falsas de época alemãs (?)

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

falsas de época alemãs (?)

#1 Mensagem por gil costa » segunda dez 28, 2020 5:28 pm

Estas sempre me pareceram "iguais"...
Serão falsas de época, também?


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Ainda não encontrei a tal - já me lembrei que estava embrulhadinha no envelope ... Não a vejo; tenho de perguntar ao Pedro se foi de oferta.


"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: falsas de época alemãs (?)

#2 Mensagem por gil costa » segunda dez 28, 2020 5:41 pm

E acho que ainda há mais estas 2 do mesmo gangue:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

e se calhar mais alguma nestas
Imagem


engraçado que para mim ficam mais interessantes! :-)
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: falsas de época alemãs (?)

#3 Mensagem por MCarvalho » segunda dez 28, 2020 5:51 pm

A primeira será da mesma fábrica.

A de D. João V é boa, está é muito amassada. Em todo o caso, é outro período.

A terceira e quarta são bons Sebastiões.

A última não consigo perceber.

As outras estão muito misturadas, e convém não confundir com os V reais (que são toscos por natureza) de D. João IV.

Por curiosidade sobre o tema, deixo-lhe o decreto do cardeal D. Henrique (em nome do sobrinho-neto D. Sebastião):

Imagem
MCarvalho

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: falsas de época alemãs (?)

#4 Mensagem por MCarvalho » segunda dez 28, 2020 5:55 pm

gil costa Escreveu:
segunda dez 28, 2020 5:41 pm
engraçado que para mim ficam mais interessantes! :-)
Pois ficam.

Em meados de 1560 as coisas estavam de tal ordem, que há várias notícias de introdução destas (mas também dos patacões de X reais) em Portugal. Desde falsificações da Antuérpia, detectadas em 1560, até às alemãs. Em 1565 o próprio imperador do Sacro Império explicitamente proibiu a falsificação, nos seus domínios, de cobres "portugueses".
Ainda por essa altura, meados da década de 1560, Pero Ruiz Soares, o cronista e diplomata português, descreve ter visto em Londres, em plena rua, falsários a bater cobres portugueses em banquetas!
MCarvalho

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: falsas de época alemãs (?)

#5 Mensagem por gil costa » segunda dez 28, 2020 6:06 pm

E levo a mal que não tenha dito nada na altura! lol :D

Mas entendo: eu estou aqui de vendedor e os vendilhões portugueses de moedas são gente a evitar a todo o custo. Entendo e concordo!

Não encontro a moeda. :-(
Sorte do Pedro, que fica com mais uma especial!
_____
(comecei a explicar o meu caso de ser vendedor mas fica muito pessoal e não tem cabimento. Chega assim. As pessoas que pensem o que quiserem.)
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: falsas de época alemãs (?)

#6 Mensagem por gil costa » segunda dez 28, 2020 6:12 pm

Obrigado!

Que realmente a quantidade de falsas que sempre houve é difícil de entender também já aprendi nos livros antigos.
E tanto me custa acreditar em falsas que tenho sempre de "pensar" nisso e realmente entender que o que há mais é falsas.

A primeira coisa que me lembro de ter lido e ficar impressionado foi que no tempo dos Filipes há um relato onde se diz que há mais falsas do que legais! Fico espantado até hoje. Tenho, como digo, de racionalizar e de me obrigar a aceitar o estranho facto! (para mim é estranho porque acho, achava!, que não é assim tão fácil falsificar moedas... Mas é!
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: falsas de época alemãs (?)

#7 Mensagem por MCarvalho » segunda dez 28, 2020 6:15 pm

Na altura não disse para não interferir no tópico. Mas a ideia era abrir um novo para comentar. Esqueci-me... só há pouco, na questão do cruzado falso, é que me voltei a lembrar.

Já agora, por curiosidade, se tiver oportunidade (não encontro online), o V Volume da Nova História de Portugal, ali pelas páginas 260s, tem um belo texto sobre a situação das falsas de cobre no início do reinado de D. Sebastião:

Imagem (tirei isto de uma livraria online)

É claro que não é um texto de numismática, muito menos de comparação de moedas, mas é um bom substracto (ou deveria ser o contrário :think: ) para compreender melhor o que aconteceu nessa altura.
Em todo o caso, o prof. João José Alves Dias tem um grande conhecimento numismático (já o Oliveira Marques, o director desta série era um coleccionador de moedas), e isso sobressai no texto dele.
MCarvalho

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: falsas de época alemãs (?)

#8 Mensagem por gil costa » segunda dez 28, 2020 6:26 pm

Interessante os autores serem numismatas!

Vou ver se leio. Mas na verdade tenho o assunto arrumado. O que havia e há mais eram falsas.
Acho que na semana a seguir terem aparecido as primeiras moedas a circular na rua houve um jovem empreendedor que se pôs a fazer falsas com um sorrisinho sarcástico na cara. E assim continua.
Última edição por gil costa em quarta ago 04, 2021 5:28 pm, editado 1 vez no total.
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

Pedro Leg
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1122
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

Re: falsas de época alemãs (?)

#9 Mensagem por Pedro Leg » segunda dez 28, 2020 7:46 pm

gil costa Escreveu:
segunda dez 28, 2020 6:06 pm
E levo a mal que não tenha dito nada na altura! lol :D

Mas entendo: eu estou aqui de vendedor e os vendilhões portugueses de moedas são gente a evitar a todo o custo. Entendo e concordo!

Não encontro a moeda. :-(
Sorte do Pedro, que fica com mais uma especial!
_____
(comecei a explicar o meu caso de ser vendedor mas fica muito pessoal e não tem cabimento. Chega assim. As pessoas que pensem o que quiserem.)
Se calhar estou a ler muito depressa e não percebi:) mas que valor tem essa moeda ? Já a pus de lado para lha devolver , quando, ou se quiser...
Pensamento Livre

Avatar do Utilizador
gil costa
Reinado D.Manuel I
Mensagens: 1144
Registado: sábado mai 10, 2014 8:32 pm

Re: falsas de época alemãs (?)

#10 Mensagem por gil costa » quarta ago 04, 2021 6:03 pm

:offtopic:
Curiosidade astronómica relatada por Pero Ruiz Soares:

In the 16th-century an eyewitness Pero Ruiz Soares described a solar storm of 1852 in these words-

“A great fire appeared in the sky to the North, and lasted three nights. All that part of the sky appeared burning in fiery flames; it seemed that the sky was burning.
Nobody remembered having seen something like that. At midnight, great fire rays arose above the castle which was dreadful and fearful. The following day, it happened the same at the same hour but it was not so great and terrifying. Everybody went to the countryside to see this great sign.”

In: https://www.dnaindia.com/science/report ... ge-2884511

https://www.youtube.com/watch?v=ZZyk8oAbRo8
"As moedas antigas podem ser classificadas em 2 tipos: As provenientes de território nacional e as provenientes do raio que as parta."
GPC
\(˙) §Chercheur de trésors§ (˙)/
—————————————
coins: https://www.facebook.com/GPCCoinsServices

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”