Identificando as FAKES chinesas pelos detalhes

Fale aqui sobre moedas falsas ou viciadas
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Identificando as FAKES chinesas pelos detalhes

#1 Mensagem por doliveirarod » terça jul 12, 2011 10:35 pm

Há uns dias tive uma pequena decepção. Meu 1/8 de Birr da Etiópia, uma moeda bastante escassa (apenas 25 mil exemplares cunhados), depois de passar por uma análise mais rigorosa, mostrou ser falsa. Consegui um exemplar autêntico, felizmente, e continuo com minha série completa!
Agora, posto aqui as duas moedas, lado a lado, para que sirvam como exemplos a serem analisados.

Ambas têm o mesmo diâmetro, possuem rigorosamente o mesmo peso de 3,5 gramas, e a fake não é de prata baixa, mas de metal de boa liga,
de modo que essas semelhanças podem vir a dificultar um pouco a identificação.
Entretanto, pelomenos as fakes chinesas dessa geração, não escapam ao minucioso exame de uma lente forte:


A moeda falsa é a que se encontra com marcas feitas pelo paint brush, na intenção de mostrar melhor essas diferenças:

Imagem
Imagem

Ficará demonstrado aqui a importância de sempre comparar a moeda que se quer adquirir com a peça autêntica.
A moeda fake, como dito, é de procedência chinesa, e pode enganar bastante se o adquirente não tiver alguma experiência ou não fizer uma pesquisa fotográfica antes.

Vamos aos detalhes reveladores:

Imagem

A coroa (falsa à esquerda) foi o que primeiro começou a me chamar a atenção. Reparei que os adornos mais delicados estavam esbatidos denais, e em certas partes desvaneciam até sumir. Reparem na coroa da moeda verdadeira o detalhamento dentro dos relevos mais baixos, eles encontram-se um pouco gastos no exemplar, mas estão lá, o que não se observa no fake, apesar de não haver sinal de circulação, esse relevo mais baixo da coroa não tem marcas. Percebe-se empastamento nos detalhes mais refinados.

Imagem

A orelha (falsa à direita) foi o segundo ponto que eu detectei. O detalhamento da orelha na peça autêntica tem um grau compatível com as gravações francesas dessa época. Já a peça falsa apresenta clara perda de detalhes, a parte interna da orelha simplesmente tornou-se "um buraco liso".

Imagem

O nome do gravador (falsa à direita) perdeu a precisão e a delicadeza. O molde não conseguiu pegar a perfeição da gravação de letras tão miúdas.

Imagem

Imagem

As marcas dos gravadores franceses (falsa à esquerda) nas falsificações perdem muito detalhe, ficam esbatidas e tênues. Reparem a concha e o fascio.

Imagem


Pequenos detalhes, como a juba do leão (fake à direita) perdem "massa do relevo", de maneira que por vezes verificam-se "pequenos buracos lisos" ou empastamento no detalhamento.

Imagem

Marcados em vermelho, percebe-se a presença de pequenos pontos, embolotamentos, defeitos típicos dessas moedas feitas com base em moldes. Mesmo nas superfakes americanas, foram detectadas muitas vezes esse tipo de pista.

Imagem

No campo esquerdo, percebe-se que a peça não é totalmente plana, normal, mas há aqui uma discreta "calosidade", o campo "levanta" um pouco, a moeda não tem campos perfeitos, como ocorre nas cunhagens francesas desse período.

Imagem

Rebordos bem reveladores. O da direita é o da peça autêntica. Percebe-se qualidade e simetria. O da moeda falsa tem uma variação perceptível nos traços e na distância entre eles.


Fica o recado: olho vivo nas compras via internet. Quando forem arrematar moedas de certo valor, sempre aconselho um estudo fotográfico, procurem fotos de peças autênticas em sites de credibilidade, ou busquem conhecer as moedas boas com quem as tenha. Não percam dinheiro para esse mercado safado.

Bom, agora vou inutilizar essa fake, e guardar a "carcaça" para estudos...


http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
Celso23
Reinado D.Carlos
Mensagens: 149
Registado: terça mai 31, 2011 9:47 am
Localização: Porto
Contacto:

Re: Identificando as FAKES chinesas pelos detalhes

#2 Mensagem por Celso23 » terça jul 12, 2011 10:42 pm

Mais um excelente tópico e análise parabéns. :beer:

É sempre bom ter-se tópicos destes para manter-se os olhos bem abertos, sinceramente muitos parabens :clap3: :clap3:
O meu blog:
http://numismaticaportugal.blogspot.com
Um pouco sobre numismática

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Identificando as FAKES chinesas pelos detalhes

#3 Mensagem por MCarvalho » terça jul 12, 2011 10:47 pm

Esta era bem difícil... :staun:

Como é que a vais inutilizar? Será que seria pedir muito fazeres-lhe um corte para vermos o miolo? :angel:
MCarvalho

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: Identificando as FAKES chinesas pelos detalhes

#4 Mensagem por doliveirarod » terça jul 12, 2011 10:51 pm

Como é que a vais inutilizar?
Mário, pretendo fazer um corte... Mas aparentemente é prata de boa liga e maciça, o peso é o mesmo. Quando cortar, se perceber algo diferente, informo.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

fabricio mariquito
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 239
Registado: sexta jul 08, 2011 7:19 pm
Localização: brasil/rio de janeiro

Re: Identificando as FAKES chinesas pelos detalhes

#5 Mensagem por fabricio mariquito » terça jul 12, 2011 11:19 pm

parabens, realmente são bem parecidas

gcz
Reinado D.Miguel
Mensagens: 307
Registado: domingo set 30, 2007 11:37 pm

Re: Identificando as FAKES chinesas pelos detalhes

#6 Mensagem por gcz » terça jul 12, 2011 11:24 pm

Eu vejo que se podem distinguir, mas nao deixo de achar muito assutador.

Quanto ao metal, será mesmo de boa liga? É que na fotografia dos rebordos a falta parece bem menos espessa que a verdadeira. Se pesam o mesmo dá a entender que a liga seja diferente. Era interessante comparar o volume.

ricardo felix
Escudinho da II República
Mensagens: 16
Registado: sexta jun 03, 2011 7:56 pm

Re: Identificando as FAKES chinesas pelos detalhes

#7 Mensagem por ricardo felix » sexta jul 15, 2011 4:05 pm

boas da minha parte so posso agradecer pois vem ajudar me ainda mais a distinguir as fakes que sao mesmo uma praga que nos afeta infelismente mais posts destes e o que peço parabens pelo post aguardo mais assim

Cologne
Reinado D.Carlos
Mensagens: 136
Registado: domingo mar 13, 2005 1:23 pm
Localização: Colônia

Re: Identificando as FAKES chinesas pelos detalhes

#8 Mensagem por Cologne » domingo jul 17, 2011 11:44 am

Obrigado, Fabiano!

manuelsilvino2007
Reinado D.Luís
Mensagens: 192
Registado: segunda abr 06, 2009 8:44 pm
Localização: Paredes-Porto

Re: Identificando as FAKES chinesas pelos detalhes

#9 Mensagem por manuelsilvino2007 » terça set 06, 2011 9:15 pm

Muito obrigado por partilhar e ensinar. Cada vez fico mais medroso.
Para alem de não ter dinheiro para raridades, este assunto só me faz pensar que devo estar quietinho, pois nada pecebo.
Cumprimentos
Sousa
Melhores Cumprimentos
Manuel Silvino

Avatar do Utilizador
Marafado13
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1614
Registado: quarta jun 15, 2011 5:34 pm
Localização: Lisboa

Re: Identificando as FAKES chinesas pelos detalhes

#10 Mensagem por Marafado13 » terça set 06, 2011 9:35 pm

5 estrelas. Muito útil e assustador.
"O melhor vinho é aquele que trago no copo....",


Sérgio Batista

Responder

Voltar para “Falsas ou Viciadas”