

Pedro Leg Escreveu:
domingo jan 10, 2021 2:43 pm
Muito obrigado caro Carvalho. Já tinha visto essa da "hortelã" em vários textos que li sem nunca perceber bem o que era. Acabei por acreditar que "hortelã" fazia mesmo parte do vocabulário numismático. Nunca perguntei antes para não fazer figura de ignorante : "então mas esta criatura não sabe o que significa hortelã ? às tantas ainda vamos ter que lhe explicar o que é , numa moeda, o "campo" ou o "rebordo"... :) :)
Pedro, eu acho que as pessoas não lêem o que colam aqui, é tudo feito em piloto automático. O importante é encher conversa, seja com o copy-paste, seja com outras nanices.

Pela minha parte, estarei sempre disponível para o debate, e gostava que o Fórum voltasse a ser isso: espaço debate, opinião e partilha. Mas está em modo "conselheiro Acácio"...
MCarvalho

Setúbal
Escudinho da II República
Mensagens: 17
Registado: domingo nov 25, 2018 11:22 pm

Re: ouro triente visigodo

#17 Mensagem por Setúbal » segunda fev 15, 2021 1:50 am

Amigo José Matos muito obrigado pelo contributo, fez-me desperta o CNV tipologia, só tinha reparado que não tinha o DN antes do nome do rei, mas um amigo disse-me que o CNV é 15 e 16 ou seja 2 a 3 moedas conhecidas, vou contactar com ele para me dizer.
Amigo Pedro Leg, eu gosto de aprender e por isso peso ajuda e coloco fotos para esse fim, mas também sei que moedas neste tipo é mau por causa das falsificações, mas como este tópico já tem muito tempo e ninguém nada disse a ajudar pensei que não tinha interesse algum, mas não.
O amigo se me ajudasse esta pequena informação como fez o José Matos ficava muito grato. Obrigado

Teixeira

Responder

Voltar para “Pré-Nacionalidade”