1972 500 cruzeiros Integração Nacional

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia brasileira
Responder
Mensagem
Autor
AdrianoHS
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 879
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

1972 500 cruzeiros Integração Nacional

#1 Mensagem por AdrianoHS » domingo dez 22, 2019 5:29 pm

Boa tarde, ilustres.

Ainda vindo das sucatas/sobras da antiga coleção de meu pai.
Na caixa ainda, intacta. Um modelo, encapsulado em acrílico, da icônica e controversa cédula de 500 cruzeiros de 1972.
O contexto é o auge do governo/ditadura militar iniciado em 1964, a última das três "repúblicas da espada" que o regime nos "presenteou" desde 1889, que tinha por ambição a expansão, ocupação e domínio de fato do território nacional.
Projetos megalomaníacos de infraestrutura brotavam nesse período; Itaipú, transamazônica, Calha Norte, ferrovia Norte/Sul, Carajás, Ponte Rio Niterói, Angra I, II, III, etc. (muitos inacabados ou nem executados, outros operacionais) que tentavam realizar o milagre econômico da época.
A cédula mostra as diversas fases da ocupação territorial e composição étnica nacional.
Aí mora a curiosa controvérsia. Uma face apresenta uma série de mapas históricos que referenciam fases do conhecimento geográfico/econômico brasileiro, terminando com o mapa da integração plena e livre trânsito no território.
Noutra face, o empilhamento étnico correspondente aos mapas por período, o índio, o português, o negro, o mestiço e o imigrante (espanhóis, alemães, japoneses, italianos, etc.).
Alguns atribuem uma visão racista/eugenista dos governos militares, os acusando de que a última figura representa o branco idealizado como etnia nacional final e, por isso, de rosto em primeiro plano na estampa. Vai de cada um interpretar como queira (em minha opinião é caçar pêlo em ovo, bobagem).
Uma curiosidade em forma de cédula de uma época representativa do Brasil e um ítem interessante de ter na mesa ou prateleira de um colecionador. O meu ficará na caixa, não quero correr o risco de lascar o acrílico. :jumpgreen:
Espero que apreciem.

Obs.

Chancelas (1) :

Ministro da Fazenda: Antonio Delfim Netto
Presidente do Banco Central: Ernane Galvêas
- Estampa: A
- Série Normal: 00001 / 00090
- Série de Reposição: *00001 / 00003
Período de Circulação: 15.11.72 a 30.06.87

Ministro da Fazenda: Mário Henrique Simonsen
Presidente do Banco Central: Paulo Hortênsio Pereira Lira
- Estampa: A
- Série Normal: 00091 / 02636
- Série de Reposição: *00003 / 00007
Período de Circulação: 02.07.79 a 30.06.87

Fonte, Banco Central.
Sendo estas de reposição * muito procuradas e difíceis.

Grande abraço. :xmas: :santa: :beer:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Responder

Voltar para “Notafilia Brasileira”